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10/08/2010 - 09:37

Brasil é o primeiro país da América Latina a disponibilizar crédito e investimento por meio de rede social

Fairplace inova com o conceito “peer-to-peer lending” e possibilita que negociações de empréstimo e investimento sejam feitas diretamente entre pessoas, sem intermediação bancária e apenas pela internet.

São Paulo – A Fairplace – Comunidade de Empréstimos (www.fairplace.com.br) é a única empresa da América Latina a permitir que a negociação de empréstimo seja feita diretamente entre pessoas, sem vínculo com bancos ou financeiras, pela internet. Eldes Mattiuzzo, diretor da Fairplace e idealizador do conceito no Brasil, teve como base empresas norteamericanas e européias, como Prosper e Zopa, que também utilizam o conceito “peer-to-peer lending”. “Essa é uma modalidade inovadora, que tem como diferencial aproximar o investidor da pessoa que está precisando de dinheiro, permitindo que ele saiba o destino de seu investimento”, explica Mattiuzzo.

Além de aproximar as pessoas, a comunidade de empréstimos oferece vantagens aos investidores e tomadores de crédito. Em julho, a carteira média da Fairplace rendeu aos seus investidores 2,56%, enquanto o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) rendeu 0,86% e a poupança 0,59%. Já para os tomadores de crédito, a taxa média da Fairplace em julho foi de 3,2% a.m, enquanto a média do mercado para empréstimo pessoal apresentou 4,6% a.m, o cheque especial 8% a.m e o cartão de crédito 11% a.m.

Quando a Fairplace passou a operar, em abril de 2010, a estimativa para os quatro primeiros meses era de emprestar um volume próximo de R$ 400 mil, mas a aceitação do público foi além do esperado e, em junho, o valor total de empréstimos ultrapassou R$ 665 mil, correspondendo a 187 créditos concedidos. “Não esperávamos esse retorno tão rápido, mas isso prova que os usuários que utilizaram a Fairplace aprovaram nosso modelo, que parece ter sido feito para o Brasil, já que aqui o spread bancário é um dos mais elevados do mundo. É também impressionante a quantidade de indicações e boas referências que recebemos nas mídias sociais, em especial o Twitter”, comenta Eldes.

As negociações para concessão de crédito são simples. Primeiramente, a pessoa que deseja solicitar crédito se cadastra no site da Fairplace e preenche sua proposta de empréstimo com dados pessoais, valor desejado, finalidade e a taxa de juros que está disposto a pagar. Os pedidos de empréstimos podem variar de R$ 1 mil a R$ 5 mil. A partir daí, os dados são analisados pelo programa elaborado pelo Serasa Experian, onde é definido o score (classificação de risco) do tomador, que vai de AAA a E. O score é que dá base para os investidores definirem as taxas que irão cobrar. Quanto melhor for o score, menor será a taxa.

Após essa etapa é iniciado o leilão de taxas entre os investidores, onde as menores serão as escolhidas para compor a carteira de empréstimos do tomador. Assim, um só empréstimo pode ser composto por vários investidores, que também podem emprestar para diversos tomadores, formando uma carteira de risco diluído, com retornos previsíveis e muito atraentes.

Fairplace – Comunidade de Empréstimos: A Fairplace - Comunidade de Empréstimos (www.fairplace.com.br) é responsável por introduzir no Brasil o conceito “peer-to-peer lending” - empréstimo de pessoa para pessoa. Seu objetivo é administrar, por meio de uma rede social na internet, a relação entre pessoas com dinheiro para investir com aquelas que precisam de um empréstimo, chamadas tomadores de crédito, para realizar seus desejos e projetos. As taxas cobradas são mais baixas que as praticadas por bancos ou financeiras, e os investidores obtêm retornos muito acima de CDBs e Poupança.

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