Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 09:10

Ajorpeme realiza 3ª edição do Programa de Responsabilidade Social Empresarial

A Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), através do Instituto Ajorpeme - Ética e Desenvolvimento Social, promove de 25 a 28 de junho, a terceira edição do Programa de Responsabilidade Social Empresarial. Trata-se de um projeto inovador que tem como objetivo despertar e estimular as micro, pequenas e médias empresas para a prática da gestão socialmente responsável, adotando as diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial, segundo o Instituto Ethos. A Ajorpeme congrega 2 mil empresas de micro e pequeno porte da região Nordeste de Santa Catarina.

O presidente da Ajorpeme, Marcelo Alexandro Molinari, explica que a Responsabilidade Social Empresarial tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam.

De acordo com a presidente do Instituto Ajorpeme – Ética e Desenvolvimento Social, Maria Salete Rodrigues Pacheco, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) coloca a empresa sobre pilares de sustentabilidade. “As pessoas começam a ter uma visão diferenciada de honestidade, ética e transparência, por exemplo”, explica. Isso significa que o relacionamento da empresas com questões comunitárias ou ambientais, e também com fornecedores, funcionários, consumidores, sociedade e governo passam por uma mudança cultural importante.

A RSE, de acordo com Maria Salete, também afeta profundamente o público interno das empresas. À medida que os conceitos de responsabilidade vão sendo incorporados pelos empresários e repassados à equipe, nota-se um maior comprometimento com a empresa. “Os funcionários passam a ver que o local onde trabalham tem valores importantes e passam a enxergar seu trabalho como um relacionamento de longo prazo”, ressalta.

Além disso, a presidente do Instituto Ajorpeme – Ética e Desenvolvimento Social destaca que a empresa que pratica a RSE passa a ter um diferencial competitivo no mercado. Para ela, é cada vez maior o número de pessoas que se preocupam se o produto que estão comprando é de uma empresa socialmente responsável. Por ser um projeto inédito voltado a pequenas e microempresas no Brasil, iniciado em 2006, o Programa de RSE da Ajorpeme pretende ampliar o número de participantes este ano oferecendo duas turmas, a primeira em junho e a segunda em outubro.

De 25 a 28/6, 19 às 22 horas, na Ajorpeme – Rua Urussanga, 292 – Bucarein. Investimento: R$ 100,00 para associados e R$ 200,00 para não associados | Telefone (47) 2101-4170 com Juliana.

Cases RSE: FGM - A FGM já desenvolvia alguns projetos de Responsabilidade Social Empresarial e resolveu participar do programa na Ajorpeme para conhecer mais sobre o tema e aprimorar suas ações. Os projetos foram desenvolvidos a partir de sugestões dos próprios colaboradores. O primeiro deles é promovido junto ao Centrinho de Pesquisa e Reabilitação Lábio Palatal, onde é realizada uma doação em dinheiro e os funcionários da empresa participam nas comemorações do Centrinho.

Além disto, promove mensalmente um evento em que os aniversariantes do mês se encontram e comemoram junto com os diretores da empresa. Os colaboradores afirmam sentirem-se muito mais valorizados e motivados após o início deste projeto.

Por meio de outro projeto, materiais recicláveis transformam-se em verba para a realização dos jantares de final de ano e aplicação em outros bens para os colaboradores. No último ano foi possível, por exemplo, comprar uma televisão 52 polegadas, que fica disponível a todos no refeitório.

Também está se aprimorando o projeto de planejamento de carreira. Com ele, Nelci Tereza Inácio Crispim passou de zeladora a chefe de departamento na empresa. “Trabalho na FGM há cinco anos. Iniciei na equipe de limpeza, passei à produção e agora sou coordenadora do Departamento de Resina, que faz parte da produção. Agora estou concluindo meus estudos e em breve inicio minha faculdade, tudo graças a minha determinação e ao incentivo da empresa”.

Coltex-Para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e de suas famílias com hábitos e responsabilidades sobre o meio ambiente, a empresa Coltex criou, em 2002, o programa Bancoltex. Cada funcionário recolhe na empresa e em casa o lixo que pode ser reciclado, posteriormente vendido. Os recursos são emprestados aos funcionários a juros módicos para aquisição de bens materiais pessoais ou para uso coletivo na empresa, como, por exemplo, as mesas de pingue-pongue e de sinuca, garantia de diversão e integração nas horas vagas.

Campanhas internas como a Recriarte - mostrou que lixo também é arte - e a Gincana Formiguinha – “traga sua sacolinha para construirmos a nossa casinha” - mobilizam os colaboradores e já trouxeram excelentes resultados. Na Gincana Formiguinha foi alcançada a marca de seis toneladas de lixo reciclável, que complementaram o valor necessário para a construção de três apartamentos na praia de Barra Velha, que podem ser utilizados por todos os colaboradores sem nenhum custo.

As conseqüências do Bancoltex só vêm a somar, pois por meio dele a realização de sonhos que vão desde compra de computadores, até veículos e casas, é possível. E a melhora na qualidade de vida torna os colaboradores mais satisfeitos e motivados, tornando a empresa mais saudável, competitiva e produtiva.

Perfil da Ajorpeme - A Ajorpeme surgiu em 16 de maio de 1984 reunindo 34 empresários. Hoje são mais de 2.000 associados que colocam a associação como uma das maiores da América Latina em seu gênero. A entidade está localizada em Joinville – Santa Catarina e promove diversos eventos em favor das micro e pequenas empresas, além de defendê-las em questões importantes para seu desenvolvimento. Lei Geral, TEF – Transferência Eletrônica de Fundos, Segurança, entre outros movimentos, são bandeiras da Ajorpeme. Também são promovidos eventos de capacitação, reuniões de Núcleos Setoriais e atividades de responsabilidade social, estas últimas desenvolvidas pelo Instituto Ajorpeme – Ética e Desenvolvimento Social. A associação está localizada na rua Urussanga, 292, Bucarein e contatos podem ser feitos pelo (47) 2101-4100 ou [email protected] | Site www.ajorpeme.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira