Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2010 - 08:49

Extra Supermercado abre 16 lojas de uma vez

Inaugurações acontecem em S. Paulo e Rio de Janeiro e iniciam programa de conversão de lojas Comprebem e Sendas nos dois Estados.

São Paulo - O Grupo Pão de Açúcar realiza a conversão de dezesseis lojas, sendo dez Compre Bem em São Paulo e seis Sendas no Rio de Janeiro, para o formato Extra Supermercado. Essa é a primeira fase do projeto que visa converter 61 unidades para o formato Extra Supermercado até o final de 2010, sendo 29 no Rio de Janeiro, e 32, em São Paulo. A previsão da empresa é encerrar a virada de todas as 170 lojas até o final de 2011.

Para adequação das 16 lojas a empresa investiu R$ 20 milhões, sendo R$ 10 milhões para as lojas de São Paulo e R$ 10 milhões para as lojas do Rio de Janeiro. Com uma loja mais completa, o quadro de colaboradores também foi ampliado. As lojas passam a operar com 30% mais colaboradores, entre diretos e indiretos, ante o quadro anterior, garantindo melhor atendimento.

O Extra Supermercado que passará a contar com 35 lojas após a inauguração das novas unidades no dia 04 de agosto (quarta-feira), se caracteriza como uma loja de bairro completa com destaque para as seções de perecíveis e alimentos. Cada loja oferece, em cerca de 1.500 m², um sortimento com 20 mil itens, especialmente para compras diárias, como padaria, frutas, verduras e legumes, congelados e açougue.

No formato de supermercado de vizinhança, mantêm as características já conhecidas da marca Extra: ambiente agradável, serviços e fácil acesso. A comunicação visual das novas lojas também segue o padrão do formato hipermercado, o que também vale para as ofertas e promoções semanais e sazonais da marca mãe, como por exemplo, a Quarta Extra, um dia de ofertas já identificado pelos clientes como de possibilidade de grande economia.

Com a chegada das lojas Extra Supermercado, a empresa também consegue ampliar os ganhos operacionais, de comunicação e marketing, logísticos e administrativos graças ao aumento de escala. Esses ganhos são repassados aos consumidores em formato de melhores ofertas, reforçando a política de preços baixos e serviços.

A estratégia de conversão dos formatos CompreBem e Sendas passou por um amplo estudo, em que foi constatada a necessidade de atualização dos dois modelos, associada à identificação de novas demandas e comportamento dos consumidores. “Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente em relação não só a qualidade do produto, mas também no que diz respeito a sortimento e serviços”, define José Roberto Tambasco, vice presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.

A primeira inauguração do Extra Supermercado dentro do formato ideal definido para a marca aconteceu em 2009, com o Extra Mandaqui, em São Paulo. Desde o inicio de sua operação, a loja apresenta elevação de 30% nas vendas, antes a operação anterior, com o formato CompreBem.

Segundo a empresa, as melhorias e novidades implantadas na virada das lojas é ainda mais valorizada com a associação à marca Extra. “Pelos levantamentos, identificamos que, em alguns casos, como nas classes mais populares, a marca Extra é altamente reconhecida pelos seus diferenciais e chega a ser citada como um aspiracional de consumo", destaca Tambasco. Entre inaugurações e conversões o Extra Supermercado já conta com 35 unidades e deve chegar a 170 até o final de 2011, figurando como a maior rede de lojas de supermercado do País.

A adoção dessa estratégia também atende às mudanças do comportamento dos brasileiros que cada vez mais adota diferentes canais (multicanais) para satisfazer às suas necessidades de compra. Uma pesquisa do Latin Panel indica que 52% dos lares brasileiros vão em 3 ou mais canais - padarias, autosserviço, atacarejo, farmácia etc - todos os meses. A proposta do Extra é reunir várias soluções de compra sob uma mesma marca, ou num único ambiente de compra, facilitando a vida do consumidor com produtos de qualidade, preços competitivos e facilidades de pagamentos.

Com foco no público direcionado às compras de reposição e de oportunidade, o Extra Supermercado, além dos serviços disponíveis pelo hipermercado da rede, como por exemplo: . Cartão Presente – Diferencial da rede Extra, o cartão presente facilita e dá comodidade ao consumidor. Ele pode ser “abastecido” com qualquer valor e trocado por produtos nas lojas – válido para todas as seções, de alimentos a eletrônicos. Em formato recarregável, permite ao usuário definir como, quando e quanto quer gastar, podendo utilizá-lo como forma de pagamento ou de uma só vez. A tecnologia, desenvolvida pelo próprio Grupo Pão de Açúcar, permite que a recarga seja feita diretamente no caixa das lojas, de maneira simples e rápida.

. Recarga de celular – Graças ao sistema de correspondente bancário, ainda no caixa, enquanto realizam os pagamentos das compras ou de suas contas, os clientes dispõem da facilidade de recarregar os créditos de seu celular.

. Cartão Extra – O Cartão Extra é uma excelente oportunidade de fazer os pagamentos de suas compras com vantagens exclusivas. Com uma renda familiar mínima de R$150,00 é possível fazer um cartão de crédito na hora, sem anuidade e com até 40 dias sem juros para pagar. Além disso, há promoções de parcelamento sem juros em diversas seções da loja.

. Espaço Café (*) – O cliente poderá se deliciar com as opções de salgados e doces confeccionados na loja, além de sucos e refrigerantes. O espaço conta com mesas e cadeiras para proporcionar ainda mais conforto aos clientes na hora de uma refeição rápida e gostosa no intervalo das compras.

.[ (*) disponível nas novas lojas em São Paulo: Diadema Taboão, Diadema Piraporinha, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Mauá, Suzano, Ribeirão Pires Centro, Santo André; e no Rio de Janeiro: Irajá, Rocha Miranda, Botafogo].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira