Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2010 - 07:56

Higienização correta para quem usa aparelho ortodôntico

O fio ou arco metálico que passa horizontalmente sob os dentes de quem usa um aparelho ortodôntico pode atrapalhar a higienização oral. Mas, segundo especialistas, esse argumento não pode servir de desculpa para descuidar da limpeza adequada dos dentes. Há alternativas no mercado que podem auxiliar nessa tarefa.

O uso de aparelho ortodôntico para a correção de problemas como mordida cruzada ou dentes desnivelados e/ou desalinhados deixou, há muito tempo, de ser uma condição ligada a má aparência estética. Muito pelo contrário, até mesmo devido aos vários modelos e a possibilidade de trocar a cor dos elásticos durante a manutenção, que em média acontece a cada 21 dias, o aparelho passou a ser um acessório charmoso e rejuvenescedor, isto é, em muitos casos, o paciente se sente mais jovem com o seu uso. No entanto, alguns incômodos podem angustiar o usuário, como o aperto que o aparelho exerce sobre a arcada dentária, a dificuldade de comer alguns alimentos e, sobretudo, se não houver uma higiene adequada durante o tratamento, pode surgir gengivite e cáries.

“Em razão do aperto, às vezes tenho vontade de tirar o aparelho. Não posso comer algumas coisas que gosto muito como pé de moleque e diversos tipos de carnes”, comenta a professora Patrícia Ribeiro, 27 anos. Contudo, a maior dificuldade ainda é outra: como fazer a limpeza dos dentes com o fio ou arco metálico do aparelho passando na horizontal por toda a extensão da boca? O fio dental não passa!

Sem dúvida, essa é uma grande dificuldade dos pacientes. Entretanto, segundo o especialista mestre e doutor pela USP e professor de Odontologia da Uniban, Dr. Hugo Lewgoy, este problema deve e pode ser superado facilmente, pois há no mercado produtos para auxiliar essa tarefa. “O uso do aparelho ortodôntico favorece o acúmulo de detritos alimentares e, consequentemente, facilita a formação da chamada placa bacteriana sobre os dentes. Isto provoca a inflamação das gengivas, que ficam sensíveis e sangram com muita facilidade. Aliás, estes sinais e sintomas são um alerta e, caracterizam um quadro típico de gengivite”, explica o professor. Ele lembra que o profissional, no momento da colocação do aparelho, deve dar as instruções de como fazer a higienização oral e indicar produtos adequados para realizá-la. Infelizmente, nem sempre isso acontece.

O uso de uma escova ultramacia, com grande quantidade de cerdas; uma escova interdental; e o uso de uma escova do tipo Unitufo são instrumentos imprescindíveis para evitar problemas com a saúde oral, principalmente para quem usa aparelho ortodôntico, cuja higienização deve ser minuciosa, pois, de que adiantam dentes bem posicionados se as gengivas estão inflamadas e os dentes cariados? A escova interdental Curaprox Prime, por exemplo, já disponível no mercado, contém filamentos ultrafinos, macios, flexíveis e com extremidades arredondadas que alcançam todos os nichos de retenção da placa bacteriana sem machucar as gengivas, permitindo a remoção ou desorganização da placa em regiões totalmente inacessíveis para as escovas interdentais comuns. “A higienização interdental é tão importante que é considerada a principal diferença entre os indivíduos de países que conseguiram erradicar a cárie e dos países que permanecem com esta doença como uma verdadeira epidemia. Por isso, enquanto a higiene da região proximal não for uma rotina, as pessoas vão continuar com cáries e doenças gengivais, independente de estar ou não com aparelho, pois o fio dental sozinho não é suficiente”, alerta o mestre.

Antes de usar a escova interdental Curaprox Prime, lembra o especialista, o paciente deve fazer a escovação comum, sempre com uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas como, por exemplo, a Curaprox de 5460 cerdas, que é super eficiente no combate a placa e não agride os dentes e as gengivas. “Mas também, é relevante o complemento da higienização com uma escova Curaprox Unitufo, pois, esta escova é capaz de limpar os chamados braquetes e demais peças dos aparelhos com perfeição”, finaliza o professor.

Resumo da pauta: Com um aparelho, a higiene oral é mais importante do que nunca. Os aparelhos têm pequenos espaços onde os restos de alimentos e a placa bacteriana fica aderida, podendo causar gengivites e cáries. Por isso, os dentes devem ser higienizados cuidadosamente após cada refeição com uma escova interdental do tipo Prime; uma escova ultramacia, como, por exemplo, a Curaprox de 5460 cerdas; e a escova Unitufo, respectivamente.

Perfil- Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. [www.curaprox.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira