Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2010 - 15:04

LLX já investiu R$ 1,562 bilhão em terminais portuários


Montante foi aplicado entre 2007 e junho de 2010 nas obras do Superporto do Açu e Superporto Sudeste.

Os empreendimentos da LLX (LLXL3), empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, já receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. O montante, aplicado desde o início de 2007 no Superporto do Açu e Superporto Sudeste, ambos em desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro, consta do resultado do 2º trimestre deste ano divulgado no dia 10 de agosto (quinta-feira).

Apenas em 2010, o investimento nos empreendimentos foi de R$ 249,4 milhões, principalmente na construção do quebra-mar e ponte de acesso aos píeres para atracação de navios no Superporto do Açu. No caso do Superporto Sudeste, o montante aplicado foi para o desenvolvimento do projeto e despesas administrativas, já que as obras foram iniciadas em julho deste ano.

Resultado Líquido - Com projetos portuários em fase pré-operacional, a LLX encerrou o segundo trimestre deste ano com prejuízo de R$ 5,4 milhões, registrado principalmente pelas despesas gerais e administrativas.

A LLX encerrou o período com R$ 346,3 milhões em caixa e equivalentes de caixa. Em ativos permanentes, a empresa fechou o segundo trimestre com R$ 941,2 milhões - um crescimento de R$ 66,3 milhões com relação ao primeiro trimestre deste ano. Esta variação refere-se principalmente ao crescimento do ativo imobilizado, que passou de R$ 671 milhões para R$ 737,3 milhões no segundo trimestre deste ano, resultado da imobilização de ativo fixo dos projetos de terminais portuários da LLX.

Trimestre - Em junho a LLX assinou com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) os contratos definitivos de financiamento de longo prazo para a implementação do Superporto Sudeste no valor de R$ 1,2 bilhão. Deste montante, R$ 407,7 milhões é referente ao Programa de Sustentação do Investimento (BNDES-PSI) para compra de equipamentos nacionais. A segunda operação, no valor de R$ 805,1 milhões, é estruturada na modalidade Project Finance.

Também em junho a LLX divulgou a contratação das obras civis e equipamentos para o Superporto Sudeste. As obras civis, que incluem a construção do pátio de estocagem de minério de ferro, túnel de ligação entre o pátio de estocagem e os píeres e estrutura offshore, serão realizadas pelo consórcio ARG-Civilport. Elas estão sendo desenvolvidas simultaneamente, com prazo de conclusão previsto para o final de 2011.

A companhia também contratou a aquisição dos principais equipamentos utilizados na operação do terminal. Foram adquiridos dois viradores duplos de vagões com a Thyssen Krupp e dois carregadores de navio com a ZPMC, empresa chinesa líder no segmento de equipamentos portuários. Os equipamentos importados deverão ser financiados por agências de crédito de exportação. Os equipamentos já adquiridos, e os outros em fase de contratação, possuem cronograma de entrega compatível com o término das obras civis. As aquisições estão dentro do orçamento de R$ 1,8 bilhão previsto para o Superporto Sudeste.

No mesmo mês, a LLX divulgou as tratativas com a OSX, empresa de equipamentos e serviços para a indústria offshore de Óleo & Gás do Grupo EBX, para a instalação de estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu. O estaleiro será dedicado à construção de equipamentos navais, abrangendo uma área total de aproximadamente 320 hectares no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A capacidade de produção anual prevista é de aproximadamente 180.000 toneladas de chapas de aço e 220.000 toneladas de montagem. A OSX iniciou o processo de licenciamento ambiental para a implantação do Estaleiro do Açu perante o órgão licenciador ambiental competente no estado do Rio de Janeiro.

Mercado de capitais - Em junho a LLX manteve sua participação no Ibovespa, o mais importante indicador de desempenho médio das cotações do mercado brasileiro. O peso da LLXL3 no Ibovespa, com base na carteira de maio a agosto, é de 0,953%, ocupando a 32º posição do índice.

No 2º trimestre deste ano, as ações da LLX também foram destaque de liquidez no setor, com volume médio diário de R$ 21,5 milhões e 3.029 negócios por dia. Em 30 de junho de 2010, o valor de mercado da companhia era de R$ 5,1 bilhões.

Perfil- A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus empreendimentos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.

Atualmente a empresa desenvolve dois empreendimentos: o Superporto do Açu, em São João da Barra, e o Superporto Sudeste, em Itaguaí – ambos em construção no estado do Rio de Janeiro.

O Superporto do Açu é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, com área de 9 mil hectares, profundidade de 21 metros e estrutura offshore com até dez berços para movimentação de produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. O porto também terá uma ponte de acesso aos píeres com 3 quilômetros de extensão, que já está concluída.

No total serão investidos R$ 4,3 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1,9 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito).

A LLX já possui cerca de 60 memorandos de entendimento (MOUs) em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu.

Em construção desde outubro de 2007, a previsão é que a operação do Superporto do Açu seja iniciada em 2012. Atualmente, cerca de três mil pessoas trabalham na construção do porto, sendo que metade reside em Campos ou em São João da Barra.

O outro empreendimento é o Superporto Sudeste, um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, dedicado a movimentação de minério de ferro, em fase de instalação em Itaguaí (RJ). Estrategicamente localizado, o Superporto Sudeste representa a menor distância entre os produtores de Minas Gerais e o oceano. A construção do empreendimento foi iniciada em julho deste ano e a operação está prevista para 2012.

O empreendimento terá área de 52 hectares, profundidade de 21 metros e estrutura offshore com dois berços para atracação de navios. O investimento previsto é de R$ 1,8 bilhão para movimentação de 50 milhões de toneladas por ano, com possível expansão para 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira