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30/07/2010 - 10:50

Grupo MAN com significativa melhora no rendimento da divisão de veículos comerciais no 2T10

Tendência positiva na entrada de pedidos se mantém. Faturamento cresceu em 16%. Resultado operacional em especial na área de negócios veículos comerciais com sensível melhora, desenvolvimento estável na área de negócios de geração de energia. Crescimento no lucro apoiado pela Estratégia BRIC. Perspectiva para o ano de 2010: Considerável aumento na entrada de pedidos, crescimento do faturamento permanece acima da marca de 10%, esperam-se rendimentos de faturamento no nível dos primeiros seis meses. Nítida tendência de crescimento na divisão de veículos comerciais.

“O Grupo MAN apresentou um bom desempenho no 2º trimestre, os sinais de recuperação do início do ano foram confirmados e reforçados. O melhor desenvolvimento geral da economia, bem como a menor insegurança na economia financeira e industrial tiveram um efeito positivo nos mercados de transportes e energias. Frente ao difícil ano de 2009, os números relevantes para a MAN apresentaram uma nítida melhora. Ao mesmo tempo, ainda há um longo caminho a ser trilhado para recuperar a alta ocupação das capacidades produtivas dos últimos anos recordes.

No 2º trimestre de 2010 a MAN obteve pedidos de mais de 3,7 bilhões de euros, o que representa 6% a mais que no 1º trimestre e 64% a mais que no mesmo trimestre do ano passado. No 1º semestre, os pedidos somaram 7,3 bilhões de euros, estando 59% acima do mesmo período do ano passado. O aumento foi registrado em ambas as áreas de negócios. Em "Commercial Vehicles" o aumento foi de +70% na comparação semestral, e "Power Engineering" teve um aumento de 39 % nos pedidos. Sobretudo a constante evolução em crescimento na MAN Nutzfahrzeuge apóia nossas expectativas sobre um desenvolvimento positivo sustentado. A entrada de pedidos da MAN Latin America esteve no 2º trimestre até mesmo acima da melhor marca histórica do 1º trimestre.

A MAN Diesel & Turbo aumentou sua entrada de pedidos no 2º trimestre em 41 % frente ao ano passado e em 28 % na primeira metade do ano. Com 7,7 bilhões de euros, a carteira de pedidos do Grupo MAN no primeiro semestre aumentou 4% sobre o fim do ano de 2009.

O faturamento aumentou no 2º trimestre em 16%, passando a 3,6 bilhões de euros no total. Na comparação semestral, houve um aumento de 19%, a 6,7 bilhões de euros. Este resultado deve-se principalmente ao 2º trimestre da área de negócios "Commercial Vehicles", enquanto o faturamento de "Power Engineering" apresentou um leve recuo. Aqui, os negócios da área "Engines & Marine Systems" caíram em 23% e em "Turbomachinery" 5 %. Estes resultados foram compensados pelo aumento de faturamento de 57 % da área "Power Plants".

A recuperação comercial da área de "Commercial Vehicles" foi responsável pelo aumento do resultado operacional do Grupo MAN de 404 milhões de euros no 1º semestre, frente a 244 milhões de euros no mesmo período do ano passado. A maior parte deste resultado, com 245 milhões de euros, deve-se novamente à área de negócios "Power Engineering". Aqui a MAN Diesel & Turbo e a Renk voltaram a realizar rendimentos de faturamento de dois dígitos. Em todo o Grupo MAN, com 6 %, alcançou-se novamente um nível respeitável.

O desenvolvimento bem diferente das áreas "Commercial Vehicles" e "Power Engineering" mostra que a MAN está ciclicamente bem equilibrada: Em 2009, as fraquezas do mercado de veículos comerciais foram compensados pela alta carteira de pedidos na área de "Power Engineering", e agora a dinâmica crescente dos mercados de veículos comerciais é responsável pelo equilíbrio da empresa.

Este equilíbrio também se aplica à distribuição regional dos nossos negócios. Enquanto a Europa precisa contar com taxas menores de crescimento por mais tempo, importantes países emergentes retornaram à antiga dinâmica. Especialmente nos mercados de transporte e energia existe alto potencial. Nossa empresa está já hoje muito bem representada nos fortes países BRIC. Por isto, a MAN realiza um crescimento altamente lucrativo, além de sinergias e melhor distribuição de riscos.

De fato, a insegurança nos mercados mundiais ainda não foi totalmente superada. Mesmo assim, partimos do princípio de que a demanda mais forte na Alemanha e no exterior será responsável, também para além de 2010, por uma base positiva de desenvolvimento. A MAN Latin America, em razão do constante crescimento do Brasil, permanecerá um gerador estável de resultados. Na área de negócios "Power Engineering", a situação de pedidos permanecerá em nível inferior, mas estável. Em razão da alta carteira de pedidos, a meta de rendimentos deverá manter-se numa zona de dois dígitos. Para o Grupo MAN, espera-se um rendimento sobre o faturamento no nível nos seis primeiros meses do ano”, comenta Dr.-Ing. Georg Pachta-Reyhofen, CEO da MAN SE

MAN Latin America - Em razão do forte mercado brasileiro e da recuperação parcial de alguns mercados de exportação latino-americanos, a MAN Latin America, com 16.748 veículos vendidos no 2º trimestre de 2010 (+53 % em comparação ao 2º trimestre de 2009) e um faturamento de 816 milhões de euros (+110 % em comparação ao 2º trimestre de 2009), foi capaz de realizar novos recordes trimestrais e semestrais em toda sua história empresarial.

O resultado operacional pode ser aumentado a 96 milhões de euros, e os rendimentos sobre o faturamento foram de 11,8 %. Assim, este número alcançou seu maior nível desde a aquisição da empresa pela MAN SE. Os resultados positivos devem-se principalmente ao maior volume de vendas e a uma melhor eficiência de custos.

O mercado brasileiro, importante para a MAN Latin America, registrou um forte crescimento em todas as áreas econômicas. O volume de vendas de caminhões foi favorecido por programas de incentivo de investimentos do governo (redução de impostos e financiamentos subvencionados). A MAN Latin America afirmou pelo oitavo ano seguido sua liderança de mercado no mercado brasileiro de caminhões a partir de 5 t.

Impulsionado pela recuperação de alguns mercados latinoamericanos, principalmente o argentino, o volume de exportação perfez um número de 2.161 unidades (+68 % em comparação ao 2º trimestre de 2009). A MAN Latin America é pelo segundo ano seguido o líder de exportações de caminhões a partir de 5 t.

Neste sentido a perspectiva do desenvolvimento comercial para o ano de 2010 da MAN Latin America permanece positiva. No Brasil, os incentivos estatais foram prorrogados até o fim do ano e os prognósticos oficiais de crescimento do PIB para o ano de 2010, aumentados a 7,3 %. Desenvolvimento positivo também se vê nos principais mercados de exportação. A introdução do terceiro turno na fábrica de Resende dá possibilidades à MAN Latin America de aproveitar o crescimento da demanda.

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