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04/08/2010 - 07:56

Log-In atinge lucro líquido de R$ 2,8 milhões, equivalente a R$ 0,03 por ação no 2T10


E movimentou 105.342 TEUs no 2T10, ante 86.146 TEUs no 2T09. No 1S10 foram movimentados 202.092 TEUs, volume 19,9% maior que no 1S09,168.577 TEUs.

Rio de Janeiro– A Log-In Logística Intermodal S.A. BMFBovespa: LOGN3 apresenta seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2010. A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado por transporte rodoviário de curta distância, bem como para a armazenagem de contêineres em seus terminais terrestres intermodais de carga.

Ambiente de negócios da logística brasileira – De acordo com a Log-In, o ano de 2010 tem sido marcado pela recuperação das atividades econômicas no mundo, e em especial na economia brasileira, que vivencia um movimento conjuntural e sistêmico de crescimento.

“Até o final do ano de 2009 a indústria brasileira vinha crescendo sobre capacidade ociosa. No 2T10 atingiu índices considerados elevados de utilização da capacidade instalada, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), propiciando ambiente favorável às empresas para execução e preparação de investimentos na ampliação da capacidade produtiva”, informa a empresa.

“A logística no Brasil vem constituindo-se em um negócio de grandes proporções que evoluiu muito rapidamente nos últimos anos, e passou por profundas transformações em direção a maior sofisticação e eficiência nas cadeias produtivas. O modelo logístico do Brasil é essencialmente e excessivamente focado no modal rodoviário, que além de representar até 65% de todo o volume transportado, é o segundo modal mais caro perdendo somente para o aéreo”, lembra a companhia.

“Este custo é agravado, ainda, pelo precário estado de conservação das estradas que, aliado a uma frota de veículos com mais de 15 anos de uso, acarreta um maior número de acidentes nas estradas, avaria de cargas e impacta negativamente o custo Brasil. Este cenário torna-se propício às companhias capazes de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta não baseadas no modal rodoviário. A cadeia produtiva brasileira necessita de alternativas estratégicas em infraestrutura, começando por capacidade instalada para armazenagem de cargas e buscando a utilização dos modais como o hidroviário e ferroviário que são alternativas econômicas e de grande segurança para a realidade brasileira, sem mencionar, que são modais largamente utilizados nos países desenvolvidos de dimensões continentais como o nosso País. A questão que vem à tona com o reaquecimento da economia é que se o PIB do Brasil mantiver um crescimento da ordem de 5% para os anos vindouros como tem sido projetado, não há hoje alternativas existentes de movimentação da produção nacional de forma competitiva. Isso reforça a necessidade da consolidação de uma grande companhia nacional de logística integrada”, aponta.

A conjunção dos indicadores positivos da economia brasileira e de um cenário propício e promissor para os negócios de logística no Brasil cria condições favoráveis para os negócios da Log-In. A estratégia de crescimento da Companhia abrange opções para criação de valor de forma sustentável, compreendendo o desenvolvimento de projetos de crescimento orgânico, além da gestão do portfólio de ativos de classe mundial, que representa uma importante opção para otimizar a alocação de capital e o foco de atenção da Administração.

Estratégia de crescimento - “Combinação de aumento de capacidade de movimentação de cargas e eficiência operacional dos ativos existentes: o Plano de Investimentos da Log-In é baseado na expansão da oferta de seus serviços intermodais, mantendo o compromisso firmado na oferta pública de ações em 2007. A Companhia está avançando na construção de uma matriz de transporte eficiente e sustentável para o Brasil, através de crescimento orgânico.

Nesse sentido, os planos de crescimento da Log-In começam a se materializar através do lançamento ao mar do navio porta-contêiner Log-In Jacarandá, ocorrido em 27 de maio de 2010, com capacidade para transportar 2.800 TEUs. A embarcação é a primeira de uma encomenda de sete navios, sendo cinco porta-contêiner e dois graneleiros, que a Log-In tem com o Estaleiro Ilha S.A. - EISA, localizado no Rio de Janeiro. O investimento total nas sete embarcações é de cerca de R$ 1 bilhão, e para isso estão sendo utilizados recursos do Fundo da Marinha Mercante - FMM através de repasse pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

O navio Log-In Jacarandá ampliará a capacidade da frota da Log-In e entrará em operação no início de 2011 no serviço de Navegação Costeira, que liga os principais portos do Brasil e do Mercosul. Este foi o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil em mais de 15 anos, marcando a retomada da construção naval para a cabotagem brasileira de navios porta-contêiner e demonstrando a viabilidade da encomenda de embarcações de grande porte no Brasil. O navio Log-In Jacarandá também traz outra contribuição importante: por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de movimentação de carga, a cada viagem este navio pode retirar das estradas brasileiras cerca de 2.800 caminhões, contribuindo para a redução das emissões de C02.

No TVV, cerca de 70% das obras de expansão do terminal portuário já estão concluídas e os novos equipamentos adquiridos (sete reach stackers e um portêiner) estão em plena operação. As obras de dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória, que são de responsabilidade da Secretaria Especial de Portos/Codesa e facilitarão o acesso de navios maiores ao TVV, devem começar nos próximos meses.

Em função de sua excelente performance operacional, o TVV tem destaque no cenário nacional de terminais portuários, tornando-se cada vez mais competitivo para atender as cargas com origem e/ou destino no Sudeste do Brasil.

No terminal multimodal de Camaçari – Tercam, o aumento da capacidade instalada após a conclusão das obras da fase I já viabilizam o incremento do volume de cargas armazenadas e o início da operação com novos clientes. Este terminal tem posição de destaque como alternativa para instalação de centros de distribuição para empresas que desejam alcançar o mercado do Nordeste do País.

Programação para recebimento dos novos navios Log-In vai lançar um navio a cada seis meses - Logo após o lançamento ao mar do primeiro navio porta-contêiner da Log-In, a segunda embarcação deve ser lançada ao mar no 4T10.

A construção do navio Log-In Jatobá está dentro do cronograma e 55% do aço, edificado na carreira. O processamento de aço para o terceiro navio porta-contêiner também já teve início no estaleiro. A partir de agora, a Log-In fará o lançamento de um novo navio a cada seis meses.

A construção de navios porta-contêiner é parte significativa da estratégia da Log-In em incrementar sua participação de mercado nos fluxos de transporte de média e longa distância, além de ampliar e complementar a oferta de serviços intermodais aos seus clientes.

A construção dos navios graneleiros que farão movimentação de bauxita para atender o contrato firmado com a Alunorte também está seguindo conforme cronograma estabelecido junto ao estaleiro”, explica a Log-In.

.[ Link dos resultados com ilustração gráfica: http://www2.loginlogistica.com.br/arq/ri/CD_CFB35CB0_100803%20Log-In%20Release%202T10%20port.pdf __akacao=294910&__akcnt=d73aa158&__akvkey=3491&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Log-In+divulga+resultados+do+2T10 ].

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