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18/08/2010 - 13:53

Central de Trânsito Transbay em construção

Prédio projetado por Pelli Clarke Pelli Architects será inaugurado em 2017.

San Francisco - já começou a construção com uma cerimônia de início de obras para a Central de Trânsito Transbay, nova central de transporte moderna e multimodal projetada por Pelli Clarke Pelli Architects. Programada para ser inaugurada em 2017, essa estrutura de vidro e aço memorável conectará a cidade e a Área da Baía via 11 sistemas de transporte público. Notadamente, a Central de Trânsito Transbay será a estação San Francisco para o Trem de Alta Velocidade da Califórnia e a primeira nova estação de trem de alta velocidade dos Estados Unidos. Concebida como a "A Grande Central do Oeste", a construção foi projetada com base nas grandes estações de trem do mundo. A construção altamente sustentável e acessível distingue-se pelos surpreendentes espaços preenchidos por luz e um parque panorâmico de 5,4 acres.

"Estamos muito orgulhosos de nosso design para a Central de Trânsito Transbay", afirmou Cesar Pelli, executivo sênior principal da Pelli Clarke Pelli Architects, cujo design vencedor foi selecionado em um concurso internacional em 2007. "Será um projeto bonito, funcional e sustentável para San Francisco."

O projeto, que está sendo construído no local do Terminal Transbay entre as ruas First e Mission, também estimulará o desenvolvimento nos arredores da cidade e criará um novo bairro.

"Estamos muito empolgados com a missão cívica do projeto Transbay", afirmou Fred Clarke, executivo sênior principal da Pelli Clarke Pelli Architects. "Queremos que se trate de uma grande central de trânsito - e que a cidade seja reconhecida por ela - mas também deve ser uma grande vizinha."

A Central de Trânsito Transbay está projetada para ser elegante, luminosa, receptiva e segura. Uma parede de vidro externa com formas onduladas como pétalas de uma rosa criará uma presença civilizada na rua. Essas ondulações também responderão ao sistema robusto de concreto e aço da construção, que está projetado para funcionar em caso de terremotos severos.

Uma praça pública na rua Mission marca a primeira entrada para a Central de Trânsito. O principal espaço público - o "Grand Hall" - será coberto com luz natural. O elemento central, uma "coluna de luz" de 120 pés de altura, é um componente estrutural que vai da parte até o Ala Inferior. Coberta com uma claraboia em forma de cúpula de 4.000 pés quadrados, a coluna de luz não somente suporta a construção, mas atrai a luz do dia para o interior e as vistas da estrutura do parque acima.

Um local ricamente diversificado que oferece tanto atividade quanto relaxamento tranquilo, o parque será parte da experiência diária de pessoas que vivem e trabalham no bairro. Trilhas para caminhada, parques, lanchonetes, um ponto de encontro para 1.000 pessoas e 12 jardins, cada um representando um ambiente natural diferente, formarão um parque urbano completo. Além disso, uma fonte de 1.000 pés que comprimento terá jatos de água estimulados pelo movimento dos ônibus abaixo. Com o passar do tempo, as pontes serão acrescentadas para conectar os prédios adjacentes ao parque, integrando-o à malha urbana de San Francisco.

Como uma das construções mais ecologicamente corretas do país, a Central de Trânsito Transbay usará várias estratégias de design sustentáveis. A mais visível é o parque, que absorverá e filtrará poluentes por meio de suas árvores, paisagem e sistema de gerenciamento de água. Abaixo da Central de Trânsito, um sistema de troca de calor geotérmico massivo será construído na base do prédio. Com o comprimento de 4,5 quarteirões da cidade, será uma das maiores instalações geotérmicas do mundo. Para reduzir ainda mais o consumo de energia, a construção será naturalmente ventilada e a maioria dos espaços será naturalmente iluminada. Por fim, a construção gerenciará as águas pluviais e reutilizará a água residual. O sistema de conservação e reutilização de água economizará 9,2 milhões de galões por ano, o equivalente a 19 piscinas de natação tamanho olímpicas. A meta da construção é atingir uma classificação Gold LEED.

Projetada para ser um destino tanto para usuários de transporte quanto para o público em geral, a construção oferecerá lojas no nível da rua, lanchonetes e calçadões para o público. Além disso, a arquitetura integra obras de artistas contemporâneos significativos como James Carpenter, Julie Chang, Jenny Holzer, e Ned Kahn.

Pelli Clarke Pelli Architects - Fundada em 1977 por Cesar Pelli, Fred Clarke e Rafael Pelli, a Pelli Clarke Pelli Architects projetou alguns dos mais famosos edifícios do mundo. O portfólio do escritório de arquitetura inclui instalações de transporte hotéis, prédios comerciais, prédios acadêmicos, centrais de pesquisa, bibliotecas, centros artísticos e de entretenimento, museus, residências e planos diretores. O trabalho da Pelli Clarke Pelli Architects reflete a crença de que um escritório de arquitetura não deve ficar restrito a um estilo personalizado, mas, sim, de que um grande projeto surge da colaboração com os clientes e do respeito pelos contextos ambientais, econômicos e sociais de cada projeto. O escritório de arquitetura tem sido agraciado com a aclamação da crítica e com centenas de projetos premiados, incluindo o Prêmio Escritório do Instituto Americano de Arquitetos e o Prêmio Aga Khan de Arquitetura. [www.pcparch.com] PR Newswire

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