Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2010 - 00:10

Houston comemora 10 anos de sucesso


Empresa piauiense consolida sucesso com ações de mídia e se prepara para comemorar a marca de cinco milhões de bicicletas comercializadas até o final do ano.

A Houston contempla uma projeção acelerada de seus negócios no momento em que completa dez anos. Especialista na fabricação e venda de bicicletas, a marca prevê um crescimento em faturamento de 40% em 2010, quando também comemora o recorde de 5 milhões de bikes comercializadas desde sua fundação. A empresa também oferece ao mercado uma linha fitness e outra de ventiladores.

"2010 é um ano muito importante para a Houston. Planejamos bater todos os recordes e buscar, definitivamente, a liderança neste mercado", diz João Claudino Júnior, presidente da Houston e presidente do conselho de Administração do Grupo Claudino.

Genuinamente piauiense, a Houston é um fenômeno no Brasil. Traz entre seus diferenciais competitivos a alta performance em desenvolver produtos com qualidade, além de investir em pesquisas anuais para apresentar ao mercado bicicletas que estejam em sintonia com as tendências mundiais e que agradem ao consumidor brasileiro.

O mercado brasileiro é estimado em aproximadamente 6 milhões de bicicletas para o ano de 2010 e o pais está em quinto lugar no ranking mundial. A China tem o maior mercado consumidor de bikes do mundo e é seguida pelos Estados Unidos. A Houston tem hoje 12% de participação no cenário nacional e a estimativa é de chegar a 15% até o final do ano, quando planeja atingir a liderança do segmento.

A Houston tem hoje a mais moderna e verticalizada fábrica de bicicletas das Américas. É a única empresa brasileira a produzir no mesmo parque industrial a maior parte dos itens de uma bicicleta. São mais de 40 componentes do produto entre eles, o quadro, garfo, aros de alumínio e de aço, rodas plásticas para bicicletas aro 16 e 20, canote, cobre-corrente, bagageiro, pára-lamas, raios e outras peças plásticas.

O parque industrial de Teresina tem uma área total de 110 mil metros quadrados, sendo 41 mil metros quadrados de área construída. Toda a capacidade produtiva gera quase quatro mil empregos diretos e indiretos.

Com investimento de mais de R$ 8 milhões feitos ao longo desse ano de 2010 em sua fábrica em Teresina, a Houston vai ampliar sua capacidade em 23%, o que significa que a partir de 2011, a empresa conseguirá produzir 1,1 milhão de bicicletas por ano. Para se ter ideia, a cada seis segundos, uma bike fica pronta na linha de montagem da empresa. Seja uma utilitária para atender à necessidade de transporte e locomoção; uma de passeio para satisfazer ao hobby dos apaixonados pelo ciclismo; de velocidade ou aventura para quem tem espírito esportivo e ousado; e juvenil ou infantil para quem quer dar as primeiras pedaladas. "Dessa forma, fabricamos nossos produtos para atender todas as faixas etárias e todos os gostos. Em nosso portifólio, há modelos que se enquadram ao estilo de cada brasileiro", explica Claudino.

A Houston é uma empresa jovem, com perfil arrojado, composta por gente apaixonada pelo que faz e, por isso, se preocupa com o bem-estar, a saúde e o lazer de seus colaboradores e com a preservação ambiental. Tem um histórico de incentivo ao esporte profissional e amador, à educação e de responsabilidade social.

Linha do tempo.: 2000: Nasce a Bike do Nordeste AS – Houston: 2001: Começam as ações nos pontos de venda e é criada a equipe Houston Bike Show.

2002: Incorpora novas tecnologias, investe na qualidade do produto e inicia o processo de implantação do ISO 9001. A indústria ativa o centro de galvanoplastia para cromar aros de aço, outras peças e vira referência nacional.

