Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 09:46

Ministro do esporte e presidente do CO-RIO visitam centro de uniformes e credenciamento do RIO 2007

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, visitaram dia 21 de junho, o Centro de Uniformes e Credenciamento do RIO 2007 (UAC, na sigla em inglês), onde entregaram as credencias de voluntários dos Jogos.

Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, os voluntários são personagens muito importantes para o Rio 2007. “Essa é a medalha dos voluntários. Eles são uma demonstração da generosidade do povo brasileiro e da magia do Pan. Esse será nosso diferencial na disputa para receber os Jogos Olímpicos”, comentou o Ministro Orlando Silva, que entregou a credencial do gaúcho Edson Dorneles, que veio de bicicleta de Santo Ângelo (RS) para participar dos Jogos como voluntário.

O presidente do CO-RIO e do COB, Carlos Arthur Nuzman, entregou a credencial de Éden Lopes, de 84 anos, voluntário mais velho dos Jogos, e também exaltou o clima de alegria dos voluntários. “Estamos seguindo o modelo olímpico na operação do credenciamento. O ótimo clima nesta distribuição de credenciais para os voluntários é inspiração para todos”, comentou Nuzman.

O UAC está localizado na Barra da Tijuca e possui 6.300m2 de área total. Nele estão sendo confeccionadas e distribuídas mais de 43 mil credenciais e mais de 400 mil itens que compõem os uniformes de voluntários, oficiais técnicos, prestadores de serviço e funcionários do CO-RIO que vão trabalhar nos Jogos. A operação no UAC começou no sábado, dia 16, com a distribuição das credenciais e uniformes dos funcionários do CO-RIO.

O kit de uniforme é composto por uma bolsa, duas calças, três blusas, um casaco, uma pochete, uma garrafa plástica e um boné. As camisas do uniforme são compostas em 50% de sua malha por fibra de garrafas pet recicladas. Todos os uniformes têm a logo do Sesc, patrocinador dos uniformes e do programa de treinamento dos voluntários do Rio 2007.

O processo para credenciamento, monitorado pelo Centro de Operações Tecnológicas dos Jogos Pan-americanos (TOC), inclui o atendimento em estações de trabalho, onde é realizada a busca dos dados do colaborador na base de dados do sistema. Em seguida é feita a foto que vai para a credencial. O documento é impresso e nele são aplicados os itens de segurança, para posterior plastificação. Com a credencial em mãos, o colaborador segue para a linha de distribuição de uniformes, passa por nova verificação de dados, prova do uniforme, montagem, entrega e conferência do kit. Por fim, acontece a validação da credencial.

Além da foto, o sistema de credenciamento para acesso aos locais dos Jogos utiliza também um código de barras que identifica o portador do crachá, onde constam os níveis de acesso a que a pessoa estará autorizada a circular. O sistema de credenciamento está integrado ao sistema de antecedentes criminais, provido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e emite credenciais que permitirão acesso aos diferentes perímetros de segurança nas áreas de competição, de treinamento, dos espectadores, do apoio, dentre outras, segundo o perfil de cada pessoa credenciada, atendendo às necessidades específicas de sua atribuição.

O sistema de credenciamento conta com a tecnologia sem fio de identificação por radiofreqüência (RFID). Através de etiquetas inteligentes que capturam e armazenam dados, o RFID permite o acompanhamento em tempo real de informações gerais do cadastrado e do controle de acesso às instalações. Além de ser utilizado no credenciamento, o RFID será usado, ainda, para cadastrar veículos. | www.rio2007.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira