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22/06/2007 - 10:27

Santander amplia participação no mercado de cartões de crédito

Porto Alegre (RS) - O sucesso do cartão Santander Light e de produtos segmentados como o cartão Santander Flex ampliou em dois pontos percentuais a cota do Santander no mercado de cartões de crédito. De acordo com números da Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o número de cartões de crédito no mercado cresceu 17%, enquanto o faturamento foi ampliado em 21%, ambos em relação ao ano anterior.

Segundo Nuno Matos, vice-presidente de Cartões do Santander, além desse crescimento no mercado, a estratégia do Santander ao lançar o Light - com metade dos juros e até o dobro do limite - foi acertada quando verificado o crescimento de seus ativos. "Está mais do que provado que nossa estratégia de estudarmos o mercado e inovarmos ao lançar produtos customizados conforme as expectativas do cliente nos trará ganhos de cota de mercado. Ter juros pela metade automaticamente atraiu o consumidor para financiar suas compras e até as faturas de cartões de crédito de outros bancos".

Para este ano, o Santander tem a expectativa de crescer um ponto percentual em participação de mercado. "O mercado já verificou crescimento de 17% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2006. Temos um mercado favorável para manter o crescimento: lançamentos inovadores e os consumidores percebendo a conveniência do cartão de crédito como meio de pagamento e financiamento. Hoje a relação de plásticos no País é de, em média, 1.6 plásticos por pessoa, enquanto nos Estados Unidos, a relação chega a quase seis por consumidor".

Santander Light - O Santander Light tem taxa de juros de 5,5% a.m., enquanto os outros cartões para cerca de 80% do mercado consumidor brasileiro praticam taxas de juros de 10,25% a.m. (segundo a Anefac).

Pesquisa em profundidade sobre o segmento, feita pelo Banco, mostrou que o consumidor considera o cartão de crédito essencial na vida das pessoas, mas que seu uso é prejudicado pelas altas taxas de juros cobradas.

Além de cotar os juros pela metade, o Santander Light dobrou o limite de crédito do cliente quando ele adquire o cartão, isto é, o produto considera que o cliente tem até o dobro de sua renda em limite para suas compras. Normalmente, os limites de crédito são pequenos, o que dificulta, por exemplo, a compra de um eletrodoméstico de maior valor, como uma geladeira maior ou uma televisão mais moderna. Com o limite dobrado, isso fica mais simples.

Também para facilitar a vida do cliente, o novo Cartão tem uma única taxa de juros para todas as linhas de crédito. Isso quer dizer que o cliente sempre sabe quanto pagará, pois a taxa é sempre de 5,5% a.m., no caso de financiamento das faturas tanto no crédito rotativo, quanto no parcelado e nas operações de saques.

Santander Flex - O produto tem como vantagens ter todo mês cinco dias a mais para pagar a fatura sem juros e todo ano um mês sem precisar pagar a fatura.

É o único cartão de crédito do mercado que dá cinco dias a mais para o cliente pagar a fatura sem juros depois do vencimento. Além disso, a cada 12 meses, o cliente pode ficar um mês sem pagar a fatura, ou seja, tem uma folga de 30 dias no orçamento e só paga a fatura do mês atual no mês seguinte. O foco do Santander Flex são os consumidores com renda acima de R$ 500,00.

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