Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2010 - 07:45

Prêmio Anamaco 2010 homenageia Marcio Fortes

Ministro das Cidades recebe o troféu “Operário nº 1 da Construção” nesta terça pelo reconhecimento de seu trabalho no desenvolvimento do setor da Construção.

No dia 03 de agosto (terça-feira), o setor da construção vai conhecer os vencedores do 19º Prêmio Anamaco. A solenidade de entrega da premiação acontecerá em São Paulo e reunirá 2500 pessoas entre lojistas e empresários do setor da Construção e autoridades.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, será o grande homenageado da noite e receberá o troféu “Operário Nº 1 da Construção”. A condecoração é dedicada a personalidades que tenham contribuído com a melhoria e o desenvolvimento do setor e da cadeia produtiva da Construção.

“O ministro Marcio Fortes foi fundamental para colaborar com as ações que aceleraram o crescimento do setor, como o Minha Casa Minha Vida; ele foi um dos grandes interlocutores do segmento, abrindo as portas do governo para que se estabelecesse o diálogo entre a nossa cadeia produtiva e o poder público, visando sempre o desenvolvimento do país como um todo”, declara Cláudio Conz, presidente da Anamaco. “Além disso, ele tem nos dado todo o apoio nas reuniões do Conselho Curador do FGTS, órgão do qual fazemos parte (eu e o ministro)”, completa.

Entre as personalidades condecoradas com o troféu “Operário Nº 1 da Construção”, estão a ex ministra da Casa Civil, Dilma Housseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Saúde, José Serra, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, entre outras personalidades.

Evento é dedicado aos melhores da indústria - Durante o 19º Prêmio Anamaco, que é considerado a maior premiação do setor na América Latina, empresas atuantes em 56 segmentos serão reconhecidas por terem se destacado no último ano, com base nos resultados da Pesquisa Anamaco/Ibope Inteligência.

O evento também homenageará Andre Bier Gerdau Johannpeter, diretor da Gerdau, que receberá o troféu “Personalidade da Indústria 2010” e Guilherme Ferreira da Costa, varejista de Pernambuco, que receberá o troféu “Personalidade do Comércio 2010”.

Pesquisa Anamaco/Ibope - Em 2010, a Pesquisa Anamaco/Ibope Inteligência ouviu mais de 1400 lojistas de material de construção, por telefone, com a utilização do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviews).

O estudo é dividido em duas categorias: “Pulverização” – no qual são computadas apenas as respostas de lojistas de pequeno e médio portes – e “Grandes Clientes” – lojistas de material de construção de grande porte, sorteados dentro de uma listagem pré-selecionada pela Anamaco. Quando uma empresa é vencedora no primeiro lugar das duas categorias, ela recebe o troféu máster. “Só entrevistamos os proprietários, gerentes ou responsáveis pelo setor de compras. Avaliamos a penetração e não o volume, o que garante que todas as lojas tenham o mesmo peso no levantamento”, explica Kátia Ratnieks, diretora de atendimento do Ibope.

Dados do Setor - O varejo do setor apresentou queda de 5,5% no mês de junho sobre maio de 2010. Já na comparação entre junho de 2010 sobre junho de 2009, o desempenho foi 6,5% superior. De janeiro a junho, o segmento de material de construção cresceu 8% sobre o mesmo período do ano passado.

É a primeira vez que o varejo do setor apresenta queda de vendas desde março de 2009. “Ficamos surpresos com os dados, mas a verdade é que os jogos da Copa do Mundo tiveram certo peso neste cenário, já que as lojas atribuíram a queda nas vendas à falta de consumidor. No entanto, a pesquisa também indicou que os lojistas estão muito otimistas e que acreditam que irão recuperar a diferença já no mês de julho”, declara Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco.

Segundo o estudo, 62% dos lojistas apontam que haverá aumento de 10% a 20% no volume de vendas de materiais de construção no mês de julho. Para eles, alguns itens como tubos e conexões de PVC (comercializados em 87% dos pontos de venda), metais sanitários (vendidos em 83% das lojas) e interruptores, plugues e tomadas (presentes em 82% das lojas do país), devem ter aumento de venda de 10% a 15% no próximo mês.

O decreto do Governo Federal que oficializou a prorrogação da redução do IPI para os produtos do setor foi publicado no último dia 29 de junho no Diário Oficial da União. "A prorrogação da redução do IPI tem um papel fundamental no aquecimento do nosso setor. Os nossos consumidores precisam programar suas compras. Eles contratam pedreiro, pesquisam os materiais que gostariam de comprar, fazem todo o orçamento da obra para depois comprarem. Isso sem falar que, durante a obra, eles ainda voltam muitas vezes ao ponto de venda porque precisam repor produtos. O governo entendeu a importância da manutenção dessa medida, pois ela beneficia, sobretudo, a parcela da população mais carente, a que tem renda familiar de até 5 salários mínimos. O decreto é válido para a cesta básica de material de construção, ou seja, aqueles produtos imprescindíveis na construção de uma casa popular", afirma o presidente da Anamaco.

De acordo com ele, a medida, somada às obras do PAC e do programa Minha Casa Minha Vida, contribui para a manutenção do aquecimento do setor. "Estamos vindo de uma série de crescimento progressivo, batendo recorde de faturamento a cada ano. Apesar da queda registrada este mês, estamos em um cenário completamente diferente do início de 2009. Não existe mais crise, e sim uma excelente oportunidade de desenvolvermos ainda mais o nosso setor”, explica. “As indústrias estão fazendo investimentos pesados em aumento de produção e capacidade de entrega. O consumidor tem até dezembro para comprar materiais de construção com desconto de IPI. Ao mesmo tempo, o país se prepara para concretizar o maior programa habitacional de sua história e, também, para sediar os principais acontecimentos esportivos de 2014 e 2016. É claro que estamos otimistas porque tudo isso move a nossa locomotiva, nos dando a certeza de que teremos um espaço extraordinário para crescer nos próximos 6 anos”, finaliza.

Perfil- A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que representa as 138 mil lojas de material de construção existentes no país. A entidade funciona como interface entre os órgãos governamentais e as Acomacs (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) regionais e as Fecomacs (Federação das Associações de Comerciantes de Material de Construção), além de fabricantes e comerciantes de material de construção.

A Anamaco atua junto ao poder público, criando e apresentando projetos que visam desenvolver o mercado de material de construção e a sociedade como um todo. A Associação também promove debates sobre assuntos que envolvem o setor, como questões ligadas à tributação e projetos de lei.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira