Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2010 - 08:54

Lusitanos mostrarão versatilidade em Bauru


Presente em grandes eventos agropecuários, Puro Sangue Lusitano estará na 37ª Grand Expo Bauru, com a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho, realizada entre 13 e 15 de agosto.

A Equitação de Trabalho volta às pistas no mês de agosto, na região centro-oeste do Estado de São Paulo, em mais uma exposição agropecuária de grande vulto. Bauru, a cerca de 345km da capital paulista, foi o cenário escolhido pela Comissão de Equitação de Trabalho da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) para abrigar a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Realizada durante a 37ª Grand Expo Bauru, a prova tem tudo para ter números tão expressivos quanto os do evento organizado pela Arco (Associação Rural do Centro-Oeste de São Paulo): são esperados 3 mil animais inscritos, 220 mil visitantes e uma movimentação financeira total na casa dos R$ 20 milhões. Com exposições, julgamentos, provas e leilões, a exposição vai contar com bovinos, equinos e ovinos, além de rodeios e, como não poderia deixar de ser, grandes shows com os principais nomes da música nacional da atualidade.

O Puro Sangue Lusitano e a Equitação de Trabalho demonstrarão a plasticidade da modalidade e do melhor cavalo de sela do mundo, em três dias de intensas disputas, nas provas de Ensino, Maneabilidade e Velocidade, além da eletrizante Liga de Velocidade, quando os conjuntos mais rápidos aceitam o desafio contra o cronômetro. Além da Liga e das nove categorias que integram a competição nacional, estão abertas as inscrições para a Gincana, concurso voltado àqueles que buscam o primeiro contato com a Equitação de Trabalho.

Os juízes Rodolpho Narezzi, Wilson Ricciluca, Fátima Cavalcante e Priscila Botton serão os responsáveis pela avaliação de todas as competições da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho.

Import, Fort Dodge, Pfizer e Haras do Drosa. Apoio: Haras LS Itirapina, Coudelaria do Castanheiro, Haras dos Sonhos, Haras Iannoni, Haras Villa do Retiro, Fazenda Sasa e Coudelaria Nossa Senhora de Fátima.

Equitação de Trabalho - Equitação de Trabalho, como modalidade esportiva, consiste em uma competição entre conjuntos (cavalos e cavaleiros) na execução de exercícios que reprisam a lida de trabalho no campo. A disputa tem três provas: ensino, que mede a resposta do cavalo aos comandos básicos; maneabilidade, que avalia a aptidão do conjunto à transposição de obstáculos da lida do campo, tais como porteira, ponte, balizas, etc. e a prova de velocidade, onde os obstáculos são transpostos em uma batalha contra o cronômetro.

Existe também a Liga de Velocidade, uma prova isolada, com percurso próprio e premiação independente do campeonato.

A competição, aberta a conjuntos formados por animais de todas as raças, é dividida em diferentes categorias: Mini-Mirim, Mirim, Júnior, Amador I e II, Cavalos Iniciantes, Aspirantes, Preliminar, Elementar e Forte, além das provas-show Gincana e Liga de Velocidade.

O Cavalo Lusitano foi o introdutor do esporte no Brasil e trouxe para nosso país o primeiro título de Campeão Mundial individual ? com o conjunto Fábio Lombardo e Brilho do Rimo ? e vice-campeão mundial por equipes, em 2002.[www.associacaolusitano.org.br].

.[ Foto:A plasticidade da Equitação de Trabalho poderá ser vista na 37ª Grand Expo Bauru | Crédito/foto: Ney Messi

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira