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BID avalia projeto do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo

No Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, a remuneração média dos empregados cresceu 199% desde 2002. O indicador é um dos resultados do Projeto Promos/Sebrae/BID, que serão apresentados no Seminário Arranjos Produtivos Locais, nos dias 20 e 21, no Clube do Exército em Brasília (DF).

O evento vai celebrar o encerramento desse projeto, iniciado em 2002. Uma mostra paralela apresentará a evolução dos produtos dos quatro pólos apoiados: Moda Íntima de Nova Friburgo (RJ); Madeira e Móveis de Paragominas (PA); Confecções e Artesanato de Tobias Barreto (SE) e Calçados de Campina Grande (PB). Lançamento de livros sobre os APL e o relatório técnico final do projeto também constam da programação.

Em parceria com o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante quase seis anos, a Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão/Itália (Promos) apoiou o desenvolvimento de quatro pólos no Brasil. Nesses pólos, foram introduzidos o conceito e a prática dos Arranjos Produtivos Locais (APL), baseados na experiência dos distritos industriais italianos, onde associativismo, cooperativismo e governança local são os pilares da estratégia de desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

O Projeto Promos/Sebrae/BID apoiou e capacitou 400 empresários em associativismo, cooperativismo, empreendedorismo, gestão de negócios, formação de lideranças, governança local, processos produtivos, design, comércio exterior, entre outros temas. “Cada pólo criou maturidade para caminhar, agora, com suas próprias pernas”, afirma Paulo Volker, coordenador nacional do projeto pelo Sebrae.

Segundo a metodologia de execução de projetos do BID, denominada Marco Lógico, os 40 objetivos do Promos foram totalmente concretizados. Além dos 400 empresários capacitados nos quatro APL, um grande número de profissionais e trabalhadores das quatro cadeias produtivas também participou das oficinas e cursos ministrados por meio do projeto. “Como eram abertos ao público, podemos dizer que um número muito maior de pessoas foi beneficiado pelas ações do Promos”, observa Volker.

Cerca de 400 pessoas, entre representantes de órgãos governamentais, instituições empresariais, especialistas, professores universitários do Brasil e da América Latina serão os participantes convidados do evento. Na abertura do seminário, estarão presentes o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto; o representante do BID-Promin, Waldemar Wirsig; o embaixador da Itália no Brasil, Michelle Valensise; e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Luiz Henrique Fonseca.

Indicadores positivos - Além de mensurar as metas alcançadas, o BID também faz monitoramento de desempenho nas empresas capacitadas pelo projeto. Em Nova Friburgo, a Prefeitura Municipal criou o Centro de Formação para Trabalhadores do Setor de Moda Íntima, onde já foram capacitados 610 profissionais. Desse total, 20% foram absorvidos pelo mercado e 2% deles abriram seus próprios negócios. Ao todo o Sebrae ministrou 7.494 horas de capacitações, formação e treinamento na área de produção nesse centro de formação.

As empresas moveleiras do pólo de Paragominas passaram a ser 179% mais participativas. Esse foi o índice de crescimento da participação das empresas nas atividades de cooperação nesse APL. Em decorrência do Projeto Promos em Paragominas, a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmou parceria com o Instituto Politécnico de Milão e juntos vão implantar o curso de mestrado em Design para Movelaria.

Já em Tobias Barreto, o volume de produção total do Pólo de Confecção e Artesanato cresceu 74% durante o projeto. “Os pólos vão continuar crescendo, não temos nenhuma dúvida quanto a isso”, ressalta o coordenador do Promos no Sebrae. No município, 22 empresas trabalharam durante seis meses no desenvolvimento de uma coleção de cama, mesa e banho, orientadas pelo Instituto Europeu de Design (IED), de Milão. O IED é uma das instituições de design mais famosas e reconhecidas do mundo.

Em Campina Grande, as empresas do pólo calçadista aumentaram suas vendas para o exterior, em média de 355%, no período de 2002 a 2006. Ao todo, 27 alunos formaram-se em Design Estratégico, com orientação do Instituto Politécnico de Milão. Quatro deles passaram um ano na Itália, como bolsistas, fazendo curso de pós-graduação em design e retornaram para trabalhar no pólo calçadista paraibano.

