Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2010 - 09:18

Coaching e Ensino: a nova ferramenta do professor em sala de aula

Qual o desafio do professor nos dias que correm? Qual o desafio dos líderes nos dias de hoje? Você pode estar se perguntando o que estes dois questionamentos têm em comum. E a resposta é: os personagens, ou seja, o professor e o líder.

Isso porque o sistema educacional vem passando por mudanças importantes nos últimos dez anos. Hoje, o professor necessita exercer mais claramente o papel de líder do que de mestre detentor do conhecimento. Nunca como nos dias atuais os conteúdos formais estiveram acessíveis a qualquer um, que tenha acesso a um computador. Neste cenário, o professor vai além da transmissão pura da matéria formalmente indicada pelo programa de Ensino, ele deve apoiar o desenvolvimento do estudante como indivíduo. Ele vai ensinar o aluno a pensar.

Esta nova postura exige o domínio de técnicas tradicionalmente aplicadas no mundo corporativo, como por exemplo, a abordagem coach. Na verdade, o docente que atuar como coach, proporciona aos “seus” estudantes um desenvolvimento mais completo, além de fornecer ferramentas importantes para alcance do sucesso acadêmico, tais como segurança e aceitação de si, assim como a responsabilização pela sua vida.

Para obter bons resultados com a aplicação da abordagem coach é fundamental que o professor saiba identificar os diferentes estilos de comunicação e de aprendizagem de seus alunos. A partir daí, o professor aprende a interagir, aconselhar, orientar e ensinar de forma mais flexível e personalizada, construindo um ambiente de confiança entre o grupo. A adaptação entre as técnicas de ensino e a maneira de aprender do aluno permite uma aprendizagem mais rápida, rica e eficaz. Isso porque o professor aumenta a consciência de características pessoais, cria uma base comum e um ambiente positivo de comunicação entre aquele que ensina e quem aprende.

Finalmente, o coaching, assim como o ensino, visa aumentar significativamente o controle inteligente e a responsabilidade dos envolvidos. Por isso, também as instituições que buscam melhorar e atingir padrões de maior excelência da qualidade de ensino e de seu corpo docente vêm investindo cada vez mais na formação coaching. Afinal, a ferramenta melhora o desempenho pessoal e profissional, tanto do estudante como do professor, durante e após a conclusão dos estudos. Esta conseqüência acaba sendo percebido pelo público como um diferencial de excelência de ensino.

O filósofo e economista austríaco Peter Drucker profetizou que “dentro de algumas centenas de anos, quando a história do nosso tempo for escrita numa perspectiva de longo prazo, é muito provável que os acontecimentos mais importantes que os historiadores registrem não sejam a tecnologia, a internet e o comércio eletrônica. Mas sim uma mudança sem precedentes que afeta a condição humana. Pela primeira vez – literalmente – o número de pessoas com liberdade de escolha cresceu rápida e substancialmente. E assim, pela primeira vez, todas as pessoas se encontram numa posição de ter de gerir as suas próprias vidas”. E, segundo ele, a sociedade está muito mal preparada para isso.

. Por: Susana Azevedo, À frente da empresa ns2a Desenvolvimento Humano, Susana acumula 13 anos de experiência no desenvolvimento e gerenciamento de equipes em empresas multinacionais. É especialista em coaching para executivos de elevado potencial pelo Integrated Coaching Institute, membro do International Coaching Federation (ICF) e diretora financeira do ICF Brasil. Susana é portuguesa de nascimento e tem como formação de base a Engenharia Mecânica no ramo Termodinâmica conquistada no Instituto Técnico de Lisboa, Portugal. Entre os seus diferenciais está o oferecimento dos serviços em cinco idiomas – português, inglês, alemão, francês e espanhol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira