Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2010 - 09:19

Blackberry pode ser proibido na Indonésia e nos Emirados

O governo da Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, estuda seguir o exemplo da Arábia Saudita e bloquear os serviços do smartphone BlackBerry. A alegação é que eles representam “risco à segurança nacional”.

“Não sabemos se os dados enviados por BlackBerry podem ser interceptados e lidos por terceiros fora do país”, disse Gatot Dewabroto, porta-voz do Ministério da Comunicação indonésio, alegando que as informações poderiam ser usadas por “criminosos ou espiões”.

ONGs como a Repórteres Sem Fronteiras dizem que a decisão representa uma tentativa do governo de censurar e monitorar os cidadãos. E que a ameaça pode ser uma tática das autoridades para pressionar o fabricante do equipamento a fornecer ao governo mais dados sobre os usuários.

O anúncio aconteceu horas depois que a Arábia Saudita determinou que as operadoras de telefonia móvel no país interrompessem os serviços de BlackBerry a partir do dia 06 de agosto (sexta-feira). No início da semana, o governo dos Emirados Árabes Unidos já havia informado que estuda a proibição de bloquear e-mails, mensagens instantâneas e navegação na web em BlackBerry. As autoridades do reino também alegam que o smartphone pode representar uma ameaça à segurança nacional e aos “valores sociais”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira