Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2010 - 07:42

Jogo de negócios simula escritório de projetos e auxilia executivos na gestão e estratégia

Solucionar Informática & Sistemas, desenvolvedora do software Tasker, inovou ao trazer a gerência de projetos para o treinamento prático de executivos da área de negócios. Atividade reproduziu fielmente situações de decisão rápida e conflitos reais vividos pelos gestores de portfolio, indo além do que é ensinado nas universidades e cursos. Para participantes, iniciativa trouxe um olhar complementar aos das certificações e uma visão global e prática de todo o processo de gerenciamento de projetos

A Solucionar Informática & Sistemas (www.solucionar.com.br), desenvolvedora do software Tasker (www.tasker.com.br), lançou o Project Arena (www.projectarena.com.br), um jogo de negócios inovador e totalmente interativo, que proporciona aos participantes a experiência de enfrentar desafios na área de administração de riscos, recursos e portfólio (coleção de projetos ou programas que estejam alinhados aos objetivos da organização).

Apresentado durante o 8º Encontro do PMI Rio (www.pmirio.org.br), que terminou no dia 11 de junho, o treinamento deu uma abordagem concreta e inteiramente prática ao tema, recriando situações corporativas reais, com conflitos, situações de crise, indução ao erro, prazos escassos, limitações orçamentárias e tomadas rápidas de decisão. “Nossa ideia foi ir além da teoria apresentada nas universidades e escolas de negócio. Apresentamos cases complexos e disponibilizamos ferramentas de gestão para que os participantes se sentissem estimulados a usar a tecnologia ao invés do empirismo na hora de realizar tarefas de planejamento, acompanhamento e replanejamento”, explica Lúcio Fialho, diretor da Solucionar.

O líder do Grupo Estratégico de Educação do PMI Rio, Alberto Sulaiman, acredita que, além de ser proveitosa para a gestão de projetos e portfólio, a plataforma de jogos pode servir como um “cockpit” de simulação para outros assuntos, tais como gestão de processos e simulação de leilões. “Este tipo de ferramenta é essencial para companhias que já gerenciam projetos e querem ter uma visão global alinhada à estratégia.”

“Da mesma forma que jogos de negócios despertam o interesse para assuntos como aplicações em Bolsa ou gestão de empresas, esta iniciativa da Solucionar foi capaz de trazer para o mesmo patamar o assunto gestão de projetos. Para as empresas, o Project Arena pode ser um bom apoio para o treinamento ou a estruturação do escritório de projeto (PMO)”, afirma o gerente de automação do Auto Expresso – sistema de identificação e pagamento automático de pedágios e estacionamentos por meio de cartão e ou etiqueta eletrônica (chip) -, Ralph Möller.

Daniel Barros, consultor sênior da ELO Group, entende que o jogo mostrou-se muito didático para mostrar a realidade enfrentada pelos gestores de portfólio de projetos. “A atividade abarcou, de forma integrada e inteligente, temas como o estabelecimento de processos consistentes de avaliação de resultados, priorização e gestão da carteira de projetos, alinhamento estratégico das iniciativas e atendimento a demandas de clientes, entre outros. Foi muito produtivo”, ressalta.

Mercado promissor – Segundo o Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos, realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), realizada com 300 instituições, somente 33% das empresas executam todos os projetos planejados e 56% pretendem adotar escritórios de gerenciamento de projetos.

Solucionar (www.solucionar.com.br) - A trajetória da Solucionar, fundada em 1998 por Lúcio Fialho, se baseia no foco adquirido desde o tempo de mestrado de seus fundadores na COPPE/UFRJ, por meio de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de informações baseados em workflow, no fornecimento de soluções de coordenação de equipes e trabalho cooperativo. Hoje já soma, em seu portfólio, mais de 40 sistemas de workflow desenvolvidos para empresas de médio e grande porte.

A empresa tem matriz no Rio de Janeiro, uma filial de representação comercial em São Paulo e uma fábrica de software própria em Juiz de Fora (MG), na qual desenvolve soluções sob medida para clientes e novas versões do Tasker, seu principal produto.

No início de nossa projeção comercial, a Solucionar foi incubada no berço da COPPE/UFRJ, na ocasião, a principal instituição de pós-graduação em engenharia de sistemas e computação do Brasil. Em nossa trajetória, recebemos vários reconhecimentos, cabendo citar, premiação das melhores empresas de TI do estado do Rio de Janeiro em 2002 (Assespro-RJ) e o Prêmio Solução Rio Info 2006, categoria engenharia de software.

Tasker (www.tasker.com.br) - Software desenvolvido pela Solucionar destinado à automação de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes. Trata-se de um pacote de soluções destinadas às equipes de prestação de serviços que desempenham atividades dinâmicas e que precisam atuar com versatilidade, qualidade, eficiência, controle e cooperação.

Seus três diferentes módulos atendem desde as esferas estratégicas às operacionais, são eles: Tasker-Flow, ferramenta de workflow, capaz promover a orientação e automação de processos de negócios nas mais diversas aplicações; Tasker-PM, voltada para o gerenciamento de projetos e coordenação de equipe. É capaz de consolidar em um só ambiente todas as informações dos projetos, desde as ações estratégicas até as menores atividades operacionais; Tasker-SAC, destinado ao atendimento de clientes, permite a configuração de canais de comunicação com clientes e oferece total visibilidade de todo o processo.

Hoje o Tasker conta com cerca de dois mil usuários e é utilizado por mais de 40 empresas dos mais variados segmentos em todo o Brasil e até no exterior. Entre elas: Petrobras, Intelig, Marinha do Brasil, Secretaria de Finanças do Rio de Janeiro, Fenaseg, FAPERJ, Medcenter Educational Solutions e Fundação Coppetec.

Além de homologado pela Microsoft, o Tasker foi também reconhecido, em julho de 2006, como melhor solução para apoio à engenharia de software do estado do Rio de Janeiro, pela Assespro-RJ e RioSoft.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira