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14/08/2010 - 23:39

Expansão Comercial e Logística: Pilares Estratégicos da Stival Alimentos

A Stival Alimentos é uma indústria líder de mercado na comercialização de feijão e outros cereais na Região Sul do país, com a marca Caldo Bom, que possui um faturamento anual de aproximadamente R$ 80 milhões.

A empresa passou em 2009 por uma profunda revisão em seu posicionamento de mercado, e definiu como um de seus pilares estratégicos, a expansão comercial e logística de suas operações para todo Brasil.

Partindo de suas bases operacionais no sul do país com sede em Campo Largo na região metropolitana de Curitiba e outra unidade em Tapis, no R.G.Sul, a Stival Alimentos, opera há décadas com parceiros logísticos exclusivos, e uma equipe de entregas própria, o que segundo Alexandre Stival, diretor comercial do grupo, tem feito da logística da empresa um dos diferenciais competitivos em seu mercado e garantido o crescimento da empresa nesses anos.

Com o desafio de expandir para outras regiões o risco de perda de controle ou qualidade no processo era grande e por isso começaram a buscar algum modelo onde pudessem manter seu padrão de trabalho e relacionamento com os clientes, além do controle e “inteligência” da operação.

A Consultoria Ânima Inteligência de Mercado, foi chamada para suportá-los nesse processo e ajudar na construção e implementação da operação.

“Fizemos a opção de modelagem logística e comercial baseada em um modelo próprio denominado CRAC-Categoria/Região/Atendimento/Canal” segundo Sérgio Simonetti, diretor da Ânima.

“Mapeado as Categorias de produtos a serem movimentadas, as regiões a serem atingidas, o nível de serviços que queremos oferecer a nossos clientes e os canais de vendas envolvidos, podemos rodar uma matriz de distribuição otimizada para planejar essa expansão de forma segura”, explica o diretor da Consultoria.

Em um processo como esse, os simuladores são indicadores importantes, mas outras variáveis são fundamentais antes da decisão final como, avaliar se a solução adotada adere à cultura da empresa, a disponibilidade financeira, a estrutura de suporte, a qualificação dos profissionais entre outras.

Após as avaliações finais, a solução adotada para essa expansão comercial e logística gerou a seguinte matriz resumida:

Com a matriz sugerida, a Stival Alimentos pode movimentar suas categorias de produtos, onde predominam produtos não perecíveis, de forma competitiva com estrutura própria até por volta de 600 km de cada depósito e, à partir disso, atua com parceiros no formato de “brokers” de vendas e de logística em cada região.

Sérgio Simonetti, diz que a opção pelo modelo “Broker” tem a ver com um aspecto cultural da empresa, que tem um histórico de se manter mais próxima do PDV final e um aspecto gerencial, que é o de ter um maior controle de toda operação, garantindo produtos mais frescos e seguros ao consumidor final.

Alexandre Stival ainda completa, “Queremos competir com os mesmos modelos e armas das grandes empresas, e o Broker é um deles”.

Fundada em 1971, a Stival Alimentos de Campo Largo (PR) possui uma extensa linha de produtos com mais de 300 itens produzidos em suas duas modernas unidades fabris. Líder de mercado com a marca de feijão Caldo Bom, a empresa também atua nos segmentos de cereais, arroz, farinhas, sobremesas, rações, condimentos e alimentos pré-prontos. | www.stival.com.br

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