Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2010 - 07:42

A escolha e higienização correta da escova dental são fundamentais para a saúde das gengivas

Quanto maior o número de cerdas, maior é a eficácia na desorganização da placa dental (placa bacteriana). Especialistas também lembram que a escova deve ser higienizada corretamente para evitar o risco de bactérias e outros micro-organismos, que podem causar doenças como cárie, gengivite, gripe e até mesmo problemas mais sérios.

Há muitos séculos já se sabe que é importante a realização de uma boa higiene oral diária. Este hábito, na verdade, é tão antigo quanto à própria espécie humana, pois o homem primitivo utilizava os próprios dedos, folhas e gravetos para fazer a limpeza de seus dentes. Porém, apesar de todo esse esforço para manter os dentes limpos e saudáveis, os habitantes desta época apresentavam doenças gengivais, mesmo sem saber o que exatamente estava acontecendo.

Atualmente, a sociedade globalizada pode escolher entre as diversas marcas e modelos encontrados facilmente nas farmácias e drogarias. Todavia, essa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. A única certeza, unânime entre os profissionais da área, é que o ideal é utilizar escovas ultramacias e com a maior quantidade possível de cerdas, o que possibilita uma melhor higienização evitando o acúmulo de sujeira. Em média, no Brasil, as escovas dentais possuem cerca de duas mil cerdas, com textura macia, média ou dura, podendo machucar as gengivas.

Mas, da Suíça, veio a solução para a quantidade, qualidade e facilidade de higienização das cerdas. A Curaprox Sensitive CS 5460, da Curaden, é a escova que preenche todos os requisitos de segurança, conforto e que tem como principal característica a presença de mais de cinco mil cerdas, ou seja, 5460 cerdas com uma textura ultramacia que não machuca as gengivas, além de permitir a sua higienização facilmente. Ela reflete o que há de mais moderno em tecnologia e pesquisa voltadas para a saúde oral, pois o grande número de cerdas possibilita a desorganização da placa bacteriana de forma suave, evitando traumatismos e a retração gengival no longo prazo (o objetivo é manter os dentes livres das cáries, porém, preservando a saúde gengival). As escovas disponíveis no mercado, para terem a mesma eficiência, necessitam de cerdas mais duras e desconfortáveis.

Segundo o professor, mestre e doutor em Odontologia da UNIBAN, Hugo Lewgoy, é bastante relevante a função das cerdas na higienização oral e, quanto maior o número, melhor a limpeza dos dentes e a remoção de sujeiras que ficam entre eles. “As escovas Curaprox 5460 alcançam praticamente todas as regiões dos dentes. O cabo com design sextavado possibilita naturalmente a utilização na angulação correta durante o ato da escovação, onde a escova deve ficar inclinada em um ângulo de 45° (metade das cerdas apoiada sobre a coroa dental e metade apoiada sobre a margem gengival), explica Lewgoy, lembrando que a escova dental deve ser higienizada antes e depois do uso, para garantir uma maior durabilidade e evitar o acumulo de bactérias e outros micro-organismos.

“Deve-se dar preferência às escovas que possuem uma tampa acrílica da cabeça, pois, há uma maior conservação, higienização e proteção das cerdas das escovas. Estes protetores também são muito úteis durante o transporte como, por exemplo, dentro de bolsas, malas, pastas ou até mesmo diretamente dentro do bolso para evitar o contato das cerdas com dinheiro, carteira e outros objetos”, diz o especialista.

A escova ideal, observa o professor, é a escova que tem um design clean, limpo, uma forma simples, lisa, sem irregularidades e produzida com materiais não porosos. “Além disso, o produto deve ser desenvolvido com uma tecnologia que elimine os espaços existentes entre os tufos das cerdas da cabeça, impedindo, desta forma, o acúmulo de sujeira como, por exemplo, a escova Curaprox de 5460 cerdas”, finaliza.

Algumas dicas de como limpar e guardar a sua escova . Antes de se iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão | . Um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois isto diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior. Se houver restos de alimento presos entre os dentes, estes também devem ser removidos antes da escovação com o auxílio do fio dental e de escovas interdentais do tipo Prime de diâmetro adequado | . Deve-se remover o excesso de água com uma pequena batida da escova sobre a palma da mão ou na borda da pia do banheiro. | É importante a aplicação em gotas de um algum antisséptico oral, preferencialmente à base de clorexidina 0,12% normalmente utilizado para bochechos. Outra maneira um pouco mais sofisticada é borrifar o mesmo antisséptico acondicionado em um frasco spray sobre as cerdas da escova | . Coloca-se, então, o protetor de cabeça que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica | .Em seguida a escova pode ser guardada dentro do armário fechado do banheiro, evitando encostar uma escova na outra. O antisséptico ficará agindo durante todo o intervalo entre as escovações, promovendo uma desinfecção eficiente;

Curaprox - Fundada na Suíça pela família Breitschmid, a CURAPROX atua na área odontológica desde 1940. É uma empresa comercial desde 1954 e lançou a linha especial de higiene oral em 1974. Na Europa, tem um papel pioneiro em higiene interdental. É uma empresa de comercialização na Alemanha desde 1976, nos Estados Unidos da América desde 1999, com filiais na Europa, América, Ásia, África e no Oriente e agora também no Brasil.

Os produtos Curaprox refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.[www.curaprox.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira