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11/08/2010 - 09:36

Primavera Editorial reformula distribuição de portfólio de obras

Os resultados de uma pesquisa de satisfação – conduzida pela Primavera Editorial no primeiro semestre de 2010 com livreiros nas principais capitais do Brasil – motivaram a alteração do sistema de distribuição de obras da editora, que passa a gerir internamente o atendimento a grandes redes. As livrarias de pequeno e médio porte serão atendidas por uma nova rede distribuidora em substituição à Superpedido Exclusivas.

São Paulo – A Primavera Editorial, presidida pela executiva Lourdes Magalhães, anuncia a criação de uma nova estrutura de distribuição nacional do portfólio de livros da editora. A estratégia prevê a criação de uma área de negócio na estrutura organizacional da Primavera Editorial, que será dedicada exclusivamente ao atendimento a grandes redes de livrarias. Associada à área, a Primavera Editorial contará com uma nova distribuidora para atender livreiros de pequeno e médio porte. A decisão de internalizar parte da operação de distribuição está alinhada à meta de desenvolver um atendimento personalizado para os livreiros e substitui a operação da Superpedido Exclusivas – divisão da Superpedido que há um ano respondia pela comercialização, crédito e logística da empresa, cuja operação será descontinuada. Os resultados de uma pesquisa destinada a avaliar o nível de satisfação dos livreiros com o sistema de distribuição da Primavera Editorial e o encerramento das atividades da Superpedido Exclusivas motivaram a mudança.

Segundo Lourdes Magalhães, a atuação da Primavera Editorial no mercado editorial nacional tem sido marcada pela inovação de conteúdo, produção gráfica e também de gestão do negócio – sendo que a realização de pesquisas para medir o nível de satisfação de parceiros da editora é parte desse trabalho diferenciado. “O conceito que associa uma editora a mera vendedora de livros não interessa à Primavera Editorial; também não nos interessa um relacionamento comercial protocolar com os livreiros. Da mesma forma como mantemos relações de confiança com nossos autores e parceiros de negócio, queremos imprimir um relacionamento diferenciado com todos os elos da cadeia. Para isso, fizemos uma pesquisa – conduzida internamente pela editora – e diante dos resultados tivemos que rever parcerias firmadas anteriormente e criar uma nova estrutura para a distribuição das obras”, detalha a executiva, acrescentando que a distribuição de livros da Primavera Editorial não sofrerá interrupções durante o processo de transição. “A diretoria da Superpedido Exclusivas, que está encerrando operações, assumiu o compromisso de implementar um plano de transição que não prejudique livreiros ou editoras”, salienta.

Com experiência como consultora por 20 anos, Lourdes Magalhães atua no mercado editorial nacional e internacional desenvolvendo parcerias e contratos com agentes literários na avaliação de obras para a compra de direitos autorais, além de participar ativamente de feiras internacionais do setor. A executiva atuou em editoras consideradas referência no mercado como Ática, Scipione, Grupo Abril e Editora Brasiliense.

Primavera Editorial - Criada em 2008, a Primavera Editorial – editora brasileira alinhada ao conceito de “butique de livros” – estimula no cidadão brasileiro o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros, especialmente os estreantes e com obras que não foram publicadas no Brasil, tem sido uma das estratégias adotadas pela Primavera Editorial. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos, sociais e de memória; ficção brasileira e estrangeira; policiais e thrillers, entre outras, as obras da Primavera Editorial são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. Os livros de ficção apresentados pela editora oferecem a possibilidade de “viver emoções” que não fazem parte do “enredo” cotidiano dos leitores.

Em 2009, a Primavera Editorial ampliou a atuação no mercado editorial brasileiro com a criação dos selos BIZ – destinado à publicação de livros que fomentam uma cultura corporativa positiva – e EDU, uma alusão à palavra inglesa education, associada à educação continuada. O selo PSI, criado em 2010, é voltado a publicações técnicas focadas em psicologia, psicanálise e estudos associados. A unidade de negócio responsável pelos selos gere o investimento da editora no segmento de não ficção, publicando obras que oferecem possibilidades de reflexão, aprendizado continuado e aplicação de conceitos.[ www.primaveraeditorial.com.br]

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