Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2010 - 08:51

Divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial apresenta evolução da pesquisa sobre marcadores moleculares na ExpoGenética 2010

Palestra sobre os avanços da tecnologia será destaque no 2º Fórum de Melhoramento Genético Aplicado em Zebuínos, evento paralelo à exposição.

A divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial participa da 3ª edição da ExpoGenética, principal evento das Américas, especializado na discussão de temas e apresentação de tecnologias para os segmentos de melhoramento genético animal, que acontece entre os dias 14 e 22 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Empresários, pecuaristas e técnicos das maiores empresas que atuam no setor no Brasil, e países vizinhos, vêm à capital do Zebu interessados em conhecer as novidades da pesquisa no âmbito da genômica funcional e ainda conhecer de perto ferramentas que já possam ser incorporadas ao melhoramento genético dos rebanhos, visando melhor resultado zootécnico e maior rentabilidade.

Entre as novidades que serão apresentadas ao público na Expogenética 2010, a biotecnologia molecular aplicada por meio da análise de DNA para identificação de marcadores moleculares em bovinos promete ser a grande sensação. Guilherme Gallerani, gerente IGENITY da Merial, ministra palestra sobre o tema durante o 2º Fórum de Melhoramento Genético Aplicado em Zebuínos, dia 16 de agosto, às 11h, no palanque oficial do Recinto de Eventos da ABCZ.

Durante apresentação o especialista da Merial apresentará a evolução que a tecnologia de analise de DNA para identificação dos marcadores moleculares vem passando no Brasil e no mundo. Gallerani explica que a ideia é apresentar como se deu o processo de validação dos principais marcadores utilizados hoje na pecuária, tanto de corte quanto de leite, situar os participantes com relação ao atual estágio de evolução da técnica e quais as perspectivas de desenvolvimento da tecnologia, principalmente no que se refere à integração da técnica como ferramenta auxiliar aos atuais programas de avaliação genética.

“Apresentaremos a metodologia de validação da tecnologia no Brasil, principalmente os últimos avanços com a utilização das técnicas mais recentes, com plataformas de genotipagem de alta densidade (milhares de marcadores) e início da incorporação da informação molecular às ferramentas quantitativas pelas DEP’s assistidas por marcadores (GDEP)”, enfatiza Gallerani.

Ainda segundo Gallerani, a Merial sempre acreditou na proposta da Expogenética e participa expondo seus produtos e serviços, como o painel IGENITY, desde a primeira edição em 2008. “Para o IGENITY trata-se da exposição mais importante do ano, pois reúne os criadores público-alvo de nossa ferramenta de melhoramento genético além de um público técnico altamente qualificado” reforça o gerente.

Perfil IGENITY – É um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de corte e de leite (raças taurinas e zebuínas), para características economicamente relevantes. IGENITY orienta o melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, seleção e acasalamento e ainda na orientação de compra e venda de animais, com base no conhecimento do perfil genético.

A avaliação de potencial genético (escore ou VGMs/Valores Genéticos Moleculares) é feita a partir de amostras de pelos coletadas da cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor potencial genético do plantel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira