Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2010 - 08:17

Incubadoras de empresas atraem instituições de ensino

Cerimônia de entrega de projetos de comunicação visual, desenvolvidos por alunos da ESPM para empresas incubadas do Cietec, retrata tendência de parcerias estratégicas que incentivam o empreendedorismo inovador no país.

São Paulo - É cada vez maior o interesse em realizar ações conjuntas com empresas que fazem parte do movimento de empreendedorismo inovador. De acordo com pesquisas de mercado, atualmente, cerca de 40% das universidades brasileiras estão associadas a uma das 400 incubadoras espalhadas por todo o país. E o movimento continua atraindo parceiros, como pôde ser visto durante a cerimônia de entrega de projetos de comunicação visual, realizada no fim de junho. O evento integra a agenda de ações previstas pelo acordo celebrado entre o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) há quatro anos, pelo seu curso de graduação em Design.

Semestralmente, a escola convida aproximadamente dez empresas incubadas para participar do programa de identidade visual corporativa coordenado pela Diretora Ana Lúcia Lupinacci e pelo Prof. Marcello Montore, onde os alunos do curso de Design são orientados e preparados para elaborar uma estratégia de comunicação visual para cada empresa. O programa, que já beneficiou mais de 75 empresas e envolveu cerca de 250 alunos, prevê a criação de um plano estratégico de comunicação para as empresas incubadas, incluindo a criação de identidade visual.

A parceria começou quando o Diretor Nacional de Graduação da escola, Alexandre Gracioso, e a Diretora Nacional do Curso de Design da ESPM, Ana Lucia Lupinacci, enxergaram a possibilidade de agregar valor e conhecimento para seus alunos, por meio de uma parceria estabelecida com o Cietec e as empresas incubadas.

"O acordo é, para nós, um projeto de grande importância; possibilita a troca de conhecimentos como experiência pedagógica e a visão profissional, tanto para os designers quanto para os empresários incubados, na construção de marcas sólidas e relevantes para o mercado e a sociedade" afirma a diretora.

Para o diretor executivo do Cietec, Sérgio Risola, a aproximação entre empresas de bases tecnológicas e instituições de ensino agrega valor para os empresários, alunos e universidades. "A parceria com a ESPM promove uma troca que aumenta as condições de desenvolvimento socioeconômico e incentivo ao empreendedorismo inovador no país", afirma Risola.

Uma das empresas contempladas, a incubada Enlill, adotou as sugestões do projeto desenvolvido por um grupo de alunos e passará a utilizar a nova identidade visual a partir deste mês. "Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho e acreditamos no potencial para a construção e posicionamento de nossa marca", comemora o empresário e sócio da incubada, Ronaldo de Campos Melo.

Cietec - Um dos mais importantes centros incubadores da América Latina, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretária do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de São Paulo (SEBRAE-SP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As incubadoras são uma forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está se fortalecendo a cada dia no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira