Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2010 - 07:51

Professor do CTC/PUC-Rio lança livro que mapeia indicadores tecnológicos da siderurgia

Foi lançado no dia 27 de julho (terça-feira), o livro "Estudo Setorial da Siderurgia - Indicadores da Siderurgia Nacional. Contextualização Internacional", do professor do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), José Carlos D'Abreu. O livro apresenta os resultados do ESSIDER (Estudo Setorial da Siderurgia Brasileira: Indicadores de Desempenho), coordenado pelo autor, contextualizando-os no cenário metalúrgico internacional. O lançamento será durante o 65° Congresso Internacional da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia,Materiais e Mineração), no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Rio de Janeiro, de 26 a 29 de julho de 2010.

Financiado pelo Fundo Verde e Amarelo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), após recomendação do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o projeto ESSIDER durou dois anos e meio e foi desenvolvido em parceria pela ABM e pela PUC-Rio. Envolvendo mais de cem especialistas em metalurgia, desde dirigentes e técnicos industriais a acadêmicos, pesquisadores, consultores e empresas associadas como CSN, CST, Usiminas, Cosipa, V&M, Gerdau Açominas, Samarco, Vale, entre outras, o trabalho analisa a situação metalúrgica nacional por meio de um processo de benchmarking (análise comparativa de cada etapa de produção). Dessa forma, sugere ações de pesquisa e desenvolvimento, estimulando a competitividade com sustentabilidade das empresas, visto que o fator ambiental é sempre considerado nos aspectos industriais e produtivos analisados.

A obra é publicada em meio a um momento de mudança da siderurgia nacional. Líder do ranking nacional de produção de aço, Minas Gerais deverá ser ultrapassada pelo Rio de Janeiro como maior polo siderúrgico nacional, graças à implementação de duas grandes usinas no estado fluminense: a ThyssenKrupp CSA (Siderúrgica do Atlântico), inaugurada mês passado na baía de Sepetiba, e a Votorantim Siderurgia, em funcionamento desde setembro do ano passado na cidade de Resende. A instalação dessas usinas, com capacidades de produção de aço na casa dos milhões de toneladas, aumenta ainda mais o já extenso campo para o profissional da área, que mesmo com alta taxa de empregabilidade, segue pouco procurada pelos estudantes de Engenharia. "Temos o objetivo de mudar essa realidade e despertar o interesse pela Engenharia Metalúrgica, que tem se revelado um campo promissor do nosso País, que hoje importa profissionais da China e da América do Sul", revela o autor José Carlos D'Abreu.

O projeto envolveu também, em uma de suas fases finais, um workshop no qual foram apresentados e debatidos, setor a setor, os resultados do estudo. O plenário decidiu ainda, de forma unânime, pela continuidade do projeto, visto a necessidade de se manterem monitorados e atualizados os indicadores da siderurgia nacional.

.[ Título: Estudo Setorial da Siderurgia - Indicadores da Siderurgia Brasileira. Contextualização Internacional | Autor: José Carlos D'Abreu - Professor do Deptº de Engenharia de Materiais do CTC/PUC-Rio | 212 Páginas | Editora: Lucky Editora.| Interessados em adquirir o livro, pode entrar em contato com a ABM por meio do site: www.abmbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira