Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2010 - 09:59

Bematech cresce 8,8% na receita líquida e atinge lucro líquido de R$ 18,8 milhões no 1S10

Curitiba – A Bematech S.A., empresa líder no segmento de soluções em tecnologia para o comércio, divulgou o balanço financeiro do segundo trimestre, com a avaliação dos resultados acumulados de 2010, e reafirmou suas expectativas para o restante do ano. Ao longo do primeiro semestre, a Bematech ampliou sua receita líquida em 8,8%, com significativa expansão de 75,1% no resultado operacional medido pelo Ebitda (geração de caixa). Dessa forma, encerrou o período com margem Ebitda de 17,6%, superior à marca de 10,9% do mesmo semestre de 2009. O lucro líquido acumulado de 2010 somou R$ 18,8 milhões, equivalente a uma margem líquida de 11,4% e muito acima do R$ 0,7 milhão reportado na primeira metade do ano anterior.

No 2T10, a companhia apresentou expressivo aumento em seu lucro líquido, para R$ 8,2 milhões, frente a R$ 0,4 milhão obtido no 2T09. A receita líquida alcançou R$ 82 milhões no período, o que representa um aumento de 2,0% em relação à auferida no segundo trimestre de 2009. A margem Ebitda por sua vez, alcançou 15,4%. Para o médio prazo, a companhia projeta atingir margem Ebitda dentro de um intervalo de 21% a 24% sobre a receita operacional líquida, entre os anos de 2011 e 2012.

De acordo com o diretor presidente, Carlos Costa Pinto, as vendas deste segundo trimestre foram menos expressivas em comparação ao excelente resultado do primeiro trimestre. “Dentre os drivers de crescimento do faturamento da Bematech estão o aumento no número de estabelecimentos comerciais, que compõem nosso mercado endereçável, e o índice de confiança do consumidor, este último, derivado das expectativas do pequeno e médio varejo quanto ao crescimento da economia, que desacelerou no 2T10. Em contrapartida, as vendas do segundo trimestre apresentadas pelas grandes redes varejistas são um bom sinal para nossas perspectivas de resultados para o segundo semestre.”

Em termos de rentabilidade, a Bematech continua se apropriando dos ganhos com as sinergias das empresas adquiridas e com as diversas iniciativas de redução de custos, com novo modelo de distribuição e produtos e serviços diferenciados para o ponto de venda. A margem bruta do 2T10 ficou em 41,4%, uma expansão de 1,7 ponto percentual ano a ano, por conta do aumento da comercialização de equipamentos. O volume de mini-impressoras vendidas cresceu 14,4% e de CPUs e microterminais, 24,7%.

Dos sistemas de gestão comercial, o número de novas licenças comercializadas foi de 2.154 unidades, com predominância das soluções para o segmento de bares e restaurantes, volume 47,5% superior ao mesmo trimestre do ano anterior.

Em serviços, a companhia segue sua estratégia de diversificação da receita. Recentemente, a Bematech lançou sua própria solução de meios eletrônicos de pagamento, o BemaTEF Turbo, oferecendo aos varejistas uma alternativa às convencionais máquinas de cartão de crédito e débito.

Para 2010, a Bematech segue com foco na execução de sua estratégia de crescimento, com expansão de suas receitas e gestão de seus custos e despesas. Assim, investiu no 2T10, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e melhorias em produtos existentes um total de R$ 4,1 milhões. Além disso, lançou uma campanha de marketing, nos principais meios de comunicação, para divulgar a nova logomarca da Companhia e reforçar seu posicionamento como provedora de soluções completas. As disponibilidades de caixa, ao final de junho, somavam R$ 61,4 milhões, o que assegura liquidez frente aos compromissos financeiros e novas oportunidades de investimento.

Perfil- A Bematech é líder absoluta em automação comercial para o pequeno e médio varejo, produzindo soluções que redefinem a experiência do consumidor no ponto de venda, através de uma plataforma integrada de equipamentos, aplicativos, serviços e capacitação, que automatizam processos e apoiam a gestão comercial. Isso permite ao varejista aumentar sua rentabilidade e obter maior eficiência no controle de suas operações e nas relações com clientes e fornecedores. Com distribuição abrangente, a Companhia está presente em mais de 400 mil pontos de venda e possui 4 centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento, além de cerca de 1.500 colaboradores, entre Brasil, China, Taiwan, EUA, Argentina e Alemanha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira