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11/08/2010 - 09:36

Panalpina ganha fatia de mercado e melhora consideravelmente a lucratividade

Basileia - No segundo trimestre de 2010, o Grupo Panalpina publicou um crescimento substancial nos volumes de encaminhamento em frete aéreo (+36%) e marítimo (+19%), ganhando fatia de mercado em ambos os segmentos. Ao mesmo tempo, a empresa aumentou lucratividade por unidade de frete a cada trimestre e conseguiu manter os custos rigorosamente sob controle. As negociações para acordo com autoridades dos EUA devem ser concluídas no segundo semestre do ano. No segundo trimestre, a Panalpina reservou uma provisão de conformidade de 128 milhões de francos suíços para cobrir multas esperadas e futuros custos de consultoria de conformidade.

"Os mercados globais continuaram se recuperando no segundo trimestre de 2010 e atingimos crescimento acima da média em nossos volumes de encaminhamento. Inclusive tivemos o melhor junho da história em termos de volumes de frete aéreo”, comenta a CEO Monika Ribar. "As medidas que tomamos para melhorar a lucratividade também estão rendendo frutos. Além da disciplina contínua de restrição de custos, fizemos um progresso considerável em compras e vendas. Nosso foco claro nos clientes está mostrando ser bem-sucedido e conseguimos ajustar nossos preços em linha com o desenvolvimento de tarifas de frete. Isso nos permitiu atingir no segundo trimestre maior lucro bruto por tonelada em frete aéreo e por TEU em frete marítimo, em comparação com o primeiro trimestre”, enfatizou Monika

Crescimento de volume e maior lucro bruto no segundo trimestre - No segundo trimestre de 2010, a Panalpina aumentou os volumes de encaminhamento em 36% no frete aéreo e 19% no frete marítimo. Como o mercado de frete aéreo cresceu 28 a 30% e o de frete oceânico em 10 a 13%, a Panalpina ganhou fatia de mercado nos dois segmentos. Em comparação com o segundo trimestre de 2009, o lucro bruto aumentou 8% para 380 milhões de francos suíços.

Recuperação clara em várias indústrias verticais - Diversas indústrias verticais importantes para a Panalpina, como automotiva, alta tecnologia e telecomunicações, foram particularmente atingidas pela crise econômica de 2009; isso afetou negativamente as atividades de negócio da Panalpina. A recuperação nesses setores, portanto, é ainda mais gratificante, pois permitiu à Panalpina registrar um aumento significativo nas receitas no segundo trimestre de 2010. Outros segmentos importantes para a Panalpina que divulgaram crescimento acima da média incluem Produtos Químicos, Consumo e Varejo e também Moda.

Custos continuam sob controle rígido- Os custos com pessoal foram mantidos sob controle apesar de novas contratações em diversas regiões. O aumento no número de funcionários ocorreu principalmente na Ásia e América do Norte, onde funcionários foram contratados para acomodar maiores volumes e novos negócios. O Ebitda caiu para 64 milhões de francos suíços negativos no segundo trimestre devido à provisão de 128 milhões de francos para incluir possíveis multas e custos de consultoria de conformidade relacionados a alegações de infrações à Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras (FCPA) e leis antitruste dos EUA. Excluindo essa provisão, o Ebitda totalizou 64 milhões de francos suíços positivos no segundo trimestre.

Negociações com autoridades norte-americanas perto da finalização - O Departamento de Justiça (DOJ) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA concluíram suas investigações relativas à FCPA e as negociações de acordo com ambas as autoridades devem ser concluídas em breve. A Panalpina espera a assinatura dos documentos do acordo para o segundo semestre do ano, o que explica por que uma provisão de 128 milhões de francos suíços está incluída nos números do segundo trimestre. Este valor também inclui antecipação de multas relativas à investigação antitruste nos Estados Unidos, mas não cobre outras investigações antitruste em andamento contra o setor de encaminhamento internacional, especialmente a investigação europeia, pois a Panalpina não pode prever o resultado dos processos e a possível multa relacionada. A Comissão da EU não deve chegar a uma decisão antes de 2011.

Panorama - Considerando o restante do ano, a CEO Monika Ribar está cautelosamente otimista: "Estou convencida de que as medidas que colocamos em prática estão fazendo efeito e espero nosso futuro desenvolvimento dos negócios com confiança. Nos próximos meses, a lucratividade continuará sendo nossa principal prioridade", explica. "Estamos continuando a construir uma maneira estruturada sobre as iniciativas que implementamos com sucesso em compra e vendas. A segmentação clara de produtos e nosso forte foco no cliente tiveram um impacto extremamente positivo. Embora maiores volumes provavelmente pressionem nossa base de custo, continuaremos operando no princípio de crescimento lucrativo e sustentável."

Com relação ao ambiente econômico, Monika ainda vê alguma incerteza em diversos países, especialmente naqueles onde pacotes de estímulo econômico iniciados pelo Estado ainda podem expirar. Com relação a desenvolvimentos nos volumes de encaminhamento, a Panalpina prevê um crescimento de mercado de 15% em frete aéreo e 10% em frete marítimo em 2010.

Perfil- O Grupo Panalpina é um dos principais prestadores de serviços de encaminhamento e logística do mundo, especializado em soluções de gestão da cadeia de suprimentos de ponta a ponta e em remessas por frete aéreo e marítimo intercontinentais. Graças a seu profundo know-how do setor e seus sistemas de TI de última geração, a Panalpina presta serviços integrados de encaminhamento porta a porta adaptados às necessidades dos clientes. O Grupo Panalpina opera uma rede de cerca de 500 filiais em mais de 80 países. Em outros 80 países, coopera amplamente com empresas parceiras. Atualmente, a Panalpina conta com aproximadamente 14.000 funcionários no mundo inteiro.

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