Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 10:02

MDIC e ABDI dão início ao projeto de internacionalização das PMEs

Brasil e União Européia investirão 44 milhões de euros no projeto, que visa à inserção internacional das pequenas e médias empresas brasileiras

O assistente técnico internacional (ATI) Franco Scotti, da União Européia, desembarca no Brasil na próxima segunda-feira, 25 de junho, para dar suporte técnico ao projeto de Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Outro assistente, Fernando Fuentes, chega no dia 9 de julho, imbuído da mesma função. “A vinda deles é um marco importante na operacionalização do projeto, dando início efetivo à sua execução”, afirma Geraldo Nunes, diretor-nacional do Projeto pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – executora oficial do programa, que tem a parceria do Sebrae, APEX-Brasil, Inmetro, Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, CNI, IEL, IPEA e Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC.

O projeto resulta de um acordo de cooperação entre Brasil e União Européia, o qual teve que atender a algumas exigências feitas pela Procuradoria-Geral do Ministério da Fazenda para sua convalidação. O Diretor ressalta o papel fundamental da ABDI neste processo. “Demos apoio institucional, técnico e material durante esse período de adequação, sempre em articulação com o MDIC, que é o organismo de tutela do projeto pelo lado brasileiro”, conta. O objetivo do projeto é contribuir para a inserção competitiva do Brasil na economia mundial, reforçando as relações econômicas e comerciais entre Brasil e União Européia. Para isso, pretende-se promover e apoiar a expansão e a diversificação das exportações das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, com ênfase particular em produtos de maior conteúdo tecnológico. Segundo Geraldo Nunes, a meta é que a participação das PMEs brasileiras no mercado internacional cresça 3% até 2010, tendo como foco as negociações com a UE.

Até dezembro de 2010, a União Européia investirá 22 milhões de euros no projeto. Em contrapartida, o governo brasileiro, por meio dos órgãos envolvidos, investirá o mesmo montante. Com os recursos, serão possibilitadas a assistência técnica necessária para a internacionalização das PMEs brasileiras, estudos sobre o tema, formação de pessoal qualificado no Brasil e na Europa, aquisição de equipamentos para órgãos que prestam serviços técnicos como Inmetro e Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, entre outras ações. “O apoio da UE fundamenta-se na estratégia do bloco de estreitar relações comerciais com a América Latina, em especial o Brasil”, conclui o diretor.

ABDI (www.abdi.com.br) - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), instituída em dezembro de 2004, tem como missão promover o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. O principal enfoque da ABDI está nas diretrizes e estratégias estabelecidas pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), da qual é coordenadora, articuladora e promotora.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira