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20/06/2007 - 07:08

Visa Vale celebra 4º. Aniversário e busca liderança no segmento de benefício alimentação e refeição


Empresa especializada em cartões eletrônicos de benefícios de alimentação e refeição cresce acima da média de mercado; expectativa é liderar os dois setores até 2009.

A Visa Vale, que opera os cartões eletrônicos de refeição e alimentação, celebra quatro anos de existência com uma meta: alcançar a liderança dos dois segmentos (alimentação e refeição) nos próximos dois anos.

O objetivo tem apoio no forte desempenho que a empresa apresenta desde o seu lançamento, e que foi responsável por faturar, em 2006, R$ 3,9 bilhões. A estimativa é de que, este ano, a Visa Vale aumente em 23% seu faturamento, atingindo R$ 4,8 bilhões.

Crescimento acima da média - A perspectiva fica dentro da taxa de expansão registrada anualmente pela companhia, de cerca de 23% - bem acima da média do mercado brasileiro, de 10% ao ano. O crescimento tem como base um modelo de negócios orientado para a excelência operacional e o aprimoramento contínuo do relacionamento com clientes, gerando ferramentas que proporcionam rapidez e eficiência nas transações comerciais. Assim, a Visa Vale utiliza o meio eletrônico não apenas para pagamento com os cartões de refeição e alimentação, mas também para todas as negociações com clientes: 100% dos clientes utilizam a internet para fazer seus pedidos. É pela web que são realizadas consultas, enviados extratos, faturas e emitidas notas fiscais.

A estratégia de atuação adotada deixa a Visa Vale entre as líderes, ficando em segundo lugar depois da Ticket (grupo Accor) e contabilizando mais de 38 mil clientes em sua carteira. Na prática, isto representa a emissão de mais de 5 milhões de cartões desde que a empresa foi lançada, segundo o presidente Newton Neiva. Os principais produtos (foto ao lado) distribuídos pela Visa Vale hoje são o Cartão Alimentação, o Cartão Refeição, a Cesta Alimentação e o Natal Alimentação.

Além disso, em fevereiro deste ano, a empresa lançou um canal exclusivo de e-commerce para micro e pequenas empresas – o Visa Vale Direto, que possibilita realizar aquisições e operações com cartões pela web.

Tripé de Sustentabilidade - A entrada da Visa Vale no mercado imprimiu uma marca transformadora, baseada em um tripé econômico, social e ambiental.

O modelo de negócios tem sua gestão fundada em um conceito de melhoria contínua, cujo principal foco é a excelência operacional - o que pode ser confirmado pela pesquisa do Ibope, que aponta 96% de satisfação dos clientes, sendo que 72% dos entrevistados têm intenção de renovar o contrato e 73% recomendariam para outras empresas. Os dados reforçam o fato de a Visa Vale ser referência no mercado, característica obtida especialmente por sua capacidade inovadora.

O meio eletrônico de pagamento é um forte diferencial da empresa no mercado. A Visa Vale é a única que, desde o início das operações, trabalhou com cartões eletrônicos, nunca tendo emitido vouchers de papel. Com o tempo, todas as empresas do setor que emitiam seus tíquetes em papel começaram a substituí-los pelo cartão eletrônico – substituição ainda em processo. Diante da maior facilidade de distribuição e processamento, o meio eletrônico de pagamento permite atingir clientes mais distantes, que não teriam acesso ao benefício antes. É o que acontece, por exemplo, no interior do estado de São Paulo e em outros estados, onde até mesmo os trabalhadores de baixa renda das áreas agrícolas (os “bóias-frias” – foto acima) já recebem o cartão Alimentação Visa Vale, demonstrando assim a relevância do aspecto social para a empresa.

A opção pelo meio eletrônico ressalta também a preocupação em contribuir para o modelo de sustentabilidade. Cada pedido, fatura, extrato e nota fiscal feito ou enviado on-line evita a utilização de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Um estudo realizado pela Max Ambiental, consultoria focada em meio ambiente e sustentabilidade aponta que, com 16 milhões de transações eletrônicas por mês, 153 árvores deixam de ser cortadas no mesmo período. De acordo com a Max Ambiental, se forem acrescentados ao número de transações os pedidos via web e o kit faturamento (faturas, notas fiscais e extratos on-line), são 160 árvores não derrubadas por mês – o que equivaleria a dois campos de futebol em árvores por ano.

Faturamento do setor deve chegar a R$ 16 bilhões - O mercado nacional de benefícios alimentação e refeição tem grande potencial de expansão no país e, em quatro anos, dobrou de tamanho, impulsionado, entre outros fatores, pela entrada da Visa Vale em 2003. Naquele ano, o setor registrou um faturamento de R$ 8,2 bilhões, e as estimativas são de que esse resultado ultrapasse a casa dos R$ 16 bilhões neste ano, de acordo com estudo da consultoria SD&W.

A estratégia de atuação da empresa tem entre seus principais objetivos a expansão por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, do Governo Federal, que engloba mais de 140 mil empresas inscritas, levando benefícios a 9,5 milhões de trabalhadores brasileiros.

A Visa Vale tem como sócios a Visa Internacional, o BB Investimentos o Bradesco e o ABN Real. Em junho de 2006, a Nossa Caixa tornou-se distribuidora e, juntos, os bancos somam mais de 8.500 agências, o que representa cerca de 55% das agências bancárias em todo o país.

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