Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 08:52

Cabo Frio: Dia de São Pedro com Festival de Camarão


A cidade, uma das mais famosas do litoral fluminense, realizará festejos com direito a música, missa campal, artesanato e competições esportivas.

Pelo terceiro ano consecutivo, Cabo Frio faz festa em homenagem a São Pedro e aos pescadores que moram e trabalham na região. Nos dias 29 e 30 de junho e 1º julho, durante o III Festival de Camarão, a Praia do Siqueira, local tradicional e famoso pela pesca, vai ser palco de várias atrações culturais, como shows, mostra de artesanato, além de competições esportivas e, é claro, um farto cardápio à base de camarão. Os pratos que mais se destacam são camarão acebolado com aipim e pirão, panqueca, escondidinho, camarão crocante ao molho rosé, lasanha, camarão ao alho e óleo, à milanesa, crepe, camarão ao molho de queijo, penne ao molho branco, moqueca, quiche, salpicão e gratinado. No primeiro dia – quando se comemora o Dia de São Pedro -, o ponto alto da programação vai ser a missa campal, às 18h.

O III Festival de Camarão conta com o apoio da ViaLagos, da Millennium distribuidores e da prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria de turismo. Durante os três dias de festa, o prefeito Marquinho Mendes espera receber 20 mil turistas e os visitantes deverão deixar na cidade 10 mil reais.

Durante as duas primeiras edições, o Festival do Camarão levou para a Praia do Siqueira mais de 10 mil pessoas, em cada ano. Além da expectativa de crescimento do público, a idéia é manter a tradição do local como bairro de pesca e gerar empregos e renda durante o festival gastronômico, valorizando a tradição local.

Cabo Frio através da história - A primeira viagem de exploração de Cabo Frio foi feita em 1503 por Américo Vespúcio, navegador que trabalhava para a Coroa Portuguesa. Ao instalar a sua fortaleza no município, iniciava também uma árdua batalha com piratas de outros países que também queriam o domínio da recém-conquistada terra.

Em 1575, após a Guerra de Cabo Frio, os portugueses venceram os franceses e o capitão Constantino Menelau expulsou cinco naus holandesas, tomando posse definitiva da região. Para garantir a segurança da cidade, mais tarde, foi construído o Forte São Matheus, um dos principais pontos turísticos do município.

A partir de 1615, data de fundação de Santa Helena, o local recebeu um novo nome: Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, a sétima cidade fundada do Brasil e 4ª no Estado do Rio de Janeiro. A região foi um ponto importante para o desenvolvimento e conquista da parte norte do território fluminense.

Na década de 50, progressivamente, o sal e a pesca tornaram-se as principais atividades econômicas de Cabo frio, dividindo espaço com o turismo – setor de grande importância atualmente. Por que o nome Cabo Frio? Porque suas terras se assemelham ao formato de um cabo e têm ventos frios constantemente.

O evento acontece na sexta-feira – 29 de junho- a partir das 18h - Dia de São Pedro – missal campal na Praia do Siqueira | sábado e domingo – 30 de junho e 1º de julho - a partir das 12h- shows, mostra de artesanato, comidas à base de camarão e competições esportivas – Praia do Siqueira.

Distâncias: Rio de Janeiro: 148 km | São Paulo: 551 km | Belo Horizonte: 566 km | Vitória: 441 km | Brasília: 1313 km | Campos: 195 km.

Festival do Camarão em Cabo Frio resgata tradições pesqueiras - Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a Prefeitura de Cabo Frio volta a realizar, a na Praia do Siqueira, o Festival do Camarão, o maior festival gastronômico da região da Costa do Sol. Essa é a terceira edição do evento que, neste ano, vai resgatar a tradição de um bairro com características tradicionais da pesca na cidade.

Para celebrar a pesca artesanal, serão realizadas competições entre os pequenos barcos locais, além de uma disputa nada convencional: a corrida dos tamancos. Os tamancos são utensílios usados pelos pescadores para atingir um nível da lagoa mais profundo, facilitando a captura do camarão. Além dessa pitoresca corrida, também haverá corrida de barcos e prêmio para o barco mais ornamentado.

O Festival do Camarão também contará com shows musicais de artistas locais e programação religiosa. No dia 29, às 18h, acontece a missa campal em celebração ao Dia de São Pedro, padroeiro da Praia do Siqueira. Às 19h, tem show de MPB com o cantor Jorge Villas seguido da Banda Tropical, às 22h.

No sábado, o festival gastronômico será aberto ao meio-dia. Às 16h, acontece a corrida de barcos, com premiação para o primeiro colocado (uma TV) e para o segundo lugar (um DVD). O barco mais ornamentado também ganha um DVD. Às 17he30 acontece o show de voz e violão com Carlinhos Borges, seguido do grupo de dança de salão de Allan Lobato, às 22h, e a Banda Tropical, às 23h.

No domingo, o festival é reaberto ao meio-dia. Às 16h, tem a corrida do tamanco, com premiação de uma TV para o primeiro colocado e um DVD para o segundo. Neste dia, também serão premiados o pescador e a pescadora mais antiga do local. Às 17he30, tem show de MPB com Mazinho e Vinícius, seguidos de DJ para encerrar o evento.

O Festival - O evento deste ano vai contar com 25 barracas, todas administradas por moradores do bairro. Cada barraca contará com um prato especial, e diferente, à base do delicioso crustáceo. Em algumas barracas serão comercializados até dois pratos.

Entre os pratos do festival estão: camarão acebolado com aipim e pirão, panqueca, escondidinho, camarão crocante ao molho rose, lasanha, camarão ao alho e óleo, à milanesa, crepe, camarão ao molho de queijo, penne ao molho branco, moqueca, quiche, salpicão, gratinado, entre outros.

Além dos pratos à base do camarão, também haverá um espaço especial para comercialização de doces e do artesanato local.

Durante os dois primeiros anos, o Festival do Camarão levou para a Praia do Siqueira mais de 10 mil pessoas em cada ano. Além da expectativa de crescimento do público, a idéia é manter a tradição do local como bairro de pesca e gerar empregos e renda durante o festival gastronômico além de valorizar a tradição local.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira