Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2010 - 07:36

Medicina brasileira para exportação

Em nova missão, equipe de cirurgiões cardíacos pediátricos do INC treina médicos na Argélia.

Referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças cardíacas de alta complexidade, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) também exporta conhecimento para a África. Uma equipe de cirurgia pediátrica do hospital embarca na segunda-feira (02.08) para realizar mais um mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas na África. A primeira parte do grupo está na cidade desde 25.07 fazendo a preparação das crianças para os procedimentos. Os cirurgiões passarão 15 dias treinando médicos do Hospital Abdherramani, principal hospital público especializado em doenças do coração da cidade. Em três anos do projeto, já foram operadas 100 crianças. O objetivo é fazer pelo menos mais 20 cirurgias nesta missão.

O treinamento de cooperação com a Argélia faz parte de um convênio com o Ministério de Relações Exteriores, assinado em 2007, com duração até 2012. Até lá, os cirurgiões argelinos já deverão estar prontos para realizarem as cirurgias mais comuns sem o auxílio dos profissionais brasileiros. Atualmente não são feitas cirurgias cardíacas em crianças na Argélia por profissionais do país. Antes do início das missões, os pacientes eram operados apenas na França e na Bélgica, com alto custo para o governo argelino.

A equipe coordenada pelo cirurgião Denoel Marcelino de Oliveira, que contará com mais seis profissionais (anestesistas, intensivistas, cardiopediatras e perfusionista), pretende realizar pelo menos 20 cirurgias nesse período. Na última missão ao país, em março de 2010, foram operadas dez crianças, com sucesso, em cinco dias. Segundo o diretor do INC, Marco Antonio de Mattos, a meta é fechar o ano com 50 cirurgias realizadas.

“Os resultados deste projeto internacional mostra a capacidade técnica dos nossos profissionais em transmitir conhecimentos e abre oportunidades de cooperação com outros países”, destaca o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Marco Antônio de Mattos.

Segundo o cirurgião e chefe da missão, Denoel Marcelino de Oliveira, a equipe será dividida em dois grupos. O primeiro viajou no dia 25 de julho para preparar todos os pacientes para as cirurgias e, no dia 2 de agosto, o segundo grupo seguirá para o país para fazer os procedimentos.

“Os resultados da última missão foram excepcionais e bastante elogiados por todo o grupo do hospital argelino”, orgulha-se Denoel. “Ficamos felizes em saber que alcançamos a marca de 100 cirurgias. Esperamos que essa nova missão traga alento para as famílias atendidas, transferência de informação para os médicos e técnicos argelinos, aproximação entre os governos da Argélia e do Brasil e, principalmente, vida com qualidade para as crianças que se beneficiarão do projeto”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira