Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2010 - 09:10

Palestra panorâmica sobre a cultura indígena no Brasil no estande da FTD durante a Bienal do Livro de São Paulo


Pesquisadores abordam comportamento de povos ancestrais em comparação com o estilo social moderno.

Os valores e o modo de vida indígena são os temas que norteiam a palestra do escritor Walde-Mar de Andrade e Silva em conjunto com a psicóloga Kimy Otsuka Stasevskas marcada para o dia 17 de agosto de 2010, no estande da FTD durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Pesquisador da cultura indígena, Walde-Mar viveu de forma intermitente entre os índios no Parque Nacional do Xingu, por 8 anos. Com o apoio dos irmãos Villas Bôas, participou de todas as festas e ritos importantes de etnias como Tupi-Guarani, Aruak, Karib e, Botucudos.

O livro de Walde-Mar Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros, editado pela FTD, também foi publicado na Alemanha e no Japão e tem sido grande fonte de inspiração e educação de crianças, jovens e adultos.

Ao lado da psicóloga Kimy Stasevskas, doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo e hoje, à frente do Museu do Índio, localizado no interior de São Paulo, o escritor travará uma conversa com os presentes sobre as heranças claras e vivas da cultura indígena em nosso cotidiano brasileiro. A intenção é contrapor as ideias de ação coletiva, alimentação, relacionamento familiar, ritos e brincadeiras, típicos das aldeias, com as situações do mundo neoliberal em que a sociedade moderna vive atualmente.

Com esse resgate sobre os costumes tão presentes em nosso território nacional, a palestra pretende mostrar uma nova visão sobre o modo de se relacionar com o próximo e com o universo, de forma a provocar uma reflexão sobre o quanto ainda temos muito a aprender com os indígenas.

A experiência de Kimy, que também participou em projetos de intercâmbio de aldeias pelo continente americano, junto com a de Walde-Mar resultou ainda no “Programa Educacional da Cultura Indígena” com cursos para professores. Ali eles aprendem a como inserir a cultura indígena no cronograma de disciplina das aulas.

Repleta de atividades interativas, o estande da editora FTD conta ainda com oficinas, danças, apresentação de coral e sessão de autógrafos durante todo o evento.

.[Palestra com Walde-mar de Andrade e Silva e Kimy Staseykas, dia 17 de agosto, às 14h30, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. De 12 a 22 de agosto, das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi,Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP. Estande da Editora FTD – C20/D21].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira