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11/08/2010 - 09:59

ABnote cresce 10% no segundo trimestre, e atinge lucro líquido em R$ 23,1 milhões

Ebitda cresce 2,4% e chega a R$ 39 milhões.

Rio de Janeiro - A ABnote S.A. (BM&F Bovespa: ABNB3), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua, registrou um lucro liquido de R$ 23,1 milhões no segundo trimestre de 2010, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Todas as divisões apresentaram crescimento da receita liquida, com exceção da área de Serviços Gráficos, um resultado já esperado devido ao processo de readequação de seu portfólio de produtos. A divisão de Cartões chamou atenção pelo crescimento de 17,6% em sua receita líquida do segundo trimestre de 2010, em relação aos mesmos meses do ano anterior.

“Esses números estão dentro do que planejamos para o futuro da empresa, com destaque para a performance de nossa divisão de Cartões. O resultado dos Serviços Gráficos era esperado pois estamos focando nossa atividade em produtos de maior valor agregado”, explica Carlos Affonso d´Albuquerque, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ABnote.

O Ebitda da Companhia, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, totalizou R$ 39,0 milhões, um crescimento de 2,4% em relação ao mesmo trimestre de 2009, e de 4,0% no comparativo com os o primeiro trimestre de 2010.

No trimestre em análise a ABnote também assinou contrato no valor de R$ 13,4 milhões com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul para a emissão de Documentos de Identidade para o Estado. A parceria é válida para 60 meses, prevendo 15 sites descentralizados, a confecção e emissão de carteiras de identidade, coleta de impressões digitais, cadastramento de dados e captura de fisionomia.

“Esse acordo é estrategicamente importante para a companhia na medida em que torna o Mato Grosso do Sul o 4º Estado brasileiro no qual a ABnote oferece soluções completas de emissão de documentos oficiais de identificação”, comemora Carlos Affonso d´Albuquerque.

A empresa acompanha com atenção o aquecimento da economia brasileira em 2010, se colocando como um player importante no segmento de cartões. “Prosseguimos com a análise de aquisições que possam agregar valor e serviços aos nossos negócios e aos produtos que já comercializamos. As aquisições foram e continuam sendo parte da estratégia da ABnote”, complementa Carlos Affonso d´Albuquerque

Cartões - A divisão de cartões da ABnote registrou receita líquida de R$ 70,7 milhões no segundo trimestre de 2010, um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2009. No resultado consolidado do semestre, o resultado chegou a R$ 127,9 milhões, ou 9,3% a mais do que nos seis primeiro meses do ano passado.

O Ebitda alcançou R$ 13,8 milhões de abril a junho de 2010, crescendo 11,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior. As mudanças que vêm ocorrendo no mix de produtos resultaram num aumento da receita, do EBITDA e diminuição da margem da divisão, que cedeu 4,8 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado.

“O aumento do volume de smart carts (principalmente dos SIM cards), foi mais do que suficiente para anular perdas de receita provocadas pela queda dos cartões indutivos. Uma notícia importante para nós foi a decisão de alguns bancos de realizar a migração da base de cartões magnéticos para cartões com chip, o que nos faz esperar por novos contratos de cartões inteligentes bancários para os próximos trimestres”, comenta Carlos Affonso d´Albuquerque.

Sistemas de Identificação - A receita liquida da divisão de Sistemas de Identificação cresceu 9,5% no segundo trimestre de 2010, em relação a esse mesmo período em 2009, totalizando R$ 56,6 milhões. No consolidado do semestre, a receita apurada em 2010 foi de R$ 109,9 milhões, contra R$ 101,5 milhões dos seis primeiros meses do ano passado, um crescimento de 8,3%.

Nesse segmento, destacou-se a já mencionada assinatura do contrato com a secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul para a emissão de documentos de identidade do Estado. A finalização da implementação dos novos serviços prestados ao Detran SP pressionou as margens da empresa no trimestre, mas esse é um movimento pontual que deve mostrar recuperação no próximo trimestre.

Um fato específico que concerne esse segmento é a realização de eleições no Brasil em 2010, ocasionando numa restrição legal em relação a novos processos licitatórios públicos, o que deve resultar em poucas movimentações para o restante do ano.

Serviços Gráficos- A ABnote seguiu nesse trimestre o plano de diminuir as vendas da área de gráfica geral (produzidos na planta de Sorocaba), focando em produtos de maior valor agregado. Isso resultou naturalmente em uma redução de 10,2% na receita liquida da divisão, que atingiu R$ 61,6 milhões.

O Ebitda da divisão registrou performance robusta pelo segundo trimestre consecutivo, ao alcançar R$ 4,8 milhões de abril a junho de 2010, um crescimento de 65,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Perfil da ABnote - A American Banknote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua. A companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange a América Latina, contando com oito fábricas e 54 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos no Brasil, Espanha, Argentina e Chile. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American Banknote uma empresa única no mercado brasileiro. Em 2009, as vendas totalizaram 535,7 milhões de cartões, 15,4 milhões de carteiras de habilitação e identidade e 18,1 mil toneladas de papel. A ABnote é uma companhia aberta, com ações negociadas desde 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa), sob o código ABNB3.

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