Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2010 - 08:34

Rede Casa do Construtor é a melhor franquia do Brasil, segundo Serasa Experian

Negócio inédito de locação de máquinas e equipamentos para construção civil é aposta dos franqueadores para o sucesso.

São Paulo – Há 17 anos, os engenheiros civis Expedito Eloel Arena e Altino Cristofoletti Junior, amigos de longa data, uniram suas forças e conhecimentos na área de construção para realizar o antigo sonho de montar um negócio juntos. Hoje, são donos da Casa do Construtor – rede com mais de 65 unidades que atua em oito estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – e bem-sucedidos empresários num segmento inédito no Brasil.

Em junho, a Casa do Construtor conquistou dois prêmios importantíssimos para o sistema de franchising: o de Melhor Franquia do Ano e o de Melhor Franquia de Serviços Gerais.

O prêmio é concedido a partir de minucioso processo de pesquisa junto a franqueados de diversos ramos de atividade em todo o país, conduzido pela Serasa Experian – uma das melhores empresas de análise do país –, que a partir das entrevistas avalia o desempenho das redes e a satisfação dos franqueados. Um marco que consolida a empresa como uma das mais expressivas dentro do segmento de franchising.

Começo - Arena, de 54 anos, formado em 1979 na Escola de Engenharia de Piracicaba, conta que, em 1993, iniciou, como investidor, um negócio de venda de materiais básicos para construção e locação de máquinas e equipamentos. Em 1995, ficou só com a locação de máquinas, quando começou a se dedicar exclusivamente ao negócio, juntando, então, forças com o amigo Altino. “Foi ele quem teve a ideia de montar a franquia, já que acabara de fazer um curso de franchising. Apostamos nesse caminho porque já tínhamos garantido vantagens nas compras de produtos e por não exigir muito capital de expansão”, conta.

O empresário tem orgulho de, juntamente com o sócio, conhecer como poucos sua área de atuação, dominando as várias áreas do conhecimento pertinente ao negócio: “Desde o início, procuramos investir muito em nossa formação e de nossos colaboradores. Visitamos muitas feiras de construção e franquias no Brasil e no exterior e participamos ativamente das diversas associações, além de marcar presença em cursos e palestras”.

Na avaliação de Arena, a locação de equipamentos para construção, por ser uma área nova, deve crescer bastante nos países em desenvolvimento como o Brasil: “O negócio tem muitas variáveis e não é tão simples como parece, pois envolve a locação das máquinas e equipamentos certos para cada atividade. Além disso, abrange outros aspectos como o conhecimento do ramo, normas de segurança de fabricação, uso de cada máquina ou equipamento, boas parcerias com fabricantes de máquinas, bom volume e boas condições de compra”.

Para Cristofoletti, o mercado exige, ainda, conhecimento profundo do setor e máquinas, tanto no Brasil como no exterior. “Anualmente estudamos a atuação e trocamos experiências com locadoras dos EUA e Europa, além de participar de feiras internacionais de equipamentos promovidas nessas regiões. É preciso conhecer claramente as vantagens, desafios e demais variáveis comuns a outros negócios. Além disso, devemos fazer ampla prospecção da concorrência, do público-alvo e saber tudo sobre o código do consumidor. Esse benchmark é importante para que possamos dirimir o rumo da empresa”, detalha.

Cristofoletti, de 49 anos, além de engenheiro civil é também analista de sistemas, professor e está cursando MBA em Franchising. Sempre ligado à Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi membro da comissão de Ética da entidade e, atualmente, é diretor na área de Expansão do Interior de São Paulo. “A Casa do Construtor é filiada também a ALEC (Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis) e à American Rental Association (ARA), maior Associação de Locadores de Equipamentos do Mundo, com sede nos Estados Unidos”, explica.

Na visão dele, o mercado brasileiro está carente de empresas profissionais no segmento, daí a perspectiva otimista dos sócios de trilhar um caminho de amplo crescimento nos próximos anos. “Valorizamos muito nossas parcerias com colaboradores, franqueados e fornecedores e, dessa forma, o negócio só tende a crescer com equilíbrio e sucesso. Todos os números e previsões para a construção nos próximos anos indicam que esse é um dos caminhos pelos quais o Brasil terá de passar para se transformar num país desenvolvido”, arremata.

Perfil-A Casa do Construtor – rede com mais de 65 unidades que atua em oito estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 17 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, um programa de Cliente Oculto e uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira