Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2010 - 07:29

Sorriso: como mantê-lo bonito em qualquer idade

Dentista aponta os tratamentos mais procurados, de acordo com cada faixa etária, e lista cuidados que podem garantir os dentes bonitos até a terceira idade

Alimentação com pouco açúcar, escovação adequada e uso de fio dental. Essas são algumas ações básicas para quem quer manter os dentes bonitos. E para seguir essas orientações não há limite de idade, já que os cuidados podem ser aplicados desde o nascimento dos primeiros dentes. Com isso, a probabilidade de continuar com o sorriso perfeito para toda a vida é maior.

Segundo a dentista Andréa Giestas, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, os cuidados básicos com higiene devem ser intensificados na infância e adolescência. “Se o adolescente crescer seguindo corretamente os cuidados com sua higiene bucal, dificilmente irá chegar à idade adulta com algum problema grave nos dentes e gengivas”, ressalta.

Ela explica também que dentes bem cuidados durante a infância necessitam somente de manutenção na fase adulta. "A criança que vai ao dentista de seis em seis meses para manutenção e cuida de seus dentes dificilmente terá carie na fase adulta. O que é inevitável, é o desgaste fisiológico dos dentes que ocorre com o tempo e que, em algumas situações, pode afetar a estética e conforto. Entretanto, existem tratamentos capazes de devolver o bem-estar e satisfação do paciente neste e em outros casos que provoquem um desequilíbrio na oclusão", explica.

Infância e Adolescência - A limpeza oral deve começar desde os primeiros meses de vida. As mães podem fazer a higienização das gengivas de seus bebês com gaze ou um pano umedecido. “Como a adolescência também está relacionada a descobertas, independência e rebeldia, é mais difícil controlar se os filhos estão escovando os dentes direito e alimentando-se bem. Por isso, é importante orientar o adolescente para que ele continue com os hábitos de higiene iniciados na infância e evite doces fora do horário das refeições, excesso de refrigerantes, balas e outros”, afirma a dentista.

Tratamentos mais procurados: Prevenção de cáries, acompanhamento da erupção e posicionamento dos dentes, ortodontia quando necessário. É muito comum nesta faixa etária, a ocorrência de fraturas dos dentes provocadas por quedas e pancadas. Nestas situações o tratamento indicado e a reconstituição do dente com resina.

Jovem Adultos (20 a 35 anos) - Nesta fase, os pacientes estão bastante voltados para a preocupação estética e o índice de problemas com cárie, geralmente diminui. "Eles começam a se preocupar em ter um sorriso bonito e atraente e procuram por alguns tratamentos da odontologia estética, entre eles a troca de restaurações metálicas por restaurações de resina, as facetas laminadas e os clareamentos", afirma.

Tratamentos mais procurados: Limpeza, clareamento, troca de restaurações metálicas por resinas ou porcelanas, laminados de porcelana.

Adultos (35 e 60 anos) - Os dentes escurecem e se desgastam com o tempo, deixando os lábios mais finos e as linhas de expressão mais evidentes. Geralmente após os 35 anos, os dois dentes da frente deixam de ser maiores que os vizinhos. Quando isso acontece, esses dentes, considerados dentes da personalidade, tiram a “força” do sorriso.

Tratamentos mais procurados: Clareamento, modificação da forma e posicionamento dos dentes, visando harmonia entre dentes e rosto do paciente. Restabelecimento da dimensão vertical, ou altura entre as arcadas, quando perdida pelo desgaste dos dentes. Estes tratamentos são realizados com a confecção de laminados, blocos ou coroas de porcelana.

Idosos - O desgaste dos dentes pode fazer com que mastigação, conforto e estética sejam afetados. “A ausência de dentes também é comum hoje em pacientes idosos, por isso os tratamentos com implantes são os mais indicados”, pontua Andréa Giestas.

Tratamentos mais procurados: Reabilitação oral, que pode envolver coroas de porcelana, coroas sobre implantes, laminados de porcelana. Para pacientes totalmente desdentados, são indicadas as próteses fixas sobre implantes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira