Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2010 - 07:42

Num país onde 14,4% dos brasileiros são desdentados, alguns cuidados básicos podem mudar esse quadro, no futuro


A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental. No Brasil, 26 milhões de pessoas - 14,4% da população já perderam todos os dentes, segundo dados do Ministério da Saúde.  Para O cirurgião dentista Alexandre Lyra do Instituto de Pesquisa e Odontologia Integrada -Ipoin, do Rio de Janeiro, somente através da odontologia curativa (restaurações, extrações, tratamentos de canal...), não se obtém resultado no controle das doenças bucais. Cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e doença das gengivas (doença periodontal). “É importante focarmos a doença na sua origem e não as suas consequências na cavidade oral , assim, pode-se obter um estado de saúde bucal satisfatório”, ressalta.

O especialista responde algumas das perguntas mais frequentes no Instituto de Pesquisa:

.Porque não devemos palitar ou morder tampas de caneta? -A gengiva tem como principal função, proteger as raízes dos dentes e osso que sustenta os dentes na boca. Quando fazemos movimentos bruscos durante as escovações esses movimentos intempestivos poderão causar lesões na gengiva, causando aftas, Portanto, palitar dentes e morder pontas de canetas não são hábitos sadios, para limpar entre os dentes, devemos utilizar, fios dentais e escovas interdentais, além de escovas macias, enxaguatórios de preferência sem álcool para uma perfeita higienização bucal. O formato do palito é circular, o espaço entre os dentes é triangular, o que propicia um trauma na região.

.Porque não podemos colar um dente com cola? -O benefício imediato no uso desses produtos de colagem rápida (por exemplo, superbond ou similar) de dentes que caíram ou descolaram das próteses totais, parciais e unitárias (provisórias) resolve, mas como consequências poderão advir problemas no aparelho digestivo, inicialmente esôfago e estomago, devido aos efeitos colaterais do uso deste produto. Pensamos nas soluções, porém desconsideramos as consequências desses atos. Estes produtos no tecido dentário promovem uma união imediata, porém, depois causam uma destruição da estrutura dentária e futura perda do dente.

.É verdade que consumir alimentos ou sucos mais de três vezes por semana mancha os dentes? -Não. O ideal é que consumamos frutas in natura como o abacaxi e a maçã, que são adstringentes, auxiliam na limpeza dos dentes. Laranja e tangerina contém fibras e auxiliam na digestão. O melão e a melancia possuem muita água e hidratam. Portanto, sucos de frutas podem ser consumidos à vontade, devemos evitar refrigerantes, pois esses sim, quando consumidos em excesso, mancham os dentes e causam cáries.

.Temos que escovar os dentes sempre que comemos algo? -Sim. O ideal é que se faça uma escovação ao termino de qualquer alimentação, mas isso nem sempre é possível, a recomendação é que se faça um bochecho após estas refeições.

. Comer doces antes de dormir, estraga os dentes? -Certamente. Se após a ingestão diária de qualquer alimento não houver uma imediata higienização bucal, isso resultará o surgimento de cárie. É comum em crianças, que mamam durante o sono, uma cárie rampante e extremamente agressiva, conhecida como cárie de mamadeira. Então, mamadeiras administradas às crianças com açúcar durante o sono devem ser evitadas. E se for comer algum doce, não importa a hora, deve-se escovar os dentes logo em seguida.

Podemos substituir um enxaguatório bucal no lugar da escovação? Os enxaguatórios bucais devem ser utilizados como complemento da higiene bucal, nada substitui uma plena e perfeita escovação.

. A falta de consumo de leite e seus derivados prejudicam os dentes? - A falta de qualquer tipo de leite e seus derivados no organismo humano é prejudicial à saúde, acarretando falta das seguintes vitaminas: A, B, D3 e E.  A falta de vitamina D prejudicará os dentes, ossos e a fixação do cálcio no organismo. Leite é recomendado para crianças, adolescente e idoso.

.O uso de fio dental é fundamental? - Para uma perfeita higienização bucal três fatores são fundamentais: a escovação, o uso correto do fio dental e complementando o uso do enxaguatório bucal, dando preferência aos que não contém álcool. O uso de escovas interdentais de boa qualidade também é um ótimo meio de higiene entre os dentes.

.Temos que visitar o dentista de seis em seis meses? -O ideal é que se faça uma visita ao dentista de 6 em 6 meses para uma avaliação. Deve-se ser observados todos os dentes, língua, gengiva e estruturas anexas da cavidade bucal (bochechos, garganta, assoalho bucal que fica embaixo da língua). Nessa visita semestral, deve ser realizada uma limpeza (profilaxia), onde pode ser feito uma evidenciação da placa bacteriana, mostrando os locais nos dentes que estão deficientes à escovação e a remoção do tártaro, esses ficam agarrados aos dentes perto da gengiva e que só podem ser retirados com aparelhos e instrumentos apropriados. Alguns pacientes precisam de visitas mais frequentes, como de três em três  meses, para permanecerem em estado de saúde.

Perfil- Alexandre Lyra (cirurgião dentista do Ipoin), diretor do Instituto de Pesquisa e Odontologia Integrada,coordenador do Curso de Estética e Implante IPOIN, especialização em Prótese – HCA, coordenador do Fórum Carioca de Odontologia] Por: Ana Bezerra/Spaço Comunicação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira