Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2010 - 09:10

Férias na Antártica


Lançamento da Grão Editora “Férias na Antártica”,de autoria das irmãs Klink, narra descobertas de cinco expedições ao continente antártico e curiosidades sobre a vida de espécies pouco conhecidas.

“Na Antártica, os ninhos dos pinguins são feitos de pequenas pedrinhas. Eles vão bem longe e pegam uma pedrinha por vez com o bico.” Laura

“É difícil descrever um iceberg. Ele tem muitos detalhes e não se parece com nada que eu já tenha visto antes.” Marininha

“Às vezes o vento é forte demais e o mar fica muito agitado, o que resulta em bolos decorados pelo balanço do barco. Isso nem sempre é uma vantagem.” Tamara

As irmãs Klink — Laura, Tamara e Marina ­—, filhas do navegador Amir Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, lançam em agosto, pela Grão Editora, a obra “Férias na Antártica”, em que narram as descobertas e lembranças das cinco expedições ao continente antártico, que fizeram acompanhando os pais, e a diversidade de um ecossistema conhecido por poucos. Já estão confirmados eventos de lançamento com sessão de autógrafos nos dias 7 e 14 de agosto, respectivamente durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e a 21ª Bienal do Livro de São Paulo.

As desbravadoras mirins Laura, Tamara e Marininha, que na primeira viagem tinham 6 e 9 anos, relatam de forma divertida e empolgante as melhores aventuras e histórias das suas viagens à Antártica. Para não esquecer de nenhum detalhe, coube à poeta e arte-educadora Selma Maria e ao professor João Vilhena o desafio de ajudá-las a reunir em texto todas as emoções e descobertas. “Foi muito divertido participar desse processo de construção coletiva de texto. Tínhamos que ajudá-las a lembrar suas histórias com todas as suas emoções, escrever costurando tudo o que elas, com muita empolgação, nos contavam e tomar muito cuidado para ser leal à linguagem alegre, científica e juvenil que as meninas traziam”, diz Selma.

Para as Klink, a troca de impressões com a arteeducadora e o professor tinha apenas um problema, o trânsito de São Paulo, fator logo compensado com o resgate de cada nova aventura. “O mais chato que aconteceu nessa história de escrever o livro foi que, para ir até a editora fazer as reuniões com a Selma e o João, tínhamos que enfrentar o “Drake” de São Paulo. Chegávamos quase dormindo. Mas depois, conforme íamos contando nossas lembranças e escrevendo, ficávamos tão animadas que era difícil esperar a nossa vez para falar”, destacam.

O relato de viagem do trio conta com diversas passagens curiosas e explicações simples e muito esclarecedoras a respeito das mais variadas espécies que habitam o continente gelado. Em diversas passagens as viajantes reforçam a importância da preservação ambiental, conscientizando crianças e adultos sobre o impacto que atitudes como jogar tampinhas de garrafa e sacos plásticos fora do lixo podem ter em todo o ecossistema do planeta.

Dentre os animais citados, estão a baleia-jubarte, baleia-franca, o albatroz, os pinguins e as focas, que entre uma brincadeira e outra ensinavam às Klink o gosto pela natureza e o respeito pelas mais diferentes formas de vida. Elas explicam no livro, por exemplo, a variedade de lugares onde os pinguins podem ser encontrados e que os ursos polares vivem somente no polo Norte. Para ajudar a conhecer cada uma das espécies mais de perto, a mãe e fotógrafa Marina Bandeira Klink emprestou os registros da sua lente com imagens surpreendentes e inusitadas, ora instigantes, ora reveladoras.

A fotógrafa Marina Bandeira Klink é também uma das responsáveis pelo processo de pesquisa e aprendizado das garotas. “Minha contribuição foi feita ao longo de vários anos pesquisando tudo o que elas deveriam saber quando navegássemos por uma das regiões mais incríveis do planeta. O resultado do trabalho é uma experiência singular, dedicada a crianças e adultos. Esperamos que muitos aprendam com elas a se emocionem com suas próprias descobertas”, diz Marina.

Perfil das Klink: Laura Klink, 13 – É quem mais gosta de fotografar, vê detalhes que os outros não veem. Maior lição que aprendeu nas viagens: Ver de perto como vivem os animais. Por exemplo, o bigode da foca e do leão marinho serve como “radar” para encontrar peixes.

Tamara Klink,13 – É irmã gêmea da Laura. É a que mais gosta de cozinhar e de arriscar novas receitas.Maior lição que aprendeu nas viagens: Ver de perto como vivem os animais.

Marininha Helena Klink, 10 – A caçula das irmãs. É quem mais gosta de lavar a louça para deixar tudo limpinho e brilhando durante as viagens. Maior lição que aprendeu nas viagens: Ver de perto como vivem os animais.

Grão Editora - Grão, novo selo do mercado editorial, dedicado a livros de viagem, culinária, estilo de vida e artes visuais, é resultado da parceria entre a Editora Peirópolis (www.editorapeiropolis.com.br) e a fotógrafa e designer gráfica Maristela Colucci [www.maristelacolucci.com.br]. Integram o selo as obras “O mar é minha terra” e “Sub – Viagem ao Brasil submarino”.

Título: Férias na Antártica | Autor: Laura,Tamara e Marininha Klink | Fotos: Marina Bandeira Klink | 72 Páginas | ISBN: 978-85-63313-04-1 | Capa: Brochura | Formato: 23 x 25 cm | Preço: R$ 42,00. FlipZona- Filhas de peixe, peixinho são... Laura, Tamara e Marininha Klink contam suas viagens pelo mundo. Sessão de autógrafos após o evento: Dia 07/08, às 17h , noAntigo Cinema - Praça da Matriz. | Sessão de autógrafos, às 18h30, na Livraria de Paraty – Loja da Casa de Cultura. 21ª Bienal Internacional do livro de SP – Sessão de autógrafos com Laura, Tamara e Marinha Klink, dia 14/081, das 5h às 17h, no Estande da Saraiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira