Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2010 - 08:47

Controall desenvolve eletroduto flexível para proteção de fiação para uso no setor ferroviário

Visando atender a demanda do setor ferroviário, que está em plena expansão no país, a Controall Tecnologia em Automação, empresa com 16 anos de mercado, desenvolveu uma linha de eletrodutos flexíveis, em conformidade com as normas de segurança estabelecidas para esse ramo de atividade.

Segundo Roberto Pereira, diretor da Controall, indicados para embutir fios e cabos nas instalações e, especialmente, no sistema de ar condicionado dos vagões, os eletrodutos flexíveis especiais possibilitam aumentar o grau de proteção com o halogênio, substância comumente empregada na sua composição. “O halogênio é altamente oxidante e reage ao calor, liberando gases tóxicos que são nocivos à saúde e, em certas circunstâncias, chegam a ser letais. As normas do setor ferroviário são muito rígidas com relação a isso e os eletrodutos foram desenvolvidos justamente para atender a essas exigências, embutindo fios e cabos também livres de halogênio, uma vez que a norma se aplica a todos os itens usados dentro dos vagões, afirma.

Pereira considera importante ressaltar, que conforme as normas ferroviárias exigidas, o eletroduto flexível não gera fumaça em contato com o fogo.

Além de ser extremamente flexível e leve, essa linha de eletroduto possui proteção UV (contra raios ultravioletas), o que permite utilização em ambientes externos, e são desenvolvidos de acordo com as principais normas internacionais, tais como a UL, CE, CSA, VDE, Lloyd’s Register, DNV, DB Kema, entre outras. E por serem livres de halogênio, são especialmente recomendados para o uso nas áreas de transporte ferroviário e metroviário, mas também podem ser aplicados em regiões portuárias que requerem estrutura mais robusta.

Fornecidos em conjunto com conectores com alto grau de vedação IP68/IP69K, os eletrodutos flexíveis permitem aplicações em outros segmentos industriais, tais como farmacêutico, alimentício, químico, siderúrgico, papel e celulose, entre outros. Essa linha de dutos também é resistente a produtos químicos, inclusive a óleos hidráulicos e minerais, sendo que em condições normas, suportam variações de temperaturas de -50ºC até 120ºC, podendo inclusive tolerar até 150ºC por um curto período de tempo. [www.controall.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira