Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2010 - 09:53

Técnicas pouco invasivas ganham força na cirurgia plástica

Fios cutâneos absorvíveis, ácido polilático e laser são recursos que potencializam resultados em procedimentos cirúrgicos.

Os efeitos da exposição solar e a queda no perfil hormonal, associados ao fato de que após os 30 anos a taxa de degradação do colágeno tecidual começa a aumentar significativamente resultam em modificações na capacidade tenso-elástica da pele. Alguns dos sinais são: formação de rugas, manchas, alteração de contorno facial e volumétrico da face com acúmulo de gordura em algumas regiões e reabsorção em outras. O resultado é um progressivo envelhecimento da face após os 45 anos de idade.

Os procedimentos recomendados visam reparação do contorno cérvico-facial, restauração da qualidade da pele, clareamento de manchas, atenuação de sulcos e rugas. A tendência do tratamento é multifatorial, com objetivo de tratar, melhorar e prevenir o envelhecimento, de forma individualizada.

Os procedimentos cirúrgicos indicados para restauração do "triângulo da juventude facial" são denominados liftings da face e/ou pescoço. Neles, a abordagem visa suspensão das estruturas da face e retirada de excesso de pele. Em destaque a blefaroplastia, cujo objetivo é retirar o excesso de pele da região dos olhos, assim como reposicionamento de sulcos, bolsas e canto dos olhos. Há também a lipoaspiração e lipoenxertia da face, que visam retirar gordura em excesso da "papada" e repor gordura nos malares e sulcos onde foi absorvida no processo de envelhecimento.

A cirurgia estética de face requer o cuidado de selecionar não só as técnicas a serem utilizadas, mas o tipo de paciente a aplicá-las. A cirurgia plástica convencional corrige adequadamente o problema, produzindo bons e duradouros resultados. No entanto, cada vez mais observamos um aumento progressivo dos chamados procedimentos minimamente invasivos, cuja intenção é potencializar os resultados de um lifting facial, com intervenções menores, de mais rápida recuperação e menor afastamento das atividades cotidianas.

Atualmente os fios cutâneos absorvíveis são bem indicados para suspensão da sobrancelha e auxílio na projeção dos malares. O ácido polilático atua na melhora da qualidade da pele, reduzindo a flacidez da face e pescoço. Já a toxina botulínica é boa opção para o apagamento das rugas ditas dinâmicas. Por fim, o recurso do laser é utilizado para clareamento de manchas, fechamento de poros, atenuação de sulcos e redução da flacidez da pele.

Tais recursos, dentre outros, são ditos minimamente invasivos e devem ser cuidadosamente escolhidos como opções de tratamento ou suporte à cirurgia plástica para potencialização dos resultados da mesma.

. Por: Dra. Gláucia Helena Zeferino,Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco.Formação Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, Doutorado em Cirurgia – HC – FMUSP, Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). [ Clínica Stelle,Avenida Pacaembu, 1632 São Paulo – SP, telefone (11) 3664-3330, dia1 4 de setembro de 2009 das 13 às 17 horas | www.clinicastelle.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira