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10/08/2010 - 08:33

Caminhões Iveco com transmissão automática Allison têm produtividade 32% maior na coletade lixo de Buenos Aires


A utilização das transmissões automáticas Allison por empresas de coleta de lixo tem demonstrado, entre outros requisitos, maior produtividade, funcionamento mais silencioso e menores custos de operação.

Veículos para a coleta de resíduos urbanos equipados com transmissões automáticas são uma realidade nas principais cidades de todo o mundo. Uma bem-sucedida parceria praticada na Europa entre a Allison, Urbaser (que é a Transportes Olivos na Argentina) e Iveco, por exemplo, resultou em grande satisfação do usuário e ótimo rendimento na operação. Com este bom precedente as empresas envolvidas decidiram transferir a experiência também para a Argentina, onde foram iniciados testes de campo.

O primeiro passo foi o desenvolvimento de uma unidade de testes, o que foi feito com a colaboração do pessoal técnico da Aurélia Vial, dealer Iveco em Buenos Aires, nas próprias oficinas da empresa. Os resultados dessa experiência foram muito acima das expectativas, o que levou a Iveco Argentina, baseada nos modelos da marca existentes na Europa, a desenvolver uma versão automática do Iveco Eurocargo 170E22 RSU. Durante o ano de 2009 foram realizados exaustivos trabalhos de engenharia, testes e também os ajustes necessários da linha de produção para vir a fabricar este modelo em sua planta na cidade de Córdoba. As primeiras unidades automáticas saíram das linhas de montagem da Iveco no primeiro trimestre de 2010.

Todos esses esforços foram dirigidos no sentido de atender a licitação do serviço de coleta de lixo da cidade de Buenos Aires, que está prevista para ocorrer ainda em 2010. A frota a ser adquirida está estimada em aproximadamente 400 unidades, que serão dividas em seis zonas de concessão. Obviamente nessa licitação serão valorizados veículos que permitam um sensível aumento da produtividade da frota (mais carga em menor tempo de trabalho), o que é característica dos modelos equipados com transmissão automática.

Outro ponto que influirá definitivamente na escolha dos veículos são os gastos com manutenção. Reduzir o custo do equipamento parado por causa de quebras frequentes e, principalmente, no trem de potência do veículo e aumentar a disponibilidade do caminhão também é fundamental. Isso permitirá que eles possam cumprir com uma vida útil estimada entre quatro e dez anos.

Os testes de campo - As primeiras avaliações foram feitas em parceria com uma das principais empresas de coleta de Buenos Aires. A versão de avaliação, um Iveco Eurocargo 170E22 equipado com uma transmissão totalmente automática Allison da Série 3000, foi entregue para o usuário para um teste que teve a duração de 93 dias. Durante esse período a unidade automática foi acompanhada de uma versão idêntica, porém, com câmbio manual. Os dois modelos operaram sob condições semelhantes: mesmos percursos, turnos de trabalho e motoristas.
Os dados levantados apontam para os seguintes resultados:
Unidade..........Quilometragem.....Horas trabalhadas....Toneladas recolhidas
Automático............16.566....................1.200.......................1.548,04
Manual...................16.423....................1.319.......................1.286,72

O rendimento do caminhão automático foi 32% melhor que a versão manual, levando-se em conta o volume recolhido em toneladas por hora de trabalho (1,29 ton/h diante de 0,97 ton/h). Isso mostra claramente as vantagens do uso da transmissão automática na coleta de lixo urbano.

Para apresentar esse tipo de equipamento para clientes da Argentina a Allison, juntamente com a Iveco, promoveu um Ride & Drive ? demonstração dinâmica ? para as mais importantes empresas coletoras de lixo de Buenos Aires. No último dia 14 de julho os executivos dessas empresas foram convidados para participar de uma demonstração no Pilar Golf Club, sediado a 40 quilômetros do centro de Buenos Aires, onde estiveram à disposição cinco caminhões com transmissão automática para avaliação.

Perfil da Allison Transmission, Inc. - Allison Transmission, Inc (Allison) es el proveedor líder mundial de transmisiones automáticas para sistemas de propulsión comerciales e híbridos. Los productos Allison son especificados por los fabricantes de vehículos de más de 250 reconocidos fabricantes y utilizados en muchos segmentos de mercado, incluidas las aplicaciones en los autobuses, recolección de residuos sólidos urbanos, extinción de incendios, construcción, distribución, militar y aplicaciones especiales. Fundada en 1915, Allison tiene su sede central en Indianápolis, en Indiana (EE.UU.) y emplea a aproximadamente 2.700 personas. Sus sedes regionales se encuentran en China, Holanda, Brasil, India y Japón, con presencia global en 80 países, Allison tiene más de 1.550 distribuidores y revendedores. [ www.allisontransmission.com].

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