Centros de Serviço - O Projeto Promos será encerrado, mas o BID prosseguirá apoiando dois setores. Um convênio entre o banco e os governos estaduais de São Paulo, do Amazonas e do Pará será firmado, nos próximos meses, para viabilizar a criação de dois centros de serviço. A iniciativa vai possibilitar a instalação de novos equipamentos e a transferência de tecnologia, a serem compartilhados por empresários de um mesmo setor, num mesmo território. “A aquisição individual de tais equipamentos e tecnologia seria muito cara e praticamente impossível para empresários brasileiros de pequenas empresas”, esclarece Volker.

O Centro de Serviço Metal-Mecânica vai contemplar as empresas da região do ABC paulista. O Centro de Serviço Madeira e Móveis apoiará as empresas da mesma cadeia produtiva no Amazonas e no Pará. Sebrae Nacional e empresários da região italiana de Marche serão parceiros da nova empreitada do BID. A Instituição será responsável por 50% dos recursos destinados à instalação dos dois centros de serviço.

Exposição de produtos - Produtos dos quatro Arranjos Produtivos Locais (APL) apoiados pelo projeto Promos/Sebrae/BID no Pará, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro vão ser apresentados naexposição que estará montada nos dias 20 e 21, no Clube do Exército, em Brasília. Além das peças produzidas em cada um deles, propostas de moda íntima feminina, que resultaram da interação dos quatro pólos, prometem encantar o público.

Duas designers contratadas pelo Promos criaram peças de lingerie com detalhes de couro, bordados e madeira, envolvendo respectivamente empresas de Nova Friburgo (RJ), Campina Grande (PB),Tobias Barreto (SE) e Paragominas (PA). Calçados, objetos utilitários e móveis com inserções dos pólos apoiados também estarão na exposição, que mostrará os resultados da cooperação horizontal entre APL.

A exposição acontece dentro da programação do Seminário Arranjos Produtivos Locais, para apresentação dos resultados do projeto. Durante o evento, vários lançamentos de publicações estão previstos. Cada APL lançará uma cartilha com depoimentos dos empresários a respeito das ações e benefícios do projeto.

Um livro sobre o setor calçadista na Paraíba, desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande e editado pelo Promos, também figura na lista de lançamentos. Uma publicação do pólo de moda íntima de Nova Friburgo, abordando a história da lingerie, desde o Egito até os dias de hoje, será outra novidade. Suas páginas trazem fotos com as peças montadas e fotografadas pelos empresários do pólo fluminense.

Produtos cooperativos - A exposição com as peças resultantes da cooperação horizontal entre os pólos tem como objetivo mostrar o espírito de cooperação entre os APL. “A idéia foi criar produtos que representam possibilidades de cooperação entre os APL”, afirma Joana Pessoa, uma das designers contratadas pelo projeto para desenvolver as peças. Ela e outra designer, Mariana Arnizaut, contam que levaram peças de couro caprino de Campina Grande (PB) para Tobias Barreto (SE).

“As bordadeiras se entusiasmaram e bordaram richelieu e crivo no couro”, diz Joana. Um pufe de madeira de Paragominas, assento de tiras de couro da Paraíba, almofada de tule de Nova Friburgo e bordados de Sergipe certamente será um dos destaques da exposição. Peças de moda íntima de Nova Friburgo ganharam inserções de madeira, couro e bordados dos outros três APL.

O algodão natural da Paraíba e os bordados feitos na região de Tobias Barreto geraram conjuntos americanos muito bonitos. Sapatos fabricados no APL de Campina Grande (PB) com saltos de madeira do APL de Paragominas também estarão expostos.

“Apesar de envolver uma logística difícil, são produtos viáveis”, esclarece Joana. As peças são propostas diferenciadas, que podem ser produzidas em série. “Elas foram possíveis de ser criadas devido ao entusiasmo e cooperação dos empresários”, destaca a designer. Ao todo, serão apresentadas 27 peças na exposição paralela ao seminário de encerramento do projeto Promos. | Por: Sebrae

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