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14/08/2010 - 23:09

Campanha viabiliza nova doação de medula óssea na Arcelormittal Brasil

A chance de encontrar um doador de medula óssea sem grau de parentesco com o receptor é de 0,1% frente a 35% entre parentes. Apesar das estatísticas, mais um empregado da ArcelorMittal Brasil acaba de realizar a doação de medula óssea para um receptor compatível. Rogério Toledo, que trabalha na manutenção da Trefilaria na ArcelorMittal Juiz de Fora, é o segundo voluntário da empresa a acabar com a angústia de um paciente cadastrado no Instituo Nacional do Câncer (INCA) e que aguardava por um doador.

Empregado da ArcelorMittal Juiz de Fora (mesma unidade onde trabalha Alexandre Lino, que doou medula óssea em 2007), Toledo foi uma das milhares de pessoas que se mobilizaram em torno de campanha para doadores voluntários de medula óssea, lançada em 2004 pelo Instituto Nacional do Câncer, com o apoio dos hemocentros e de instituições de todo o país. A ArcelorMittal Brasil desenvolveu uma campanha interna e mobilizou fornecedores, clientes, instituições públicas e privadas de seu relacionamento, de 2005 a 2007, o que permitiu ao INCA contabilizar a marca de 36 mil novos doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Rogério Toledo foi um deles e recebeu um telefonema do INCA em março de 2010 para saber se ainda tinha interesse em ser um doador. “No início fiquei um pouco apreensivo, uma mistura de medo e vontade de ajudar, mas a gente sempre pensa no quanto o outro precisa de nós”. Depois de refazer os testes de compatibilidade no Hemocentro Regional de Juiz de Fora e de se submeter a exames complementares no INCA, no Rio de Janeiro, Toledo fez a doação no final de junho.

A doação ocorreu por meio de procedimento cirúrgico, que durou aproximadamente uma hora e meia. Casado e pai de duas filhas, ele ressalta que nada é por acaso nessa vida. “Foi uma entrega, parece que você é o escolhido. E se há a mão de Deus nisso tudo, só nos cabe a entrega. Foi uma coisa abençoada. Fica a esperança de que dê tudo certo para a outra pessoa”, afirma.

Parceria com o Inca amplia unidade pediátrica e eleva cadastro do Redome.

A ArcelorMittal Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Brasil e do programa de Pró-Voluntariado, participou de várias iniciativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Fundação do Câncer, desde 2004, quando aderiu à campanha do INCA para sensibilizar novos doadores e aumentar o número de doadores cadastrados no Regime Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A campanha interna, que envolveu todas as unidades da empresa, e a mobilização dos “stakeholders” permitiram ao Inca registrar mais 36 mil novos doadores, o que chegou a representar, durante a campanha, em torno de 5% do total de voluntários do Redome.

A companhia investiu ainda mais de R$ 1 milhão na implantação da unidade pediátrica de transplante de medula óssea e no desenvolvimento do programa interno para captar doadores. Em 2009, a ArcelorMittal Brasil lançou, juntamente com o INCA e a Fundação do Câncer, o “Cartão do Doador” de Medula Óssea. A iniciativa inédita, proporcionada pela doação de R$ 280 mil, foi destinada aos participantes do Redome com o objetivo de mantê-los ativos e informados sobre as campanhas de doação e ter seus cadastros atualizados, fidelizando e fortalecendo o elo entre as partes.

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