2003: A empresa regionaliza os lançamentos e abre suas portas para receber varejistas de todo o Brasil. Amplia o número de PDVs. Consolida importantes parcerias. Participa de várias feiras e eventos do setor e de programas populares de TV. O ano que foi pura adrenalina marca a arrancada da Houston para conquistar o mercado brasileiro.

2004: Com o parque industrial mais moderno da América Latina, a empresa investe em logística e distribui seus produtos por todo o país. Adquire novos equipamentos e aumenta a capacidade produtiva. Produz novos componentes e incrementa os modelos de bikes da linha 2005. Desenvolve ações de marketing para promover o produto e a marca em feiras e eventos nacionais e internacionais.

2005: Instala novo programa de planejamento da produção. Engenheiros participam de feiras internacionais na China, Estados Unidos e Taiwan. Investe no controle da qualidade. Realiza convenção de vendas em Campinas (SP) e apresenta a nova linha de produtos. Conquista prêmio SESI de qualidade no trabalho. Investe na divulgação da marca na mídia local e nacional. Consolida-se no mercado brasileiro de bicicletas.

2006: Descentraliza a administração e cria novos setores. Investe em novos projetos: inicia o teste na futura linha de produtos home fitness. Produz quase 400 mil bicicletas no ano. Conquista a certificação ISO 9001 e o prémio SESI de qualidade no trabalho no Nordeste. Fortes ações no PDV e aparições na TV, no rádio e em revistas de grande circulação. Chega a 40 escritórios de representação nos 27 estados brasileiros. A empresa produz a bike de número 2 milhões.

2007: Aumenta o volume de produção em 20%. Promove passeios ciclísticos em vários estados. Lança o mascote Houstinho. Recebe menção honrosa da Abradibi (Associação Brasileira de Distribuidores de Bicicletas) em várias categorias, inclusive como melhor comunicação e marketing.

2008: Investe em capacitação profissional. Incentiva o esporte profissional e amador. Entra de vez no segmento fitness com produtos de alta qualidade. Ajuda diversas famílias por meio de programas de TV. A empresa fecha parceria com a consultora de beleza e bem estar, Solange Frazão, apresenta ao mercado a linha de produtos fitness e recebe na indústria a visita do milésimo varejista.

2009: Faz importantes parcerias e desenvolve produtos exclusivos para promoções em todo o Brasil. Lança o gibi Turma do Houstinho com informações e curiosidades. Reúne milhares de pessoas em passeios ciclísticos. Amplia o mix de produtos da linha fitness. Participa de feiras e eventos em todo o país.

2010: Fecha a maior parceria de todos os tempos: com a Rede Globo, na novela Passione, Comemora os dez anos da empresa. Se prepara para conquistar a liderança do mercado nacional de bicicletas. Prepara um vasto calendário de ações e lançamentos para o consumidor brasileiro. Se conecta às redes sociais e lança o portal euvoudebike.com, além disso investe na difusão da bike convocando toda a nação brasileira a sair da rotina e rodar com uma Houston.

Perfil dos Grupos - A Houston pertence aos grupos Claudino e SOCIC, dois dos maiores conglomerados de empresas do Nordeste, que inclui a rede de varejo Armazém Paraíba (com atuação em vários estados do norte-nordeste); Guadalajara S/A (fabrica o jeans Onix e várias marcas que são vendidas nas lojas do Grupo: Kids&Kids, Emepê, Vizzual, Opcion); Socimol (indústria de colchões de molas, móveis e estofados); Construtora Sucesso; Frigorífico Frigotil; Cólon (indústria de carrocerias, caçambas, graneleiros, reboques, semi-reboques) Teresina Shopping (Piauí); São Luís Shopping e Colonial Shopping (Maranhão); Sucesso Publicidade (agência de comunicação, promoção e propaganda); Halley S/A (Gráfica e Editora); Credi Shop (administradora de cartão de crédito); Transportadora Rápido London; Onix S/A (indústria de colchões de espuma); Remanso (Tecnologia de informação e projetos). Empresas que, juntas, geram mais de 80 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira