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05/08/2010 - 09:09

Gafisa teve lançamentos de $1,7 bilhão, aumento de 118% no 1S10

Os lançamentos atingiram R$ 1,0 bilhão no trimestre e R$1,7 bilhão no 1S10, um aumento de 61% e 118%, respectivamente, quando comparado a 2009. A Receita líquida atingiu R$ 927 mm, 31% acima dos R$ 706 mm de 2T09. Ebitda ajustado de R$184 milhões vs. R$111 milhões no 2T09, com margem ajustada de 19,8%, comparada a 15,8% no 2T09.

São Paulo– A Gafisa S.A. (Bovespa: GFSA3; NYSE: GFA), a principal incorporadora residencial diversificada do Brasil, anunciou no dia 04 de agosto (quarta-feira), seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre, encerrado em 30 de junho de 2010.

“Estou muito satisfeito com nossos resultados do segundo trimestre que demonstram nossa capacidade não só de capitalizar a força e reconhecimento de nossas marcas no mercado, mas também de alavancar a escala de nossas operações. A trajetória de crescimento resultou em vendas de R$890 milhões no trimestre, com destaque especial para os segmentos de média e alta renda representados por Gafisa e Alphaville. Como planejado, nós aumentamos nosso ritmo de lançamentos para R$1.0 bilhão no trimestre e planejamos continuar com esse ritmo até fim do ano. Nosso Ebitda ajustado no trimestre ficou em R$ 184 milhões com margem 19,8%, ou 400 p.p. acima dos 15,8% registrados no mesmo período do ano passado. Essa melhora também reflete os indicadores operacionais de DVGA, mostrando melhora na sinergia com a Tenda, e aumento de preços nos segmentos de média e alta renda que compensaram aumentos de custo, refletindo em melhores margens bruta, Ebitda e a apropriar”, comenta Wilson Amaral, diretor presidente da Gafisa.

“Todos os setores do mercado continuam a se beneficiar do crescimento da economia brasileira que gerou melhora nos salários reais, uma das menores taxas de desemprego, de 7% em junho, e forte confiança do consumidor. Assim, acreditamos estar bem posicionados para nos beneficiar desse mercado com nosso portfólio de produtos que atende a todos os segmentos de renda. A Tenda continua bem posicionada dentro do programa Minha Casa Minha Vida uma vez que possui um dos preços médios mais baixos na comparação com as empresas do setor (R$110 mil/unidade lançada no 1S10). O acesso ao crédito imobiliário está expandindo graças ao aumento de eficiência da CEF que em 2010 aprovou mais de 226 mil contratos no programa MCMV até junho, o que representou R$17,6 bilhões vs. R$14,1 bilhões contratos ao longo de 2009, ou 275,5 mil contratos. A Tenda se beneficiou como uma das líderes no mercado de baixa renda, enquanto Gafisa e Alphaville continuaram fortes em seus respectivos mercados de média e alta renda”, acrescenta Amaral.

Destaques Operacionais e Financeiros: os lançamentos consolidados totalizaram R$ 1,0 bilhão no 2T10, crescimento de 61% sobre 2T09. Tenda lançou R$ 290 milhões no trimestre e R$ 587 milhões no1S10, 206% superior ao 1S09. As vendas atingiram R$ 890 milhões no trimestre, aumento de 7% em relação ao 2T09 e de 25% na comparação do 1S10 com o 1S09. A receita operacional líquida do 2T10, reconhecida em função do andamento da obra (método “PoC”), aumentou 31%, de R$705,8 milhões no 2T09 para R$927,4milhões no 2T10.

De acordo com a empresa o Ebitda ajustado do 2T10 alcançou R$184 milhões com margem de 19,8%, aumento de 66% em relação aos R$111,3 milhões alcançados no 2T09, devido principalmente ao forte desempenho dos segmentos e melhores índices de DVG&A. O lucro líquido, antes da dedução de participações minoritárias, despesas não recorrentes e plano de opção de ações, ficou em R$114,1 milhões no trimestre (com margem líquida ajustada de 12,3%), um aumento de 41% em relação aos R$81,1 milhões registrados no 2T09. O saldo das receitas a apropriar pelo método PoC alcançou R$3,2 bilhões vs R$2,9 bilhões em 2T09, com um aumento de 9%. A margem a ser reconhecida aumentou 125 bps para 36,4%. O Land Bank consolidado da Gafisa somava R$15,8 bilhões ao final do segundo trimestre de 2010, com R$121 milhões de aumento líquido, refletindo a política interna da Companhia de manter um Land Bank médio de dois a três anos. O caixa consolidado da Gafisa superou R$1,8 bilhão ao final de junho, indicando a forte capacidade da Companhia de financiar e executar sua estratégia de crescimento.

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