Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2010 - 11:15

Centro Olímpico ganha pista de atletismo de nível internacional


A inauguração será no dia 30 de julho (sexta-feira), e o equipamento é igual ao do Estádio Olímpico de Berlim.

São Paulo (SP) - A Capital Paulista está ganhando nesta sexta-feira uma pista de atletismo de alto padrão, igual às melhores do mundo. A nova pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) será inaugurada às 10 horas e, a partir do meio-dia, será realizado o Festival de Velocidade e Saltos, organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e válido pelo ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A maior atração será a campeão olímpica Maurren Maggi, que voltará a saltar no Brasil depois de uma contusão que a afastou durante nove meses.

A pista do Centro Olímpico tem medida oficial de 400 metros de extensão e área total de 6.872,77 m2, incluindo a pista de aquecimento e áreas duplicadas de saltos e arremessos. Foi projetada e construída pela Recoma, líder do mercado de pisos esportivos no Brasil, utilizando o piso Regupol AG - fabricado na Alemanha pela BSW - Berleburger Schaumstoffwerk GmbH,, parceira há mais de 15 anos da empresa -, feito com borracha reciclável e ecologicamente tratada. O piso é o mesmo do usado no Estádio Olímpico de Berlim, que foi sede do Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, evento em que o jamaicano Usain Bolt bateu três recordes mundiais, que detém até hoje: 100m (9s58) e 200m (19s19), nas individuais; e no revezamento 4x100m livres (37s10). A pista que Bolt e sua equipe treinam na Jamaica tem o mesmo piso.

O novo espaço para prática de atletismo de alto rendimento, que conta com oito raias, cada uma com 1,22 m de largura, tem certificação Classe 1, a maior dada pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), e é a única, em atividade, na Capital Paulista. Segundo a BSW/Regupol, importantes atletas e técnicos do mundo atestam que este piso apresenta a melhor relação de densidade para competição e treinamento. Outro detalhe exclusivo do novo equipamento é a instalação de uma guia de alumínio onde estão fixadas 360 marcas de largadas e chegadas de todas as provas para facilitar o treinamento e as competições.

"Sem dúvida, a nova pista do Centro Olímpico está entre as melhores e mais rápidas do mundo", afirmou Sérgio Schildt, presidente da Recoma. "Todos os detalhes foram pensados e colocamos nossa experiência de 31 anos para proporcionar a São Paulo um equipamento de altíssimo padrão e qualidade", acrescentou.

A revitalização do COTP, projeto do arquiteto Eduardo de Castro Mello, referência mundial em projetos esportivos, incluiu o campo de futebol, instalação de sistema de iluminação com 78 mil watts de potência para a realização de provas noturnas, muros de arrimo, novo sistema de drenagem e captação das águas da chuva e provenientes das nascentes existentes no local. A água captada será armazenada em caixas de reuso e servirá para manutenção do gramado do campo e usada nos vestiários. O custo total do reforma foi de R$ 4,3 milhões.

Sobre a Recoma - A Recoma tem 31 anos de mercado e lidera o segmento de pisos esportivos no Brasil. Entre os projetos desenvolvidos pela empresa, estão algumas obras importantes para o esporte brasileiro, como o novo piso do ginásio do Maracanãzinho, reformado para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e participou do consórcio que projetou e construiu o estádio João Havelange, o Engenhão, ambos espaços no Rio de Janeiro.

Também fazem parte do portfólio da Recoma, as pistas de atletismo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), a da Sogipa, de Porto Alegre, a Unesp, de Presidente Prudente, e a de São Caetano do Sul, importantes centros de treinamento, além da pista de Maringá (PR), e a do Sesi, em Blumenau, ambas com certificação Classe 2, pela IAAF; o piso para o Campeonato Mundial Feminino de Basquete - Fiba 2006, em Barueri (São Paulo) e para o Mundial de Futsal, da Fifa, em 2008; e tatamis para torneios de judô como o Grand Slam em São Paulo, o Mundial por Equipes, em Belo Horizonte, e Mundial Individual, no Rio de Janeiro. A empresa construiu também quatro Centros Olímpicos, no Rio de Janeiro, dois em Brasília, entre outros.

A Recoma foi responsável por mais de 40 pistas de atletismo feitas no Brasil em parceria com a BSW/Regupol. A empresa tem, atualmente, cerca de 30 obras de construção e mais de 100 de fornecimento e instalação de pisos, em andamento, em nove estados brasileiros. Entre eles, estão os pisos ecológicos de borracha do novo centro de capacitação física do Corinthians, quatro quadras de saibro com alambrado e iluminação, além de um ginásio em piso de resina PU e sistema de iluminação novo, do Palmeiras, e piso de madeira flexível para espaço de fitness e dança aeróbica do São Paulo, e o piso de borracha de 1,6 km para caminhada em uma praça de Barueri.

Com atuação nacional, a Recoma conta com 600 funcionários em escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Brasília, além de uma fábrica com estufas para secagem e outros equipamentos de última geração no município paulista de Iperó. Em Altamira, no Pará, possui uma unidade de fabricação de produtos de madeira, onde também mantém suas próprias reservas de madeira de lei, com projeto de manejo sustentado.

Inauguração da Pista de Atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e Festival de Velocidade e Salto, dia 30 de julho de 2010 (sexta-feira), às 10 horas, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - rua Pedro de Toledo, 1.651 - Vila Clementino, São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira