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11/08/2010 - 09:02

Coca-Cola Brasil avança rumo à sustentabilidade: divulga metas para 2020 e lança novo modelo de Relatório


Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil

Coca-Cola Brasil pretende dobrar seu negócio, ser neutra em água e reciclar 100% das embalagens até 2020. O novo modelo de Relatório segue metodologia da Global Report Iniciative, o que facilita comparação com outras empresas.

Apostando em uma atuação que permita conciliar crescimento econômico, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental, resumidos na Plataforma de Sustentabilidade Viva Positivamente, a Coca-Cola Brasil divulgou novas metas de sustentabilidade para 2020 durante o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2009, realizado em 10 de agosto (terça-feira), no Pólo de Reciclagem Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na região do Grande Rio. Estiveram presentes no lançamento do Relatório o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Costa; o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; o líder do Movimento Nacional dos Catadores, Sebastião Santos; a atriz Isabel Filardis, e o artista plástico Vik Muniz, parceiro do Instituto Coca-Cola Brasil.

A empresa, que representava o Sistema Coca-Cola Brasil, também formado por 16 fabricantes autorizados, além de Leão e SABB, estabeleceu para si mesma metas ousadas de sustentabilidade como a neutralidade em água, reciclagem de 100% das embalagens e dobrar o próprio negócio, todas para o ano 2020.

Além disso, o novo modelo de relatório lançado no evento segue a metodologia da Global Report Iniciative (GRI), que estabelece padrões que permitem a comparação entre o desempenho das empresas nas questões relativas à sustentabilidade.

“Além de relatar as iniciativas de 2009, as nossas metas e os desafios a partir de estratégias apresentadas na Visão 2020, nosso plano de crescimento no longo prazo, queremos transformar esta publicação em uma ferramenta para a melhoria contínua da nossa gestão”, afirma o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, que participou do evento ao lado do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Costa; do líder do Movimento Nacional dos Catadores, Sebastião Santos; e do artista plástico Vik Muniz, autor da obra Atlas (Carlão), que ilustra a capa da publicação.

Sebastião Santos, líder do Movimento Nacional dos Catadores

De forma corajosa, a empresa assumiu o compromisso de dobrar o próprio negócio até 2020 ao mesmo tempo em que diminui sensivelmente o impacto ambiental de sua operação. Isso se dá através de projetos de melhoria que receberam investimentos de R$ 10,5 milhões em 2009, o que a permitirá ser neutra em água e reciclar 100% das embalagens utilizadas em uma década. Na mesma linha, investe constantemente em ações para reduzir o consumo de energia, entre as quais está a troca das lâmpadas internas das geladeiras de pontos de venda por modelos que utilizam a tecnologia LED, o que proporcionará 50% de eficiência energética e a minimização na geração de resíduos sólidos.

Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade

Segundo o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da empresa, Marco Simões, “uma das primeiras organizações do Brasil a desenvolver um relatório de Responsabilidade Social, a Coca-Cola Brasil evoluiu nos desafios propostos a sim mesma e também para a apresentação deste abrangente Relatório de Sustentabilidade, que inclui também as dimensões de impacto da empresa, transporte nas informações, ações com funcionários, entre outras”.

Os resultados de 2009 trazem motivos para comemorar. Foram inauguradas duas Fábricas Verdes, alinhadas aos padrões do Leed – Leadership in Energy and Environmental Design. Com o uso da tecnologia, a empresa avançou no design de suas embalagens, que agora são mais leves e resistentes, consumindo menos recursos naturais. Outra boa notícia tem a ver com o apoio às cooperativas de catadores: já são 134 organizações beneficiadas, comparadas a 70 em 2008, o que representa um aumento de 48%.

Vik Muniz, artista plástico

Do lixo à arte - A obra "Atlas (Carlão)", de Vik Muniz, ilustra a capa do relatório de sustentabilidade Coca-Cola Brasil 2009. A imagem faz parte da série "Retratos de Lixo" - produzida pelo artista plástico a partir de resíduos recolhidos pelos catadores de Jardim Gramacho - que já passou por São Paulo, Rio e Nova York. "Desde o ano passado, nossa parceria com Vik Muniz têm promovido, junto com a Firjan, a qualificação profissional de mais de 200 membros da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, que vão perder sua fonte de renda após o fechamento do aterro", explica Marco Simões.

Perfil- O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão e do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 1,98 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 91,5% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas. [Sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br].

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