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17/08/2010 - 09:27

A impressão que levamos de um lugar

Quando viajamos, independentemente do destino escolhido, formamos ideias e percepções sobre o lugar. Estas impressões que adquirimos ao longo da nossa estadia são as mesmas que passaremos para os nossos familiares e amigos. Afinal, o boca a boca continua sendo o melhor Marketing das empresas prestadoras de serviços.

Se nossa opinião em relação ao lugar for positiva, grandes são as chances de influenciarmos mais pessoas a visitar o local. Acredita-se que os principais fatores observados quando frequentamos um lugar, cruciais para “gostarmos” ou não do estabelecimento visitado são a qualidade e variedade dos serviços; facilidade dos meios de transporte; qualidade de oferta hoteleira; alimentação; segurança do destino; entre outros.

É comum observamos as pessoas – recém-chegadas de uma viagem ou passeio - falarem as seguintes frases: “Fomos a um restaurante um dia desses e gostamos muito. A comida e o atendimento eram excelentes” ou “Não gostamos de tal lugar, pois fomos mal atendidos”.

Casos como estes mostram que podemos identificar a importância do bom atendimento e serviço em um restaurante e seu impacto na impressão que o visitante terá da cidade. Geralmente, as empresas só se mantêm no mercado porque são bem vistas pela sociedade. O mesmo acontece com o Turismo de uma determinada região, ou seja, ele só existe porque, além dos investimentos do governo local, as pessoas indicam o lugar para outras.

Atrair turistas é uma forma de movimentar a economia local, gerar empregos e novas oportunidades de negócios. Agora, manter o fluxo de turistas deve ser o foco principal de todos, visto que, para isso, é necessário investir em todos os segmentos empresariais.

Em Brasília, recebemos muitos visitantes que vêm a negócios durante a semana. Será que já nos perguntamos o que eles falam para seus amigos e familiares a respeito do serviço e atendimento na capital da República? Muitos continuarão a visitar Brasília, por isso, ainda temos tempo para fazer com que eles levem uma impressão positiva da cidade.

. Por: Anamaria Ferrão Anne, Consultora de Luxo e diretora da L’excellence Consultoria em Gestão do Luxo

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