Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2010 - 09:14

Curso orienta empresários cariocas sobre a nota digital

Aulas são ministradas por responsável pelo projeto 'Nota Carioca', da Prefeitura do Rio.

As empresas prestadoras de serviços devem correr para emitir notas fiscais eletrônicas. A “Nota Carioca” já é obrigatória desde 1º de agosto para prestadoras de serviços que faturam acima de R$ 240 mil por ano e a partir de 1º de outubro a obrigatoriedade chegará a todas as 70 mil empresas contribuintes do ISS da cidade do Rio de Janeiro.

Para tirar as dúvidas dos empresários, a Nasajon Educacional – divisão da Nasajon Sistemas – está realizando cursos voltados exclusivamente para dar esclarecimentos sobre a “Nota Carioca”. Os cursos, com duração de oito horas, acontecem em um único dia. Devido à grande procura, foram abertas novas turmas nos dias 14 e 28 de agosto.

.[As aulas são ministradas pelo analista de negócios Sandro Rocha, responsável pelo projeto “Nota Carioca”, na Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio - Caerj (Rua da Assembléia, 77 - 3º andar – Centro) e contam com o sistema de emissão oficial da prefeitura do Rio. Para fazer a inscrição e obter informações sobre o curso, basta ligar para (21) 2213-9343 ou acessar o site www.nasajon.com.br/educacional].

Segundo Sandro Rocha, o sistema é muito bom para todos os envolvidos: governo, empresas prestadoras de serviços e consumidores. Rocha, que além do Rio de Janeiro também trabalhou na implantação da Nota Fiscal de serviços eletrônica em São Paulo (SP), Recife (PE) e Macaé (RJ), conta que as experiências com esse tipo de sistema em outras cidades foram muito positivas.

“Trata-se de um programa de conscientização, que faz com que os consumidores se tornem ‘fiscais’ tributários e sejam recompensados por isso. Os consumidores que exigirem o documento vão concorrer a prêmios em dinheiro (em valores de até 20 mil reais) e a descontos de até 50% no IPTU, bastando para isso informar o número do CPF para participar”, explica Rocha.

Apesar de os prêmios para os contribuintes contemplarem apenas as pessoas físicas consumidoras de serviços, as empresas também se beneficiam do programa. A “Nota Carioca” permitirá acesso a uma nota digital, emitida via internet para a Secretaria municipal de Fazenda a cada prestação de serviço, formando na Prefeitura um banco de dados fiscal. Com isso, o Imposto Sobre Serviços – ISS – de qualquer natureza será calculado e recolhido de forma mais ágil, reduzindo a burocracia e custos com impressão e confecção de talonários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira