Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 09:34

A Era das Máquinas Espirituais


Finalmente chega às livrarias brasileiras, a partir de 10 de julho, o grande clássico de Ray Kurzweil: A Era das Máquinas Espirituais (Editora Aleph).

A obra foi escrita em 1998 - Se o livro fosse um mero exercício de futurologia, os leitores talvez pudessem ficar um pouco decepcionados. Afinal, alguns eventos apontados pelo autor já aconteceram, e não com a mesma velocidade prevista por ele. Mas Kurzweil não está muito preocupado com o acerto de suas previsões. A proposta do livro vai muito mais além. Suas páginas revelam não apenas o quanto a computação avançou desde seus primórdios, mas entrevêem quão intensamente ela pode avançar nas próximas décadas. É uma obra que aponta caminhos para o futuro.

Kurzweil analisa as vastas possibilidades que a nanotecnologia e a inteligência artificial, entre diversos outros avanços, propiciarão ao planeta em termos de bem-estar material e psicológico. E ainda nos mostra que a relação entre seres humanos e máquinas está para mudar radicalmente. Segundo o autor, o intervalo de tempo necessário para a evolução e o aprimoramento tecnológico ficará cada vez menor com o passar dos anos. E é esta a tese que sustenta suas previsões e que, por mais fictícias que possam parecer a princípio, as tornam perfeitamente plausíveis. Em menos de 100 anos as máquinas atingirão a mesma habilidade do cérebro humano — um tempo ínfimo se comparado aos cerca de 1 bilhão de anos de evolução que os homens precisaram para desenvolver sua inteligência. Mas não ficarão por aí.

Não será surpresa se num futuro próximo as inteligências artificiais adquirirem personalidade própria e sentimentos antes exclusivamente humanos, até mesmo experiências espirituais. Até 2099, a longevidade física atingirá proporções inimagináveis, e a imortalidade será possível por meio de um processo de transferência da mente para outro suporte que não o carbono de nossos corpos. A maioria das entidades conscientes não terá uma presença física permanente. Não haverá uma clara distinção entre homem e máquina e, possivelmente, criador e criatura se fundirão para formar uma nova espécie biotecnológica.

Infelizmente, não estaremos vivos até lá para saber se as previsões de Kurzweil vão se confirmar de fato. Ou estaremos?

“Kurzweil oferece um olhar único para um futuro no qual as capacidades do computador e da espécie que o criou ficarão ainda mais próximas uma da outra.” Bill Gates

O autor: Ray Kurzweil é reconhecidamente um escritor versátil, um pensador inquieto e um inventor antenado e extremamente criativo. Engenheiro de som e empresário, entre outras atividades, desenvolveu softwares de reconhecimento de voz, sintetizadores e máquinas de leitura para cegos — utilizados por Stevie Wonder — que se tornaram mundialmente famosos. Seu site www.kurzweilai.net é referência em nanotecnologia, contendo informações atualizadas semanalmente sobre as mais recentes e avançadas pesquisas na área.

Na gíria norte-americana do marketing, Kurzweil seria um preacher: faz uma verdadeira pregação religiosa de suas crenças. E como todo bom pregador, consegue deixar seus fiéis arrebatados. É autor de The age of intelligent machines, que ganhou o Association of American Publishers’ Award de melhor livro de informática de 1990. Ganhou o Dickson Prize, o principal prêmio científico da universidade Carnegie Mellon, em 1994. O Massachusetts Institute of Technology elegeu-o inventor do ano em 1988. Em 2004, em co-autoria com o médico Terry Grossman, lançou o livro A medicina da imortalidade — um abrangente programa de longevidade que inclui orientação nutricional, avanços da medicina e tecnologia de ponta, que em pouco tempo se tornou sucesso de vendas no Brasil. Atualmente, Kurzweil vive em Boston, EUA.

Tradução da obra Fábio Fernandes, Editora Aleph, 512 páginas, formatyo 16 x23 cm, Nas livrarias a partir de 10 de julho de 2007.

Yáskade Carnizello: [email protected] | Telefone (11) 3743-3202

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira