Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2010 - 11:39

Copel investe R$ 80 milhões em TI para integrar informações da empresa

Contrato utilizará infraestrutura IBM para integrar os sistemas de produção, transmissão e distribuição de eletricidade da Copel, reduzindo os custos na geração de energia.

São Paulo - A Copel (Companhia Paranaense de Energia), empresa que atua na geração, transmissão e distribuição de energia, investiu R$ 80 milhões na atualização de seu parque tecnológico com o objetivo de integrar as informações referentes a toda sua cadeia de produção e distribuição de eletricidade. O projeto foi assinado via dois consórcios – um para ERP, no qual participaram as empresas SAP, Ingram Micro, Core Technologies e CSC, e outro de Billing, com a participação da Elucid e Ação Informática – em que serão utilizados software de banco de dados, servidores e storages IBM.

A nova solução proporcionará maior precisão na cobrança de seus serviços e oferecerá aos clientes da Copel um atendimento mais rápido, tanto no retorno a uma simples solicitação de segunda via da conta de energia, quanto para um pedido de ligação de eletricidade em determinada região. A empresa efetua mais de 70 mil novas ligações a cada ano. A integração dos sistemas também visa diminuir os custos na geração de energia e proporcionar uma base sustentável para o crescimento do Estado do Paraná. O novo ambiente de TI ainda permitirá à Copel atender às normas e padrões exigidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O projeto na Copel contemplou a implementação de servidores IBM Power 570, sistemas de armazenamento em disco IBM DS 5100 e software de banco de dados IBM DB2, que oferece maior integração ao sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP, possibilitando uma redução de despesas associadas a hardware e TCO (Custo Total de Propriedade) do projeto. Estudos do TPC (Transaction Processing Performance Council) demonstram que o IBM DB2 diminui em até 50% os custos com armazenamento de dados e em até 30% as despesas com gerenciamento de dados se comparado ao Oracle Database.*

A Copel opera com um parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição, bem como um abrangente sistema óptico de telecomunicações que integra as principais cidades do estado do Paraná. Para interligar esse sistema, foi proposta uma solução capaz de automatizar, gerenciar e armazenar os dados provenientes de todas estas fontes de negócio em um ambiente centralizado, agilizando o processo de tomada de decisão do time estratégico e trazendo maior confiabilidade pelo monitoramento em tempo real das informações.

Toda a infraestrutura fornecida pela IBM é redundante para evitar paradas no sistema e permitir a alta disponibilidade dos serviços prestados pela Copel. O projeto também foi desenvolvido já prevendo um crescimento de 50% na infraestrutura de TI ao longo dos cinco anos de ciclo de vida do contrato.

Perfil- A Copel foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra as principais cidades do Estado.

Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais. A Copel tem suas ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri, sendo referência internacional em sustentabilidade social e ambiental e procura estar de acordo com as boas práticas de governança corporativa. [ http://www.copel.com/hpcopel/root/index.jsp | http://www.ibm.com/br | Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira