Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2010 - 13:16

Grupo SEB investe em projeto de eficiência energética


A empresa adotou lâmpadas metálicas para reduzir 40% do consumo de energia e melhorar a visibilidade.

O Grupo SEB do Brasil implanta o projeto de eficiência energética, que busca adequar o ambiente de suas duas fábricas em São Paulo a todo conforto visual. Foi adotado o binômio “lâmpadas e luminárias modernas” para produzir o iluminamento mais adequado em termos ergonômicos e econômicos. No total, 12 áreas das fábricas que produzem liquidificadores, batedeiras, ventiladores, máquinas de lavar e outros produtos eletrodomésticos tiveram seus projetos de iluminação remodelados e hoje a empresa já se beneficia da economia proporcionada pela redução do consumo de energia.

Com quatro unidades fabris distribuídas em São Paulo (SP), São Bernardo (SP) e Recife (PE), o Grupo SEB, que no Brasil detém as marcas Arno, Clock, Krups, Panex, Penedo e Rochedo, tem a energia como um dos componentes que faz parte de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Pensando nisso, desde 2005 a empresa já substituiu 426 lâmpadas com tecnologia obsoleta que operavam em luminárias antigas, por produtos modernos e com menor consumo de energia. No lugar das lâmpadas de vapor metálico convencional de 400W, de vapor de Sódio de 400W, das mistas de 250W e das HOs de 110W, foram adotadas as lâmpadas de Vapor metálico Pulse Start da Venture Lighting de 400W.

Esses produtos com tecnologia Venture Lighting, empresa norte-americana líder mundial na fabricação de metálicas e que tem a Golden como representante exclusiva no Brasil, se caracterizam por proporcionar um bom rendimento com uma luminosidade próxima da luz do dia, dando maior produtividade ao ambiente de trabalho.

Segundo o chefe de Manutenção do Grupo SEB do Brasil, Ronaldo Caparroz, a iluminação das áreas industriais da empresa era deficiente em consequência das mudanças no lay-out. “Em muitos locais tínhamos dois níveis de iluminação, um para o ambiente e outro para os postos de trabalho. Decidimos então implantar uma iluminação que atendesse todo ambiente de maneira homogênea e reduzisse o consumo de energia elétrica”, explica.

Resultado - Além de melhorar a iluminação no ambiente e no posto de trabalho, proporcionando maior conforto visual aos funcionários, o projeto de eficiência energética desenvolvido pelo engenheiro especializado na área, Paulo Salles de Faria, trouxe uma redução no consumo de energia que varia de um setor para outro. Só na área de injeção de plásticos, esta redução chegou a 40%. Este resultado foi possível graças à substituição das 248 luminárias obsoletas que consumiam 51.168 kWh por 148 luminárias Low Bay. Fabricadas pela WGR, elas possuem lentes prismáticas de acrílico que consomem 25.958 kWh e, cuja tecnologia evita qualquer ofuscamento no campo de trabalho. Aliada à escolha da lâmpada de Vapor Metálico Pulse Start da Venture, que produz 44.000 lumens iniciais e tem uma depreciação ao longo do tempo de apenas 20%, está prevista uma economia anual de R$ 60 mil com gastos de energia.

Segundo Faria, que tem desenvolvido com sucesso diversos programas de conservação de energia, era necessário que o nível de luminância atendesse a todas as operações visuais desenvolvidas na área de plástico, onde os operadores estão constantemente inspecionando peças. “Para atender essas necessidades, era preciso uma luminária de grande eficiência e um tipo de lente que evitasse ofuscamento, para não produzir qualquer fadiga visual aos operadores. Tínhamos uma luminária que atendia o objetivo, mas precisávamos de uma lâmpada de vapor metálico de grande eficiência que viria complementar nosso projeto”, avalia.

A distribuição da iluminação foi dosada para adequar-se à operação praticada em cada ambiente e implantada com uniformidade para gerar conforto e evitar o cansaço visual. A tecnologia adotada permitiu uma melhoria da iluminância superior a 30% e, com isso, “foi possível obter uma iluminação mais uniforme, melhorar a definição de cores e melhorar o aspecto visual da fábrica”, afirma Caparroz.

Os investimentos na área, que totalizaram R$ 90 mil, têm pay-back previsto para 18 meses. A empresa já se beneficia da economia proporcionada e planeja expandir suas iniciativas na área de eficiência energética para suas outras unidades industriais. Os estudos e projetos para a fábrica de São Bernardo já estão concluídos, mas não têm data para começar.

A Golden é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. Recém premiada no Prêmio Top Anamaco, por efetuar a primeira aplicabilidade de lâmpada metálica com tecnologia Venture Lighting na Iluminação Pública do Brasil, a Golden se destaca por ter 85% de sua linha de produtos comprometida com a conservação de energia. Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. |www.lampadasgolden.com.br

Perfil- O Grupo SEB, multinacional de origem francesa, está presente em mais de 120 países, com 18 marcas em seu portfólio, sendo seis internacionais – All-Clad, Krups, Lagostina, Moulinex, Rowenta e Tefal – e 12 locais – Air Black, Arno, Calor, Clock, Mirro, Panex, Penedo, Regal, Rochedo, Samurai, Seb e WearEver, e é líder mundial em seu segmento de atuação. Atualmente, o Grupo SEB, que possui um quadro de mais de 14 mil colaboradores, realiza forte investimento em desenvolvimento de produtos inovadores, que tragam praticidade e conforto para o dia-a-dia das pessoas. Apenas no ano de 2007, o Grupo SEB lançou 250 produtos em todo o mundo. A preocupação do Grupo SEB com as áreas de pesquisa e desenvolvimento faz com que a companhia atinja um resultado surpreendente: a cada segundo, no mundo inteiro, seis produtos das marcas do Grupo SEB são consumidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira