Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2010 - 10:46

Carro elétrico faz de zero a 100km/h em 2,9 segundos e acirra concorrência

A guerra pela liderança do melhor carro elétrico saíu das pranchetas e promete continar nas ruas dos Estados Unidos e outros países que investem para aprimorar a tecnologia das baterias. Esta semana (27/07) a Mercury News divulgou em seu site (http://www.mercurynews.com/breaking-news/ci_15614209?source=rss&nclick_check=1) que a General Motors, com o lançamento do electric-powered Chevy Volt, espera superar os concorrentes Prius da Toyota e o Leaf da Nissan.

Trata-se de um compacto para quatro passageiros. A marca espera conquistar os consumidores com um diferencial que considera importante: um pequeno compressor (Voltec powertrain ) a gás/etanol que permite gerar energia após esgotamento da carga da bateria (a autonomia total do carro está em torno de 700 km). Um outro atrativo, considerado pelo fabricante, é a grantia de OITO anos ou 100.000 milhas (aproximadamente 170.000 kilómetros) para a bateria e seus componentes.

O Carro estará a venda no mercado americano no final deste ano pelo preço de $33.500,00, já com os benefício do governo federal americano (preço sugerido $41.000,00 menos $7.500,00 de benefícios federais). O consumidor poderá comprar o Volt por valor inferior ao acima mencionado se, por exemplo, morar na California onde o governo estadual ofereçe benefício adicional de $2.500,00 para compradores de carros elétricos.

A potência das baterias e dos carros estão evoluindo rápido

Ninguém tem dúvidas de que as baterias para os carros elétricos vão evoluir rapidamente e sanar os problemas de peso, autonomia e recarga rápida. Noticias divulgada pelo Cnet Reviews (http://reviews.cnet.com) revelou que uma nova tecnologia de carregamento por JFE Engineering permite carregar 50% de uma bateria em TRÊS minutos, e 70% em até CINCO minutos. Naturalmente, essa tecnologia ainda não está disponível, já que exige alimentação com alta voltagem, o que pode comprometer a vida útil da bateria.

Segundo blog da Forbes (http://blogs.forbes.com/energysource/2010/07/26/zero-to-60-in-3-seconds-not-bad-for-an-electric-car/) o fundador e apaixonado por carros elétricos John Wayland do Oregon, nos Estados Unidos, encontrou uma maneira interessante para contestar a noção de que os veículos eléctricos não são nada além de carrinhos de golfe glorificados. Segundo a publicação, Wayland, 59, um dos fundadores da National Electric Drag Racing Association transformou o seu Datsun 1972 em um dos carros elétricos mais rápidos do mundo.

De acordo com Oregon, o carro é equipado com doze baterias de lítio polímero e pode gerar 2,4 mil ampéres instantânea, atingindo a velocidade de zero a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Nada mau para um carro elétrico, não é mesmo?

Ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil,Escritor, consultor, conferencista e professor.,Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”.Blog: http://carroeletriconews.blogspot.com.Site: www.icbr.com.br.Site: www.evaldocosta.com.E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira