Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 09:46

COB envia nota à imprensa

1 – Informamos que o exame de controle de dopagem realizado no atleta Magno Nazaret, do ciclismo, acusou presença de metabólicos da Sibutramina, substância considerada proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). O exame foi realizado no dia 27 de abril de 2007 na Volta Ciclística de São Paulo, a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro, dentro do programa de controle de dopagem que o COB está realizando em cerca de 800 atletas com chances de participar dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Diante disso, o atleta foi afastado da delegação brasileira e não mais competirá no Rio 2007. O atleta deverá ser julgado pelo tribunal da Confederação Brasileira de Ciclismo.

2 – Informamos que os exames clínicos e físicos realizados na atleta Katia Regina dos Santos, do basquete, apontaram irregularidades no ritmo cardíaco (extra-sístoles ventriculares monomórficas e esparsadas, no traçado eletrocardiográfico de repouso; e aumento da freqüência e complexidade de extra-sístoles, no teste de esforço).

Esses exames, feitos a partir de sugestão do Comitê Olímpico Brasileiro, foram coordenados pelo médico da Confederação Brasileira de Basquete, Dr. Carlos Eduardo Marques.

Com base no parecer do Dr. João Olyntho Machado Neto, que integra a equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB recomendou à CBB que a atleta não se envolvesse, neste momento, com a prática do basquete competitivo.

Kátia Regina estava pré-relacionada pela Confederação Brasileira de Basquete para a disputa dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Parecer do Dr. João Olyntho: “Rio de Janeiro, 20 de junho de 2007

Por solicitação do Dr. Carlos Eduardo Marques, médico da Confederação Brasileira de Basquete, avaliei a atleta Kátia Regina dos Santos. Ao exame clínico recebi relato de dois episódios compatíveis com pré-síncope durante o treinamento da modalidade em 2003. Ao exame físico observei irregularidade no ritmo cardíaco. O traçado eletrocardiográfico de repouso apresentou extra-sístoles ventriculares monomórficas e esparsadas. No teste de esforço constatou-se aumento da freqüência e complexidade das extra-sístoles. Realizado eletrocardiografia dinâmica de 24 horas foram observadas 4.518 extra-sístoles ventriculares isoladas, 53 paradas e 1 surto de taquicardia ventricular. Mediante tais achados, julgo, fundamentado na atual literatura científica que a atleta não deve envolver-se no momento com a prática de basquete competitivo, sendo necessário a continuidade da investigação com métodos complementares laboratoriais, de imagens e eletrofisiológicos para elucidação da causa e por conseguinte o prognóstico das alterações eletrocardiográficas encontradas. * João Olyntho Machado Neto – Médico - CRM 52.44482-1”| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira