Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2010 - 08:49

Divisão de Serviços Genéticos IGENITY/Merial firma parceria com a cooperativa Castrolanda

O objetivo é a realização de teste de paternidade e de marcadores moleculares na Agroleite 2010.A feira é referência para pecuária de leite e reúne os principais criadores de vários estados.

A divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial firma parceria com a Cooperativa Castrolanda para a realização de testes de verificação de paternidade e testes funcionais de perfis genéticos através de análise de DNA para animais pertencentes aos cooperados, durante a Agroleite 2010, principal vitrine de tecnologia para a pecuária de leite no sul do Brasil, que acontece de 10 a 14 de agosto no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR).

O evento que já acontece há nove anos vai reunir mais uma vez representantes e pessoal técnico das principais associações de raças leiteiras criadas no país, selecionadores das raças Holandesa, Jersey, Simental, Pardo-Suíça e Girolando nas regiões sul e sudeste e empresas que atuam junto a cadeia produtiva do leite.

Segundo Frederico Glaser, zootecnista e coordenador IGENITY/Merial, a efetivação desta parceria inédita por ocasião da Agroleite é um fato “muito importante para o setor produtivo ligado a pecuária de leite no Paraná, estado que possui rebanho leiteiro altamente especializado, com animais participantes de controle leiteiro oficial e registro genealógico em associações de raça, produzindo atualmente médias diárias dignas dos melhores rebanhos do mundo”.

Para Glaser, a grande vantagem desta parceria é que “a partir de agora os criadores poderão facilmente enviar suas amostras em conjunto para a análise no laboratório IGENITY. Desta maneira a Merial oferece conveniência ao produtor que, com o envio de uma única amostra de pêlo do animal, consegue realizar a verificação de paternidade – necessário para registro do animal nas associações de raça”, e também, ao momento que desejar, “pode solicitar os Perfis Igenity para descobrir precocemente o potencial genético de seus animais, o que tem o objetivo de auxiliar nos processos de seleção dos animais mais produtivos e multiplicação dos animais melhoradores”, destaca. “No caso do cooperado que definir por fazer a avaliação de potencial genético por meio dos perfis IGENITY a mesma amostra poderá ser usada, barateando o custo das análises, que passam a ser realizados por um único laboratório, de forma a beneficiar os cooperados, tanto em termos de valores quanto em serviços”, finaliza o coordenador.

A Merial vai apresentar também aos pecuaristas da Castrolanda a difusão da tecnologia, mostrando as vantagens para maior produção de leite. O Perfil IGENITY para Gado de Leite identifica o potencial produtivo de cada animal por meio de escores de fácil compreensão que vão de 1 a 10. “Com esses resultados o pecuarista pode selecionar o animal que melhor atinja seu objetivo. Atualmente fornecemos inclusive indicações para o melhor uso da genética” afirma Glaser.

“Se o produtor fizer a identificação com animal ainda jovem, antes de começar a produzir, vai ter idéia de como pode gerenciar seu rebanho com base no conhecimento que passa a ter dele, visando melhorias contínuas com animais de qualidade de leite superior e redução de custo”, reforça Glaser.

Perfil IGENITY – É um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de corte e de leite (raças taurinas e zebuínas, de leite e corte), para características economicamente relevantes. IGENITY auxilia na orientação do melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, seleção e acasalamento e ainda na orientação de compra e venda de animais, com base no conhecimento do perfil genético.

“A avaliação de potencial genético (em Escores ou VGMs/Valores Genéticos Moleculares) é feita a partir de amostras de pelos coletados da cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor potencial genético do plantel”, finaliza Glaser.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira